Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA: BOA VISTA, MEU AMOR!


A Boa Vista se vestia de vermelho e branco para homenagear o Santo.

Dia vinte de janeiro é o Dia de São Sebastião. Apesar de não ser católico, essa data me traz boas recordações da aurora da minha infância, pois tradicionalmente ocorre a Festa de São Sebastião no Bairro da Boa Vista em Gravatá. Vivi naquele bairro até os meus quatro anos de idade e amava essa festa tão esperada pelos moradores locais e das adjacências. 

A Boa Vista se vestia de vermelho e branco para homenagear o Santo. Havia procissão, missa, pipoca, doces e canoas para a criançada se balançar. Era a nossa Disneylândia anual e éramos felizes dentro desse universo de simplicidade. A Festa de São Sebastião era um dos encantos que me fizeram apaixonar pela Boa Vista e isso perdura até hoje em minha memória e no meu coração. 


Eu morava na Rua da Paz, número 73. Recordo ainda, quando de madrugada passava o trem de carga em direção à cidade de Salgueiro. Eu acordava com o apito do trem, mas permanecia na cama ouvindo o barulho do comboio sobre os trilhos que cortavam Gravatá. E Mesmo sem ver o trem, posto que eram 4 da manhã, eu me sentia passageiro daquele trem que passava e que hoje não passa mais... levou com ele a minha infância que hoje apenas habita as minhas mais ternas e saudosas lembranças.

O Bairro da Boa Vista sempre me encantou com a sua gente, suas casas, ruas e becos. Por mais que pareça estranho, ver as bananeiras nos quintais balançado ao sabor do vento era um espetáculo à parte para o deleite dos meus olhos... hoje, tudo é recordação de um temo áureo da minha vida, que no momento expresso nessa minha retórica saudosista. 

Havia a Capela de São João no início da Rua Amaury de Medeiros, à qual eu fazia questão de olhar por dentro toda vez que por ela passava. Nas noites de São João havia novenas na capela e fogueira nas ruas da Boa Vista, quando as Festas Juninas de Gravatá ainda eram tradicionais. 


Bem próximo dali, existia o famoso pontilhão, que limitava a Boa Vista do Centro da Cidade e eu amava passar por cima dele toda vez que passava por lá. Entre tantos alijamentos que Gravatá sofreu ao longo dos anos, o pontilhão foi mais um monumento que de tanto sofrer com o descaso público, acabou por ser demolido... hoje tudo virou uma boca banguela...

Quando estou em Gravatá, gosto de passear pela Boa Vista. Gosto de visitar as suas ruas e passear por elas em busca das minhas primeiras emoções vividas naquele lugar que até hoje me encanta. 

Guardo dentro de mim a Boa Vista da minha infância e seus encantamentos. Embora o “progresso” teime em aniquilar o que outrora era tão nosso, eu prefiro olhar para aquele bairro com os meus olhos de menino... “que envelheceu um dia, assim, de repente...”

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá