Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA: A CIDADANIA E O DEVER DE CADA UM DE NÓS.




O  faz uma nação?  O que torna um país forte e desenvolvido? Somos uma nação de fato? Estamos no caminho certo?

Essas são perguntas que todos os brasileiros deveriam se perguntar e, melhor ainda, por em prática pois, a verdadeira cidadania está dentro das nossas atitudes enquanto cidadãos ou seja, fazer o que é correto sempre pensando no coletivo. Isso se chama disciplina consciente. Senso de cidadania. 

Se usarmos como parâmetro o Brasil e o Canadá, por exemplo, veremos claramente uma diferença de sociedade muito grande e ao mesmo tempo muito fácil de se explicar: Enquanto no Brasil se vive uma sociedade de cunho individualista, onde quase ninguém se importa com o coletivo, no Canadá a sociedade tem alicerce coletivista, onde o bem comum está acima de tudo. 

São duas vertentes bastante diferentes entre si. Então vejamos: enquanto no Brasil, se vandaliza o patrimônio público com a alegação de que o patrimônio pertence ao governo, no Canadá o patrimônio público não é vandalizado, pois é de plena consciência da população que aquilo pertence a todos e não ao governo ou seja, não se ludibria a lei pois, o maior prejudicado é o próprio país que, consequentemente é o próprio povo. 

É mais do que preciso que, essa mentalidade de sociedade coletivista, de senso de cidadania, seja impregnado na mente do povo brasileiro. Precisamos, urgentemente, começarmos a viver uma verdadeira nação. Não podemos apenas esperar que os governantes façam, o que é o dever de cada um de nós: SERMOS CIDADÃOS!!!

A cidadania é mesmo um dever de cada um de nós e por tanto, um exercício de patriotismo que nos levará a um patamar superior, para que finalmente encontremos o caminho do desenvolvimento e da esperança. Mas, para que tudo isso aconteça, será preciso que o POVO BRASILEIRO queira realmente que isso aconteça; haja vista, que a força emana do povo, para o povo.  E isso começa nos gestos simples, como por exemplo: não jogar lixo no chão, não furar a fila, não burlar as leis, respeitar os Símbolos Nacionais, preservar a nossa cultura e tradições etc. 

Afinal, como disse o ex-Presidente Americano John Kennedy: “Não pergunte o que o seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer pelo seu país.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...