Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA: A CIDADANIA E O DEVER DE CADA UM DE NÓS.




O  faz uma nação?  O que torna um país forte e desenvolvido? Somos uma nação de fato? Estamos no caminho certo?

Essas são perguntas que todos os brasileiros deveriam se perguntar e, melhor ainda, por em prática pois, a verdadeira cidadania está dentro das nossas atitudes enquanto cidadãos ou seja, fazer o que é correto sempre pensando no coletivo. Isso se chama disciplina consciente. Senso de cidadania. 

Se usarmos como parâmetro o Brasil e o Canadá, por exemplo, veremos claramente uma diferença de sociedade muito grande e ao mesmo tempo muito fácil de se explicar: Enquanto no Brasil se vive uma sociedade de cunho individualista, onde quase ninguém se importa com o coletivo, no Canadá a sociedade tem alicerce coletivista, onde o bem comum está acima de tudo. 

São duas vertentes bastante diferentes entre si. Então vejamos: enquanto no Brasil, se vandaliza o patrimônio público com a alegação de que o patrimônio pertence ao governo, no Canadá o patrimônio público não é vandalizado, pois é de plena consciência da população que aquilo pertence a todos e não ao governo ou seja, não se ludibria a lei pois, o maior prejudicado é o próprio país que, consequentemente é o próprio povo. 

É mais do que preciso que, essa mentalidade de sociedade coletivista, de senso de cidadania, seja impregnado na mente do povo brasileiro. Precisamos, urgentemente, começarmos a viver uma verdadeira nação. Não podemos apenas esperar que os governantes façam, o que é o dever de cada um de nós: SERMOS CIDADÃOS!!!

A cidadania é mesmo um dever de cada um de nós e por tanto, um exercício de patriotismo que nos levará a um patamar superior, para que finalmente encontremos o caminho do desenvolvimento e da esperança. Mas, para que tudo isso aconteça, será preciso que o POVO BRASILEIRO queira realmente que isso aconteça; haja vista, que a força emana do povo, para o povo.  E isso começa nos gestos simples, como por exemplo: não jogar lixo no chão, não furar a fila, não burlar as leis, respeitar os Símbolos Nacionais, preservar a nossa cultura e tradições etc. 

Afinal, como disse o ex-Presidente Americano John Kennedy: “Não pergunte o que o seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer pelo seu país.”

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Grupamento de Bombeiros do 1º GB realizou Treinamento Integrado de Resgate em Gravatá

Postado em 29 de maio de 2024 Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde O Grupamento de Bombeiros do 1° GB organizou uma iniciativa importante, reunindo diversas entidades para uma aula teórica seguida de treinamento integrado e prático. A instrução de resgate em Áreas Inundadas e Sistema de Comando de Incidentes (SCI) aconteceu segunda-feira (27) no quartel dos bombeiros de Gravatá. Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde. Este treinamento é o primeiro passo para a realização de ações práticas que envolvem instituições da linha de frente em cenários de desastres, promovendo a cooperação e aprimoramento das técnicas de resgate e resposta a emergências. Reportagem: Mathilde Souza com colaboração da Defesa Civil Fotos: cortesia da Defesa Civil