Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

ENEM DIGITAL: 50 MIL ALUNOS FARÃO PROVA DIFERENTE NO COMPUTADOR EM 2020.

Foto: Reprodução
O MEC (Ministério da Educação) anunciou na quarta-feira (3) um projeto-piloto para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2020, quando os estudantes poderão optar, no momento da inscrição, por fazer a prova pelo modelo digital, ou pelo modo tradicional. A expectativa é que 50 mil pessoas devam participar da aplicação em 15 capitais.
O exame deve abolir a versão em papel em 2026. Até lá, a implantação do Enem Digital será feita de forma progressiva e opcional para os estudantes. Nada muda para os inscritos em 2019.
Segundo o presidente do Inep (órgão que elabora o Enem), Alexandre Lopes, a empresa que for contratada para realizar o exame no ano que vem será responsável por toda a infraestrutura, incluindo os locais de prova, os fiscais de sala e os computadores – o MEC não irá comprar as máquinas. A estimativa é que o projeto-piloto do ano que vem custe R$ 20 milhões.
Os objetivos da mudança são a redução da complexidade logística da aplicação dos exames e a economia com impressão. Somente em 2019, mais de 10,2 milhões de provas serão impressas. Os custos da aplicação serão de cerca de R$ 500 milhões para os mais de 5 milhões de participantes.
O Enem Digital também permitirá a utilização de questões com vídeos, infográficos e até a lógica dos games. Será possível aplicar a prova em municípios que hoje não têm estrutura para recebê-lo.
Em 2020, a aplicação do Enem Digital acontecerá em dois domingos, nos dias 11 e 18 de outubro. A prova em papel, com questões diferentes da versão eletrônica, será aplicado nos dias 1º e 8 de novembro. Nas edições seguintes, a ideia é que a prova seja aplicada em várias datas ao longo do ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...