Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

PRG RECORREU DE ARQUIVAMENTO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE BRUNO ARAÚJO, DANIEL VILELA E MAGUITO VILELA

A procuradora-geral Raquel Dodge durante julgamento no STF (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)


Deputados e ex-governador eram investigados pelo suposto recebimento de propina da Odebrecht; inquéritos foram arquivados pelo ministro Dias Toffoli. PGR pede que ele reconsidere decisões.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta última segunda-feira (30) contra o arquivamento dos inquéritos que investigavam os deputados federais Bruno Araújo (PSDB-PE) e Daniel Vilela (MDB-GO) e o ex-governador de Goiás Maguito Vilela (MDB-GO).

Dodge pede que o ministro Dias Toffoli, responsável pelo arquivamento, reconsidere suas decisões ou que os arquivamentos sejam analisados pela Segunda Turma da Corte, composta por cinco ministros.

Os parlamentares e o ex-governador eram investigados pelo suposto recebimento de vantagens indevidas da Odebrecht para uso em campanhas eleitorais.

Dodge argumenta que o arquivamento, sem a manifestação prévia do MPF, somente pode ocorrer em situações excepcionais, de evidente constrangimento ilegal dos investigados. Do contrário, segundo a PGR, viola os princípios da imparcialidade, inércia e isonomia aplicados aos juízes.

No caso de Bruno Araújo, Dodge afirma que há indícios que apontam o crime eleitoral e que não houve constrangimento ilegal na continuidade das investigações.

"Não pode o magistrado, por exemplo, adentrar no 'mérito' da investigação, avaliando se as diligências requeridas pelo Ministério Público são eficazes ou não, viáveis ou não", disse Raquel Dodge.

"Se a investigação já conta com relatório policial parcial concluindo pela existência de provas suficientes de materialidade e indícios de autoria de crime eleitoral, não há como, sob qualquer ótica, considerá-la configuradora de constrangimento ilegal", completou a procuradora.

Com relação ao inquérito que investigava o deputado federal Daniel Vilela e seu pai, o ex-governador Maguito Vilela, Raquel Dodge disse que a interrupção prematura da investigação não foi solicitada pelo Ministério Público.

Diz ainda que a duração da investigação - 1 ano e 3 meses - é compatível com a complexidade do caso. Além disso, diz que o caso deve ser remetido para a primeira instância, em razão de decisão do STF que restringiu as hipóteses de foro privilegiado em maio deste ano.



Informações G1 Pernambuco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...