Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

TESTE DO PEZINHO 100% DOS MUNICÍPIOS EM PERNAMBUCO POSSUEM PONTOS DE COLETA


Novo sistema on-line em implantação facilitará acesso ao resultado do exame.

Em 2012, Pernambuco possuía 158 pontos de coleta para o teste do pezinho, espalhados por 158 municípios pernambucanos (86%). Atualmente, já são 262 pontos por todas as 184 cidades do Estado (100%). O teste do pezinho pode diagnosticar, precocemente, quatro doenças (hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme e outras hemoglobinopatias e fibrose cística) e deve ser feito, prioritariamente, entre o 3º (72 horas completas) e o 5º dia após o nascimento do bebê.

A partir do próximo mês de julho, todos os pontos de coleta terão acesso a um sistema on-line do Programa Nacional de Triagem Neonatal/Ministério da Saúde (MS), no qual terão acesso ao resultado dos exames. “Os pais ou responsáveis precisam ser estimulados pelas equipes de saúde que acompanham a gestação a realizar o teste do pezinho no tempo oportuno. Além disso, é importante que o resultado seja apresentado nas consultas de puericultura”, afirma a coordenadora de Triagem Neonatal da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Telma Costa.

Em Pernambuco, cerca de 75% dos nascidos vivos são triados. Contudo, apenas 22% fazem o teste do pezinho no tempo ideal (3º ao 5º dia de vida). Em 2017, 97.228crianças foram triadas em Pernambuco. “Nossos esforços objetivam que 100% das crianças façam o teste do pezinho. Conseguimos expandir o número de pontos de coleta e implantá-los em todos os municípios pernambucanos para facilitar esse acesso”, pontua a coordenadora de Triagem Neonatal.

Para fazer o teste do pezinho, os pais ou responsáveis devem levar um documento de identificação com foto, a certidão de nascimento da criança ou declaração de nascido vivo entregue pela maternidade na alta (via amarela) e o comprovante de residência. “Se o recém-nascido receber alta antes de completar 72 horas de vida e residir em município distinto do local de nascimento, a maternidade deve orientar os pais ou responsáveis para levar o bebê ao ponto de coleta mais próximo da sua residência”, reforça Telma.

Quando algum recém-nascido tem resultado suspeito para alguma das quatro doenças triadas, há uma articulação com a atenção primária do município e o ponto de coleta. O objetivo é a busca ativa do recém-nascido, visando à confirmação do diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento, o que irá dar mais qualidade de vida e de desenvolvimento para a criança.

Entre 2014 e 2017, 265 crianças foram diagnosticadas com uma das quatro doenças triadas pelo teste do pezinho. A maior parte dos casos foi para doença falciforme e outras hemoglobinopatias: 154. Em seguida, vem hipotireoidismo congênito (84 casos), fibrose cística (21 casos) e fenilcetonúria (6 casos).

TRATAMENTO – A rede de acompanhamento e tratamento encontra-se estabelecida no Hospital Barão de Lucena (fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito), Hemope (doença falciforme e outras hemoglobinopatias) e no Imip (fibrose cística).

DOENÇAS

DOENÇA FALCIFORME – É uma doença genética e hereditária, ou seja, passada de pais para filhos. Teve sua origem na África e por isso está relacionada intimamente com a afrodescendência. Ela é causada por um defeito na cadeia beta da hemoglobina que está dentro das hemácias e que é responsável pela cor vermelha do sangue e pelo transporte do oxigênio por todo o corpo. Tal mutação leva as hemácias a assumirem uma forma parecida com uma foice ou meia lua impedindo o seu funcionamento normal. A doença provoca dores, anemias e atraso no crescimento.

FENILCETONÚRIA – É uma doença genética causada pela ausência ou diminuição da atividade de uma enzima que metaboliza o aminoácido fenilalanina presente no leite e em outros alimentos proteicos. Sem essa enzima, os níveis de fenilalanina aumentam no organismo, se acumulam e causam lesão cerebral, ocasionando retardo mental irreversível. A base do tratamento é o controle da quantidade de fenilalanina que pode ser ingerida para manter os níveis deste aminoácido dentro de valores não prejudiciais ao cérebro.

HIPOTIREOIDISMO CONGÊNITO – É causado pela incapacidade da glândula tireóide do recém-nascido produzir quantidades adequadas de hormônios tireoidianos, o que resulta numa redução generalizada dos processos metabólicos. As crianças que não realizam o teste do pezinho, e consequentemente, não são tradas precocemente, terão o crescimento e o desenvolvimento seriamente comprometidos.

FIBROSE CÍSTICA – Doença hereditária que afeta especialmente os pulmões e o pâncreas, num processo obstrutivo causado pelo aumento da viscosidade do muco. Nos pulmões, esse aumento na viscosidade bloqueia as vias aéreas propiciando a proliferação bacteriana, o que leva infecção crônica, à lesão pulmonar e ao óbito por disfunção respiratória. No pâncreas, quando os ductos estão obstruídos pela secreção espessa, há uma perda de enzimas digestivas, levando à má nutrição.

Pernambuco Governo do Estado

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

SAIU AVISO GERAL hoje (14/07) para quem tem R$1.000, R$5.000 na poupança da CAIXA e com CPF e RG final 0,1,8,9,4,7,6,5,2 e 3

Postado em 14 de julho de 2024 A poupança é um dos investimentos mais populares entre os brasileiros, seja na Caixa, Itaú, Bradesco ou outras instituições financeiras. No entanto, as recentes decisões do Banco Central e do Comitê de Política Monetária (Copom) têm afetado diretamente a rentabilidade desses investimentos. Entendendo a taxa selic e seu impacto na poupança A taxa Selic, definida pelo Banco Central, é a principal taxa de juros da economia brasileira e exerce uma influência direta sobre outras taxas de juros, incluindo as aplicações em poupança. Desde agosto do ano passado, o Banco Central e o Copom decidiram manter a taxa Selic em 10,50% ao ano, após uma série de sete quedas consecutivas. Essa decisão da taxa Selic interfere diretamente na rentabilidade das contas poupança, uma vez que os rendimentos são baseados nessa taxa de juros. Quando a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança corresponde a 70% da Selic mais a taxa

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu