Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

SEMAS, CPRH E PEDI REALIZAM SÉRIE DE ATIVIDADES PARA COMEMORAR O MÊS DO MEIO AMBIENTE


Programação terá exposições fotográficas, jogos lúdicos, trilhas, aulas de campo, seminários, palestras e a entrega do Prêmio Vasconcelos Sobrinho, entre outras ações.

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e do Parque Estadual de Dois Irmãos (Pedi), com apoio da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), realizam em junho uma série de atividades para comemorar o Mês do Meio Ambiente e o Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho. O dia foi instituído pela Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia, em 1972, onde iniciou-se uma mudança na forma de tratar o meio ambiente e foram estabelecidos princípios norteadores de políticas ambientais em todo o mundo.

Para o secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos André Cavalcanti, o mês de junho é sempre um período “muito especial”, por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente. “Para que se intensifiquem ações voltadas para a melhoria da proteção e conservação do meio ambiente rumo à economia de baixo Carbono, diminuindo progressivamente o impacto da sociedade de hoje sobre as futuras gerações. Precisamos, concretamente, mudar nossas atitudes individuais e coletivas em todos os níveis”, afirma Carlos André.

Durante todo o mês serão realizadas atividades em vários locais do Estado, com o objetivo de levar para o público a importância da preservação e educação ambiental como forma de conscientização dos nossos recursos naturais. Haverá exposições fotográficas, trilhas interpretativas, aula de campo com plantio de mudas em nascentes, seminários com apresentações de temas ambientais, como o ICMS Socioambiental e as experiências de sucesso realizadas no Bioma Caatinga em diversos municípios pernambucanos, palestras sobre conservação de fauna e permacultura, enriquecimento com os animais do Pedi, lançamento de Plano palestra sobre os 30 anos do gerenciamento costeiro e um painel sobre as vulnerabilidades e oportunidades da gestão ambiental em Pernambuco, entre outras atividades.

PREMIAÇÃO - Com três novas categorias, o Prêmio Vasconcelos Sobrinho (PVS) será realizado dentro da programação, no dia 15, no Auditório do Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Estado de Pernambuco (Sinduscon). A premiação representa um reconhecimento do Governo de Pernambuco – por meio da CPRH – a pessoas físicas e jurídicas que desenvolvam ações de destaque na defesa do meio ambiente. Esse ano foram incluídas três novas categorias: Inovação Tecnológica, Saúde Ambiental e Meio Ambiente na Lente, esta última para fotógrafos.

O PVS existe desde 1990 e homenageia o engenheiro agrônomo e ambientalista pernambucano João de Vasconcelos Sobrinho (1908-1989), um dos pioneiros na área de estudos ambientais no Brasil, com reconhecimento fora das fronteiras nacionais. Trata-se de uma importante iniciativa que premia projetos desenvolvidos em escolas e universidades e ações realizadas por prefeituras, empresas, organizações comunitárias e não governamentais, além de reportagens e iniciativas de pessoas jurídicas voltadas para o tema.

As doze categorias contempladas para a edição 2018 são as seguintes: Responsabilidade Ambiental, Personalidade do Meio Ambiente, Projetos e Práticas Educacionais Ensino Fundamental I, II e Médio, Projetos e Práticas do Ensino Superior, Iniciativa Comunitária, Destaque Municipal, Imprensa, Destaque Empresarial, Bem-estar Animal, Inovação Tecnológica, Saúde Ambiental e Meio Ambiente na Lente.

Confira a programação nos sites
www.semas.pe.gov.br e www.cprh.pe.gov.br   
Pernambuco Governo do Estado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...