Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

SEMAS, CPRH E PEDI REALIZAM SÉRIE DE ATIVIDADES PARA COMEMORAR O MÊS DO MEIO AMBIENTE


Programação terá exposições fotográficas, jogos lúdicos, trilhas, aulas de campo, seminários, palestras e a entrega do Prêmio Vasconcelos Sobrinho, entre outras ações.

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e do Parque Estadual de Dois Irmãos (Pedi), com apoio da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), realizam em junho uma série de atividades para comemorar o Mês do Meio Ambiente e o Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho. O dia foi instituído pela Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia, em 1972, onde iniciou-se uma mudança na forma de tratar o meio ambiente e foram estabelecidos princípios norteadores de políticas ambientais em todo o mundo.

Para o secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos André Cavalcanti, o mês de junho é sempre um período “muito especial”, por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente. “Para que se intensifiquem ações voltadas para a melhoria da proteção e conservação do meio ambiente rumo à economia de baixo Carbono, diminuindo progressivamente o impacto da sociedade de hoje sobre as futuras gerações. Precisamos, concretamente, mudar nossas atitudes individuais e coletivas em todos os níveis”, afirma Carlos André.

Durante todo o mês serão realizadas atividades em vários locais do Estado, com o objetivo de levar para o público a importância da preservação e educação ambiental como forma de conscientização dos nossos recursos naturais. Haverá exposições fotográficas, trilhas interpretativas, aula de campo com plantio de mudas em nascentes, seminários com apresentações de temas ambientais, como o ICMS Socioambiental e as experiências de sucesso realizadas no Bioma Caatinga em diversos municípios pernambucanos, palestras sobre conservação de fauna e permacultura, enriquecimento com os animais do Pedi, lançamento de Plano palestra sobre os 30 anos do gerenciamento costeiro e um painel sobre as vulnerabilidades e oportunidades da gestão ambiental em Pernambuco, entre outras atividades.

PREMIAÇÃO - Com três novas categorias, o Prêmio Vasconcelos Sobrinho (PVS) será realizado dentro da programação, no dia 15, no Auditório do Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Estado de Pernambuco (Sinduscon). A premiação representa um reconhecimento do Governo de Pernambuco – por meio da CPRH – a pessoas físicas e jurídicas que desenvolvam ações de destaque na defesa do meio ambiente. Esse ano foram incluídas três novas categorias: Inovação Tecnológica, Saúde Ambiental e Meio Ambiente na Lente, esta última para fotógrafos.

O PVS existe desde 1990 e homenageia o engenheiro agrônomo e ambientalista pernambucano João de Vasconcelos Sobrinho (1908-1989), um dos pioneiros na área de estudos ambientais no Brasil, com reconhecimento fora das fronteiras nacionais. Trata-se de uma importante iniciativa que premia projetos desenvolvidos em escolas e universidades e ações realizadas por prefeituras, empresas, organizações comunitárias e não governamentais, além de reportagens e iniciativas de pessoas jurídicas voltadas para o tema.

As doze categorias contempladas para a edição 2018 são as seguintes: Responsabilidade Ambiental, Personalidade do Meio Ambiente, Projetos e Práticas Educacionais Ensino Fundamental I, II e Médio, Projetos e Práticas do Ensino Superior, Iniciativa Comunitária, Destaque Municipal, Imprensa, Destaque Empresarial, Bem-estar Animal, Inovação Tecnológica, Saúde Ambiental e Meio Ambiente na Lente.

Confira a programação nos sites
www.semas.pe.gov.br e www.cprh.pe.gov.br   
Pernambuco Governo do Estado

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Grupamento de Bombeiros do 1º GB realizou Treinamento Integrado de Resgate em Gravatá

Postado em 29 de maio de 2024 Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde O Grupamento de Bombeiros do 1° GB organizou uma iniciativa importante, reunindo diversas entidades para uma aula teórica seguida de treinamento integrado e prático. A instrução de resgate em Áreas Inundadas e Sistema de Comando de Incidentes (SCI) aconteceu segunda-feira (27) no quartel dos bombeiros de Gravatá. Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde. Este treinamento é o primeiro passo para a realização de ações práticas que envolvem instituições da linha de frente em cenários de desastres, promovendo a cooperação e aprimoramento das técnicas de resgate e resposta a emergências. Reportagem: Mathilde Souza com colaboração da Defesa Civil Fotos: cortesia da Defesa Civil