Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

CAI 39% NÚMERO DO TRABALHO INFANTIL EM PERNAMBUCO


Para alertar a população sobre a violação, técnicos estaduais distribuíram material educativo na Estação Central do Recife, na terça-feira (12).

Pernambuco chega a esta terça-feira (12), data em que é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, com um resultado positivo: conseguiu reduzir em 39% o número de crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 17 anos que se encontravam em situação de trabalho infantil.

De acordo com os números da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD), em 2015 cerca de 123 mil crianças e adolescentes estavam em situação de trabalho infantil. Os dados mais recentes, de 2017, dão conta de que 48 mil já não fazem mais parte desse universo. O trabalho de fiscalização e monitoramento realizado pelo Governo do Estado reduziu esses números para 75 mil.

Mobilização - Nesta terça-feira (12), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) realizou uma sensibilização de combate ao trabalho infantil. A ação aconteceu durante toda a manhã, na estação central do Metrô, no bairro de São José – Recife.

Desde às 6h, técnicos da SDSCJ, da Secretaria Executiva de Assistência Social e da coordenadoria estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) distribuíram panfletos junto aos usuários do Metrô. O material contém orientações e informações sobre como denunciar casos de trabalho infantil e exploração de crianças e adolescentes. “Com a mobilização, alertamos a população que transita pelo local sobre os prejuízos, muitos deles irreversíveis, do trabalho precoce, além de conclamar todos a fazer sua parte não comprando, não contratando, não solicitando trabalho realizado por crianças e adolescentes e denunciando as situações que encontre por meio do telefone 100.”, afirmou o secretário executivo de assistência social (Seass), Joelson Rodrigues.

Este ano, o tema da campanha é “Todos juntos contra o trabalho infantil” e destaca os danos à saúde. O principal objetivo foi alertar a população sobre essa prática criminosa. Crianças e adolescentes que trabalham, deixam de usufruir dos seus direitos à educação, ao lazer e à saúde. “No Brasil, o trabalho infantil é proibido até os 16 anos de idade, salvo na condição de aprendiz dos 14 aos 16 anos. Os adolescentes têm uma proteção a mais, até os 18 anos, para alguma situação de trabalho que são perigosas ou insalubres”, pontuou o coordenador estadual do PETI.

Números - Segundo o IBGE, o Brasil tem 1,8 milhão de crianças e adolescentes (5 a 17 anos) trabalhando. Desse contingente, 54,4% (998 mil) estão enquadrados no que se considera trabalho infantil: trabalho de qualquer natureza abaixo da idade mínima permitida, entre 5 e 13 anos (190 mil) ou trabalho na idade permitida, mas sem carteira assinada, de 14 a 17 anos (808 mil).

Atualmente, de acordo com dados da PNAD, 80% do trabalho infantil está concentrado na faixa etária de 14 aos 17 anos. A maioria desses jovens (65,5%) é do sexo masculino, vive em áreas urbanas (69%), recebe remuneração (74,9%), trabalha em média 26 horas por semana e frequenta a escola. A pesquisa também aponta que mais da metade das crianças e adolescentes (5 a 17 anos) trabalham em casa, com cuidado de pessoas ou afazeres domésticos.

Pernambuco Governo do Estado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...