Ministério da Saúde espera vacinar 54,4 milhões de pessoas até 1º de junho em todo o país. Foto: Arquivo/Elza Fiúza/Agência Brasil
No chamado Dia D de mobilização nacional, 37 mil postos de saúde de rotina e 28 mil unidades volantes estarão funcionando.
A prefeitura do Recife disponibilizou 200 pontos de vacinação, incluindo todas as Unidades de Saúde da Família, Upinhas, Unidades Básicas Tradicionais e Policlínicas da Prefeitura do Recife estarão abertas, entre 8h e 17h, para o “Dia D” da 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza (gripe).
A abertura será na Upinha Hélio Mendonça, localizada no Córrego do Jenipapo, com a presença do secretário de Saúde, Jailson Correia. Ao todo, são 170 postos fixos e 28 volantes em toda a cidade.
Devem receber a dose crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, segundo o governo federal, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento de infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
Comentários
Postar um comentário