Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

PROMESSA FRÁGIL A UM GOVERNO MAIS FRÁGIL AINDA


O protesto dos caminhoneiros em todas as regiões do país, ameaçando parar o transporte de cargas, é nitrogicerina pura, sobretudo em tempos pré-eleitorais. O cancelamento, hoje, de alguns vôos no Aeroporto de Brasília, aparentemente por falta de combustível, deixou o governo ainda mais nervoso do que já estava. Por isso, o Planalto está louco para acreditar na promessa dos presidentes da Câmara e do Senado de votar o projeto de eoneração da folha de diversos setores para cobrir o rombo da Cide, o imposto sobre combustíveis que deve ser zerado para reduzir o preço do diesel.

Na verdade, Rodrigo Maia e Eunício Oliveira atropelaram a equipe econômica com sua solução de zerar a Cide para o diesel, que não agrada a Fazenda. Mas, a quatro meses e meio das urnas, os aliados do governo tentam dar uma resposta rápida ao movimento dos caminhoneiros.

Mas Michel Temer e sua equipe estão entre a cruz e a caldeirinha. Não podem reduzir impostos sem compensações, sob o risco de ficar com o caixa vazio até antes das eleições. Ao mesmo tempo, têm medo de mexer na política de preços da Petrobras e jogar por terra um dos principais pilares de seu discurso pós-impeachment.

Temendo o caos que poderia resultar da paralisação, arrastando um governo já muito frágil sabe-se lá para onde e contaminando a todos que não estão na oposição, o Planalto engoliu a solução, desde que acompanhada da promessa de Maia e de Eunício Oliveira de votar o projeto. Só que ela passa pelo que não conseguiram fazer nos últimos meses, que é, finalmente, retirar de diversos setores da indústria o benefício da desoneração da folha de pagamento.

Vão conseguir? Ninguém sabe. Por mais que a votação seja vendida ao grande público como um gesto de solidariedade aos caminhoneiros, que permitirá a redução no preço do diesel e sua volta ao trabalho, as coisas não funcionam bem assim no Legislativo. Do outro lado, o de quem vai ter que pagar mais impostos previdenciários sobre a folha de pagamentos, também há um forte lobby – e do andar de cima.

É uma promessa frágil a um governo mais frágil ainda. Por enquanto, o Planalto ganha tempo. Os presidentes da Câmara e do Senado ganham discurso e mostram boa vontade para ajudar a resolver o problema. Se não der certo, porém – e o Congresso acabar não conseguindo votar a reoneração -, não há dúvidas de que lado os aliados vão estar: o de quem sofre com os preços exorbitantes do diesel e da gasolina.

Blog os Divergentes

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Grupamento de Bombeiros do 1º GB realizou Treinamento Integrado de Resgate em Gravatá

Postado em 29 de maio de 2024 Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde O Grupamento de Bombeiros do 1° GB organizou uma iniciativa importante, reunindo diversas entidades para uma aula teórica seguida de treinamento integrado e prático. A instrução de resgate em Áreas Inundadas e Sistema de Comando de Incidentes (SCI) aconteceu segunda-feira (27) no quartel dos bombeiros de Gravatá. Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde. Este treinamento é o primeiro passo para a realização de ações práticas que envolvem instituições da linha de frente em cenários de desastres, promovendo a cooperação e aprimoramento das técnicas de resgate e resposta a emergências. Reportagem: Mathilde Souza com colaboração da Defesa Civil Fotos: cortesia da Defesa Civil