Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

PROMESSA FRÁGIL A UM GOVERNO MAIS FRÁGIL AINDA


O protesto dos caminhoneiros em todas as regiões do país, ameaçando parar o transporte de cargas, é nitrogicerina pura, sobretudo em tempos pré-eleitorais. O cancelamento, hoje, de alguns vôos no Aeroporto de Brasília, aparentemente por falta de combustível, deixou o governo ainda mais nervoso do que já estava. Por isso, o Planalto está louco para acreditar na promessa dos presidentes da Câmara e do Senado de votar o projeto de eoneração da folha de diversos setores para cobrir o rombo da Cide, o imposto sobre combustíveis que deve ser zerado para reduzir o preço do diesel.

Na verdade, Rodrigo Maia e Eunício Oliveira atropelaram a equipe econômica com sua solução de zerar a Cide para o diesel, que não agrada a Fazenda. Mas, a quatro meses e meio das urnas, os aliados do governo tentam dar uma resposta rápida ao movimento dos caminhoneiros.

Mas Michel Temer e sua equipe estão entre a cruz e a caldeirinha. Não podem reduzir impostos sem compensações, sob o risco de ficar com o caixa vazio até antes das eleições. Ao mesmo tempo, têm medo de mexer na política de preços da Petrobras e jogar por terra um dos principais pilares de seu discurso pós-impeachment.

Temendo o caos que poderia resultar da paralisação, arrastando um governo já muito frágil sabe-se lá para onde e contaminando a todos que não estão na oposição, o Planalto engoliu a solução, desde que acompanhada da promessa de Maia e de Eunício Oliveira de votar o projeto. Só que ela passa pelo que não conseguiram fazer nos últimos meses, que é, finalmente, retirar de diversos setores da indústria o benefício da desoneração da folha de pagamento.

Vão conseguir? Ninguém sabe. Por mais que a votação seja vendida ao grande público como um gesto de solidariedade aos caminhoneiros, que permitirá a redução no preço do diesel e sua volta ao trabalho, as coisas não funcionam bem assim no Legislativo. Do outro lado, o de quem vai ter que pagar mais impostos previdenciários sobre a folha de pagamentos, também há um forte lobby – e do andar de cima.

É uma promessa frágil a um governo mais frágil ainda. Por enquanto, o Planalto ganha tempo. Os presidentes da Câmara e do Senado ganham discurso e mostram boa vontade para ajudar a resolver o problema. Se não der certo, porém – e o Congresso acabar não conseguindo votar a reoneração -, não há dúvidas de que lado os aliados vão estar: o de quem sofre com os preços exorbitantes do diesel e da gasolina.

Blog os Divergentes

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

SAIU AVISO GERAL hoje (14/07) para quem tem R$1.000, R$5.000 na poupança da CAIXA e com CPF e RG final 0,1,8,9,4,7,6,5,2 e 3

Postado em 14 de julho de 2024 A poupança é um dos investimentos mais populares entre os brasileiros, seja na Caixa, Itaú, Bradesco ou outras instituições financeiras. No entanto, as recentes decisões do Banco Central e do Comitê de Política Monetária (Copom) têm afetado diretamente a rentabilidade desses investimentos. Entendendo a taxa selic e seu impacto na poupança A taxa Selic, definida pelo Banco Central, é a principal taxa de juros da economia brasileira e exerce uma influência direta sobre outras taxas de juros, incluindo as aplicações em poupança. Desde agosto do ano passado, o Banco Central e o Copom decidiram manter a taxa Selic em 10,50% ao ano, após uma série de sete quedas consecutivas. Essa decisão da taxa Selic interfere diretamente na rentabilidade das contas poupança, uma vez que os rendimentos são baseados nessa taxa de juros. Quando a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança corresponde a 70% da Selic mais a taxa

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu