Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

MDB DEVE CONFIMAR CANDIDATURA DE MEIRELLES AO PLANALTO EM BREVE


A escolha do ex-comandante da equipe econômica é favorecida pela baixa rejeição entre eleitores e por representar o legado da gestão atual. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press


O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles será o candidato do MDB na corrida eleitoral para a Presidência da República. A confirmação do ex-comandante da equipe econômica pode ser feita ainda hoje pelo próprio presidente Michel Temer. 

Ele participa nesta terça-feira de evento que marcará o lançamento do documento intitulado de “Encontro com o Futuro”, uma espécie de evolução do programa de governo “Ponte para o Futuro”. A ideia é emplacar uma plataforma que apresente um passo seguinte para a sucessão presidencial ou mesmo para a pré-candidatura que quiser apoio da legenda.

A definição de Meirelles é sustentada por uma ala emedebista, que entende que o partido não deve mais ficar no atual cenário de incertezas sobre quem defenderá o legado governista. O emedebista admitiu em entrevista ao Correio, publicada na última sexta-feira (18/5), que estava “meditando” sobre a possibilidade de desistir da pré-candidatura.

A alta rejeição nas pesquisas, no entanto, deve fazer Temer desistir. Quase 65% dos eleitores consultados não votaria de modo algum no presidente, segundo pesquisas de intenção de voto. Os mesmos levantamentos apontam que a rejeição de Meirelles é bem menor, na casa dos 14%. A possibilidade de Temer ser denunciado uma terceira vez pela Procuradoria-Geral da República (PGR), com base em inquéritos da Polícia Federal (PF), é outro fator que pesa para a tomada da decisão.

O discurso sobre a desistência ainda está sendo alinhado entre Temer e auxiliares. Mas não deve demorar muito para sair. “Todos os partidos estão se movimentando. Alguns discutem até alianças. Está na hora de o MDB tomar uma postura mais definitiva”, defendeu um aliado de Temer. Emplacar Meirelles, no entanto, não será um processo fácil.

O desemprego continua alto, e a grande massa da população ainda não compra o discurso governista de melhora da economia. Interlocutores de Temer discordam e ressaltam que o emprego formal dá sinais de recuperação, mas admitem que estão em curso propostas para compor uma agenda positiva que garanta votos, como a redução do preço dos combustíveis.

Legado

A escolha por Meirelles se deve ao fato de que ele não tem o nome envolvido em suspeitas de corrupção, tem baixa rejeição, mas, sobretudo, por ser alguém que representaria o legado da gestão atual. A avaliação é de que ele tem as credenciais para abraçar o programa “Encontro com o Futuro”, que vai continuar a agenda de reformas, integração e valorização da produção nacional. “Ele tem a identificação, o conhecimento econômico e um histórico positivo que o governo precisa para emplacar uma pré-candidatura”, ponderou um interlocutor do presidente.

A avaliação encontra eco na alta cúpula do Palácio do Planalto. Em evento em Mato Grosso do Sul, o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, chamou Meirelles de “nosso presidente da República”. “Gente que fez, gente que faz, e gente que sabe que pode continuar fazendo”, disse o articulador político. A declaração foi filmada e divulgada pelo próprio ex-ministro em uma rede social.

É nos mínimos detalhes que o MDB está, aos poucos, emplacando Meirelles como o pré-candidato do partido. Amanhã, o terceiro dia da 21ª edição da chamada Marcha em Defesa dos Municípios, evento que conta com a participação de prefeitos de todo o país, promoverá um debate com a presença de pré-candidatos. O ex-comandante da Fazenda está confirmado como o representante da legenda. “Vamos ouvir os candidatos e quem vai pelo partido (MDB) é o Meirelles”, afirmou o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CMN), Paulo Ziukoski.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...