Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

ESPECIALISTAS EM SEGURANÇA PÚBLICA DESTACA VIVACIDADE DO PACTO PELA VIDA


Reunião semanal do Comitê Gestor Executivo do programa contou com a presença do professor da PUC Minas Luis Flávio Sapori.

A reunião do Comitê Gestor Executivo do Pacto pela Vida desta semana, realizada na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag), contou com uma presença ilustre. Além das autoridades e membros habituais do comitê, o encontro, capitaneado pelo governador Paulo Câmara, foi acompanhado pelo professor da PUC Minas e especialista em segurança pública Luis Flávio Sapori.

O governador conduziu a reunião e apresentou, em linhas gerais, como é feito o trabalho do PPV para o convidado externo. “O grande ativo do Pacto Pela Vida é o olhar para as informações, resultados, gargalos, a partir dos quais tomamos as decisões. A gente tem conseguido caminhar com altivez e responsabilidade. É uma área que nos preocupa todos os dias. É a agenda que interfere no dia a dia do cidadão”, afirmou Paulo Câmara.

O secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Márcio Stefanni, ressaltou que a atual gestão realizou o maior investimento em segurança pública em Pernambuco. “Os resultados começam a aparecer por conta da liderança do governador Paulo Câmara, da determinação do governador de escolher a segurança, ao lado da educação e da saúde, como focos prioritários”, afirmou Stefanni.

Durante a reunião, Luis Flávio Sapori, afirmou que o Pacto Pela Vida está vivo. “O Pacto Pela Vida, enquanto política de segurança de Pernambuco, está muito vivo, mostrando vitalidade. Os indicadores de violência voltaram a cair e o ano de 2018 sinaliza uma redução bastante expressiva de homicídios e assaltos no estado, comprovando que o Governo de Pernambuco tem o controle da política de segurança pública, que está no caminho certo”, destacou o professor.

Sapori disse ter ficado muito bem impressionado com a reunião de trabalho e afirmou perceber claramente que a governança está mais consolidada do que nunca. “Isso pra mim é decisivo. Na medida em que a articulação de esforços está sendo bem feita, que todos os investimentos estão frutificando, a colaboração entre os órgãos, a tendência de queda dos índices de violência vai continuar”, aponta o professor.

Sapori destacou ainda o pioneirismo de Pernambuco. “Uma mesa como essa não existe no Brasil afora. Não se encontra em outros estados brasileiros um governador que todo mês vem em uma reunião de trabalho, que não é uma reunião de discursos, com a presença do Judiciário, Ministério Público e outras secretarias diretamente envolvidas com a questão da violência. Essa é a principal virtude que existe em Pernambuco. Isso que fez e faz o Pacto Pela Vida um modelo de sucesso no Brasil”, concluiu o especialista, assumindo-se um entusiasta e defensor do programa.

Com vasta experiência na área, Luis Flávio Sapori possui doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do RJ (Iuperj) e atualmente é professor do curso de ciências sociais da PUC Minas e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública (Cepesp). É autor dos livros Segurança Pública no Brasil: desafios e perspectivas (Editora FGV) e Por que cresce a violência no Brasil? (Editoras Autêntica e PUC Minas), dentre outros livros e artigos científicos.

Pernambuco Governo do Estado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...