Ahh… como é fácil jogar a culpa no dinheiro, né? “Maldito vil metal!”, repetem aqui e ali.
A corrupção no Brasil não é algo novo e talvez seja um dos maiores problemas que afeta o bem-estar da população.
Diariamente, ao abrirmos os jornais, as revistas ao ligarmos a TV e o rádio, nos deparamos com notícias, as mais variadas, mas todas sinalizando para o lamacento mundo do crime. E, crime da forma terrivelmente arquitetada contra nossa gente, qual seja, a apropriação do dinheiro suado do povo, esse mesmo dinheiro que se canaliza para os cofres públicos em forma de tributos, para a satisfação de uma minoria privilegiada, que está à sombra do poder e dela não arreda o pé um milímetro sequer.
Há muito tempo se fala de desvios de verbas públicas, da corrupção de políticos, da lavagem de dinheiro, do pagamento de propinas, do abuso de poder, dentre outros.Esses temas, por serem muito atuais, sobretudo pelos esquemas da Lava Jato e da Odebrecht que ocorreram recentemente no Brasil, despertam a atenção de todos.
Maior esquema de corrupção da história do Brasil que envolveu a lavagem de dinheiro e o pagamento de propina para muitos políticos. Essa operação foi responsável por movimentar bilhões de reais desde 2014.
Interessante notar que os envolvidos na Operação Lava Jato são políticos, inclusive o Presidente da República, e ainda, empresários de empresas como a Petrobras.
Atualmente, as investigações estão em andamento e mais de uma centena de pessoas foram condenadas.
Esquema Odebrecht
A empresa Odebrecht, que atua nas áreas de construção e engenharia, esteve envolvida em casos de corrupção. Destacam-se o pagamento de propina a diversos países onde ela atua.
Nesse caso, o diretor Marcelo Odebrecht foi condenado em 2016 em quase 20 anos de prisão. O Grupo Odebrecht está sendo investigado por estar ligado aos esquemas de corrupção da Operação Lava Jato.
Outros exemplos
Muitos problemas da corrupção no Brasil provêm de casos envolvendo políticos, deputados, senadores.
Assim, além desses dois casos atuais citados acima, também podemos mencionar: o esquema P. C. Farias, os governos de Paulo Maluf e Fernando Collor, o Mensalão, dentre outros.
Vale lembrar também que há muitos casos de corrupção considerados menores. Esses, envolvem os próprios cidadãos, como por exemplo: a sonegação de impostos, o suborno de autoridades, etc.
Palavra exata para tudo isso:
(Roubalheira sem fim)Marivan Melo
Comentários
Postar um comentário