Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COMO ENTRAR EM FORMA COM 37 MINUTOS DE EXERCÍCIOS POR SEMANA.



Todos os que tentam fazer exercício reconhecem que não é fácil acordar antes do horário, encontrar tempo no meio do dia de trabalho ou resistir à tentação do sofá e televisão no fim do dia.
Na rotina agitada do século 21, o que mais diminuiu na vida das pessoas é o tempo dedicado para manter um corpo ativo e saudável.
No entanto, não são necessárias horas intermináveis correndo ou mais horas ainda na academia, apenas um pouco de vontade para conseguir, em poucos minutos e poucas vezes na semana, uma boa melhora em sua capacidade física e saúde mental.
Não é um método mágico, pois o benefício vai depender do estado inicial de saúde e forma física da pessoa e a exigência a que ela vai submeter o próprio corpo. Trata-se de uma simples rotina de exercícios intervalados de alta intensidade - mas que pode oferecer resultados surpreendentes em menos de mês.
A chave neste caso, segundo especialistas, é a regularidade.
Intensidade X Tempo
Os treinamentos intervalados de alta intensidade talvez pareçam um método complexo, no entanto eles são baseados em exercícios conhecidos e tradicionais.
O diferente é a forma com que são feitos.
No programa de TV da BBC Trust Me, I Am A Doctor ("Confie em Mim, Sou Médico", em tradução livre) foi feita uma experiência com um grupo de seis voluntários que não tinham costume de fazer exercício regularmente mas que também não sofriam de nenhum problema de saúde.
É importante que as pessoas que passaram um tempo prolongado sem atividades físicas consultem um médico para ter certeza de que estão bem fisicamente antes de se submeter a uma sessão destes exercícios - já que este tipo de treinamento leva o corpo até o limite.
Por isso, todas as pessoas que participaram da experiência da BBC foram submetidas a um eletrocardiograma antes.
Depois deste exame, elas foram submetidas a uma rotina na qual tinham que fazer exercícios na intensidade máxima durante 60 segundos e descansar por 90 segundos.
Elas tiveram que repetir esta fórmula mais quatro vezes. Foi um total de 12 minutos e 30 segundos de atividades três vezes por semana.
Resultado?
As seis pessoas que participaram da experiência melhoraram de forma considerável sua condição física em apenas quatro semanas, algo que teve reflexos na capacidade aeróbica - a quantidade máxima de oxigênio que o organismo pode absorver, transportar e consumir em um tempo determinado ou VO2 -, que aumentou, em média, 12%.
O número de voluntários recrutados pela BBC foi pequeno, mas entre estas seis pessoas foram confirmadas as conclusões de estudos maiores realizados nos últimos anos sobre os benefícios deste tipo de treinamento.
Outro elemento importante foi a liberdade que os participantes tiveram para escolher o tipo de exercício, já que qualquer atividade funcionava para acelerar seu ritmo.
Levantar os joelhos e dar saltos ou subir escadas foram alguns dos que prevaleceram entre as escolhas, mas há outros que até são mais complexos do que estes, como os burpees - sequência que começa com um agachamento, colocando as mãos no chão à frente do corpo e chutando as pernas para trás, passa por uma flexão de braço e termina com a pessoa em pé realizado um salto com os braço para o alto (veja quadro).
Este tipo de exercício vem se popularizando pois leva a uma queima de calorias intensa além de proporcionar um fortalecimento geral do corpo, ativar o metabolismo, tonificar a musculatura, reduzir volume e melhorar a coordenação.
O problema é que não é um tipo de exercício recomendado para principiantes já que tem uma intensidade muito elevada e também envolve posturas complexas que podem até causar lesões na região lombar.
Por estas razões, este tipo de exercício pode ser deixado para depois. Ou, pelo menos, depois de quatro semanas praticando os exercícios mais simples do treinamento de alta intensidade.





FONTE:G1

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

SAIU AVISO GERAL hoje (14/07) para quem tem R$1.000, R$5.000 na poupança da CAIXA e com CPF e RG final 0,1,8,9,4,7,6,5,2 e 3

Postado em 14 de julho de 2024 A poupança é um dos investimentos mais populares entre os brasileiros, seja na Caixa, Itaú, Bradesco ou outras instituições financeiras. No entanto, as recentes decisões do Banco Central e do Comitê de Política Monetária (Copom) têm afetado diretamente a rentabilidade desses investimentos. Entendendo a taxa selic e seu impacto na poupança A taxa Selic, definida pelo Banco Central, é a principal taxa de juros da economia brasileira e exerce uma influência direta sobre outras taxas de juros, incluindo as aplicações em poupança. Desde agosto do ano passado, o Banco Central e o Copom decidiram manter a taxa Selic em 10,50% ao ano, após uma série de sete quedas consecutivas. Essa decisão da taxa Selic interfere diretamente na rentabilidade das contas poupança, uma vez que os rendimentos são baseados nessa taxa de juros. Quando a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança corresponde a 70% da Selic mais a taxa

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu