Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Alepe abre inscrições gratuitas para seminário de 200 anos da primeira Constituição brasilei


Postado em 22 de Julho de 2024

Conferência será realizada em 6 de agosto e trará reflexões sobre a imposição do Imperador Dom Pedro I na outorga da Constituição Imperial de 1824


A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) abriu nesta segunda-feira (22/07) inscrições gratuitas para o seminário “200 anos da Constituição do Império: dimensões jurídicas, políticas e históricas”. A conferência trará reflexões sobre a imposição do Imperador Dom Pedro I na outorga da Constituição Imperial de 1824 que este ano completa 200 anos.


O evento é gratuito e será realizado no dia 06 de agosto, das 8h às 17h30, no auditório Sérgio Guerra, prédio sede da Alepe na Boa Vista. Os interessados devem se inscrever pelo link: https://forms.gle/HcXnxCrLeYCcGUNR9


A iniciativa do debate é da Superintendência de Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo da Alepe. Segundo o superintendente Airton Paes, o seminário busca gerar reflexões em torno dos desdobramentos da Constituição de 1824 para o país, em especial para Pernambuco.
 “Dez anos após a instituição da Carta Magna, houve o ato adicional a esta mesma Constituição de 1834 que criou as assembleias provinciais, inclusive a de Pernambuco. Com isso, temos o delineamento de um pensamento constitucionalista brasileiro com forte marca de intelectuais pernambucanos, revoltas e levantes armados em decorrência desse processo”, destacou Paes. 


A abertura do seminário está prevista para às 9h30 com a palestra da desembargadora federal aposentada Margarida Cantarelli. Em seguida, às 10h30, haverá uma mesa redonda sobre “A Constituição Imperial em Pernambuco: impactos sociais, políticos e administrativos”. O debate será mediado pelo historiador e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), George Cabral. 

Ao meio-dia, haverá a mesa redonda “Dimensão Jurídica da Constituição do Império: genealogia textual, mudança normativa e estabilidade do sistema monárquico”, mediada pelo professor da Faculdade de Direito da Universidade de Pernambuco (UPE), Marcelo Casseb. O seminário se encerra às 16 horas com a palestra do professor de história da UFPE, Marcus Carvalho.


Ao contrário da atual Constituição Cidadã, promulgada democraticamente em 1988, a de 1824 foi outorgada em 25 de março daquele ano. De acordo com o historiador da UFPE, George Cabral, trata-se de uma Constituição Imperial, imposta por parte da coroa brasileira”. Cabral ressalta que várias províncias, inclusive Pernambuco, só aceitaram participar do Império diante da promessa de que haveria uma Constituinte com representantes eleitos. 

A história revela, no entanto, que a Constituição Imperial surgiu após um episódio lamentável de nossa história: o fechamento da primeira Constituinte, promovida por um ato absolutista de Dom Pedro I, fato que ficou conhecido como a ‘Noite da Agonia’. De acordo com o historiador, trata-se do primeiro golpe armado da história do Brasil. 


“A promessa é que seria uma Constituição verdadeiramente liberal, que desse soberania ao povo. O que não ocorreu porque Dom Pedro I enviou tropas armadas para fechar a Assembleia Constituinte”, detalhou. Para se contrapor ao poder absolutista de Dom Pedro, os deputados constituintes se declararam em sessão permanente, mas foram rendidos e dispersados pelas forças armadas do imperador. 

“A ordem para fechar a assembleia constituinte veio exatamente quando se discutia os limites do poder do imperador. D. Pedro I reagiu, nomeando uma comissão que criou o poder moderador, desarticulando assim o jogo de equilíbrio de um regime constitucional dividido em três poderes”, explicou o historiador. 


*Serviço:*

Seminário: “200 anos da Constituição do Império: dimensões jurídicas, políticas e históricas”

Quando: 06 de agosto de 2024 das 9h30 às 16h50

Onde: Auditório Sérgio Guerra, sede da Alepe, Boa Vista

Inscrições: A partir desta segunda-feira (22/07) pelo link forms.gle/HcXnxCrLeYCcGUNR9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

MAIO MÊS DE MARIA, HOMENAGEIE NOSSA SENHORA.

Paróquia de Sant'Ana convida comunidade para homenagear Nossa Senhora nas celebrações do mês de maio Neste mês de maio a igreja realiza as celebrações em homenagem à Maria. E como de costume, os noiteiros participam da celebração com um gesto de amor e devoção à escolhida de Deus para ser mãe de Jesus Cristo. Basta formar um grupo com a família, amigos de trabalho, da rua e da comunidade, ir à Secretaria Paroquial e escolher uma noite. Não tem custo, o único compromisso do noiteiro é participar da celebração no dia escolhido. Escolas, comerciantes, alunos, professores, trabalhadores de todos os segmentos, grupos de oração, grupos de jovens, comunidades rurais, centros comunitários, associações e sindicatos podem ser noiteiros. Participe desse momento e junte-se à nós para celebrarmos um lindo mês mariano! -- Pastoral da Comunicação - Paróquia de Sant'Ana Rua Cleto Campelo, 65 Centro - Gravatá-PE - (81) 3533-0556 facebook.com/santana.gravata instagram: @santa...