Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Project Trail Run agitou Gravatá com corridas de trilhas de aventura ao ar livre

Postado em 09 de junho de 2024

A cidade pernambucana recebeu o evento com entusiasmo, numa competição que reuniu atletas de oito estados brasileiros

No domingo, dia 9 de junho, Gravatá foi palco do Project Trail Run (PTR), um evento que celebra a paixão por corridas de trilhas de aventura ao ar livre e a busca por momentos em contato direto com a natureza. Realizado pelo PTR com o apoio da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, o evento contou com trilhas de diferentes distâncias: 5km, 10km, 17km e 32km, com desafios para corredores de todos os níveis.


A edição deste ano foi marcada pela participação ativa de entusiastas do esporte de mais de 40 municípios de Pernambuco e de 8 estados brasileiros que se uniram para tornar o evento um sucesso. A palavra "Project" no nome do evento reforça seu caráter coletivo, ressalta a importância de todos os envolvidos na organização e dos corredores atuarem juntos. Este espírito de colaboração é o que transforma o PTR em muito mais do que uma competição, cria uma verdadeira comunidade de visionários e amantes da natureza.

Além das corridas, o PTR proporcionou aos participantes uma imersão na beleza natural de Gravatá, conhecida por suas paisagens deslumbrantes e clima agradável. Os corredores enfrentaram trilhas desafiadoras que os levaram por caminhos rodeados de vegetação nativa e vistas panorâmicas e reforçaram o compromisso do evento com a preservação ambiental e o turismo sustentável.

Eventos como o PTR são de suma importância para o fomento do turismo e o fortalecimento da economia local. O sucesso do Project Trail Run é um testemunho do potencial de Gravatá como destino para atividades esportivas e de aventura, o que visa tornar o município a Capital do Trail Run do Agreste. Os secretários de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima e de Comunicação Social e Imprensa prestigiaram o evento, bem como a chefe de gabinete, Liliane Costa e o secretário executivo de Saúde, Leonardo Lima. A Guarda Civil Municipal e a equipe de Saúde apoiaram o evento.


Elizabeth Szilassy, uma canadense de 65 anos que vive em Brejo da Madre de Deus, participou da corrida no percurso de 32km e terminou em quarto lugar na categoria feminina. Ela destaca que ”eu fiz 32km, é a primeira vez que estou correndo PTR e segunda vez em Gravatá, pois corri corrida de rua aqui há 6 anos. Foi um desafio, mas moro em Brejo da Madre de Deus e tenho onde treinar, porque tem muitas ladeiras. Ontem fez oito dias que treinei 31km em 4h. Lá treinei com 1.000m de altimetria, mas aqui foram 1.350m. Gostei demais, pois foi meio chuvoso, meio frio. Tenho 65 anos, foi um desafio e estou feliz.”


Jair José, corredor da cidade de Garanhuns, terminou em primeiro lugar na categoria masculina do percurso de 32km. Para ele, ”a Prefeitura de Gravatá está de parabéns, junto ao PTR por ter feito essa prova. O percurso tinha muita subida, muita lama, o que foi show de bola pra esse tipo de projeto. Vocês estão de parabéns e espero que vocês não deixem de fazer esse evento, porque atrai muita coisa boa para a cidade, leva o povo pra rua, pra correr e agradeço a todos que estão juntos comigo. Fui campeão da primeira etapa em Itapuama e agora campeão aqui na etapa de Gravatá.”


Lúcio Poncioni, head de tecnologia do PTR, fala da importância da parceria entre a empresa e a gestão pública municipal para a realização da corrida. ”O PTR está completamente grato à população de Gravatá que abraçou o projeto, nos recebeu com muito carinho e consolidou uma parceria que vai ser duradoura. Estaremos aqui ano que vem e transformamos hoje Gravatá na capital da corrida de trilha do Nordeste. Foram 550 atletas cadastrados na corrida de 8 estados diferentes e mais de 40 cidades de Pernambuco. Foi um sucesso.”


Marllon Lima, secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, aborda a importância desse evento para a economia local. ”Corrida PTR de trilha sendo realizada aqui em Gravatá, um grande evento, um marco para o esporte gravataense, muita gente de fora, a economia sendo aquecida com essa corrida e ficamos muito felizes e satisfeitos. Nossa intenção é sempre promover mais ações de esporte, de cultura, de lazer, de turismo e a gente espera que próximo ano a corrida volte para Gravatá para tornar Gravatá a Capital da Corrida de Trilha no Norte e Nordeste.


Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...