Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Project Trail Run agitou Gravatá com corridas de trilhas de aventura ao ar livre

Postado em 09 de junho de 2024

A cidade pernambucana recebeu o evento com entusiasmo, numa competição que reuniu atletas de oito estados brasileiros

No domingo, dia 9 de junho, Gravatá foi palco do Project Trail Run (PTR), um evento que celebra a paixão por corridas de trilhas de aventura ao ar livre e a busca por momentos em contato direto com a natureza. Realizado pelo PTR com o apoio da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, o evento contou com trilhas de diferentes distâncias: 5km, 10km, 17km e 32km, com desafios para corredores de todos os níveis.


A edição deste ano foi marcada pela participação ativa de entusiastas do esporte de mais de 40 municípios de Pernambuco e de 8 estados brasileiros que se uniram para tornar o evento um sucesso. A palavra "Project" no nome do evento reforça seu caráter coletivo, ressalta a importância de todos os envolvidos na organização e dos corredores atuarem juntos. Este espírito de colaboração é o que transforma o PTR em muito mais do que uma competição, cria uma verdadeira comunidade de visionários e amantes da natureza.

Além das corridas, o PTR proporcionou aos participantes uma imersão na beleza natural de Gravatá, conhecida por suas paisagens deslumbrantes e clima agradável. Os corredores enfrentaram trilhas desafiadoras que os levaram por caminhos rodeados de vegetação nativa e vistas panorâmicas e reforçaram o compromisso do evento com a preservação ambiental e o turismo sustentável.

Eventos como o PTR são de suma importância para o fomento do turismo e o fortalecimento da economia local. O sucesso do Project Trail Run é um testemunho do potencial de Gravatá como destino para atividades esportivas e de aventura, o que visa tornar o município a Capital do Trail Run do Agreste. Os secretários de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima e de Comunicação Social e Imprensa prestigiaram o evento, bem como a chefe de gabinete, Liliane Costa e o secretário executivo de Saúde, Leonardo Lima. A Guarda Civil Municipal e a equipe de Saúde apoiaram o evento.


Elizabeth Szilassy, uma canadense de 65 anos que vive em Brejo da Madre de Deus, participou da corrida no percurso de 32km e terminou em quarto lugar na categoria feminina. Ela destaca que ”eu fiz 32km, é a primeira vez que estou correndo PTR e segunda vez em Gravatá, pois corri corrida de rua aqui há 6 anos. Foi um desafio, mas moro em Brejo da Madre de Deus e tenho onde treinar, porque tem muitas ladeiras. Ontem fez oito dias que treinei 31km em 4h. Lá treinei com 1.000m de altimetria, mas aqui foram 1.350m. Gostei demais, pois foi meio chuvoso, meio frio. Tenho 65 anos, foi um desafio e estou feliz.”


Jair José, corredor da cidade de Garanhuns, terminou em primeiro lugar na categoria masculina do percurso de 32km. Para ele, ”a Prefeitura de Gravatá está de parabéns, junto ao PTR por ter feito essa prova. O percurso tinha muita subida, muita lama, o que foi show de bola pra esse tipo de projeto. Vocês estão de parabéns e espero que vocês não deixem de fazer esse evento, porque atrai muita coisa boa para a cidade, leva o povo pra rua, pra correr e agradeço a todos que estão juntos comigo. Fui campeão da primeira etapa em Itapuama e agora campeão aqui na etapa de Gravatá.”


Lúcio Poncioni, head de tecnologia do PTR, fala da importância da parceria entre a empresa e a gestão pública municipal para a realização da corrida. ”O PTR está completamente grato à população de Gravatá que abraçou o projeto, nos recebeu com muito carinho e consolidou uma parceria que vai ser duradoura. Estaremos aqui ano que vem e transformamos hoje Gravatá na capital da corrida de trilha do Nordeste. Foram 550 atletas cadastrados na corrida de 8 estados diferentes e mais de 40 cidades de Pernambuco. Foi um sucesso.”


Marllon Lima, secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, aborda a importância desse evento para a economia local. ”Corrida PTR de trilha sendo realizada aqui em Gravatá, um grande evento, um marco para o esporte gravataense, muita gente de fora, a economia sendo aquecida com essa corrida e ficamos muito felizes e satisfeitos. Nossa intenção é sempre promover mais ações de esporte, de cultura, de lazer, de turismo e a gente espera que próximo ano a corrida volte para Gravatá para tornar Gravatá a Capital da Corrida de Trilha no Norte e Nordeste.


Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...