Curso de Comidas Típicas tem encerramento com a missão cumprida de ensinar 200 pessoas a fazer as delícias juninas
Postado em 27 de junho de 2024
Por meio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), aproximadamente 200 pessoas que moram em Gravatá tiveram a oportunidade de aprender a fazer delícias do período junino, como pamonha de saquinho, bolo de macaxeira com coco ralado, bolo de milho cremoso, canjiquinha doce e o inusitado brigadeiro de milho.
O curso oferecido pelo programa, que está vinculado à Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, teve o encerramento na tarde da quinta (27), no CRAS I, e busca a autonomia das famílias usuárias da política de assistência social, por meio da integração ao mundo do trabalho.
As aulas ficaram sob a responsabilidade do instrutor Ivan Vilar, que disse: “começamos esse mês de junho com tema Comidas Juninas, projeto da Cozinha Itinerante, onde vamos abranger todos os bairros e a zona rural da cidade de Gravatá, com outros tipos da gastronomia, como hot dog, bolo de pote, cozinha regional. É uma variedade de cursos que vamos ter até o final do ano e vocês fiquem atentos aos vários cursos e oficinas dentro do projeto”.
Josinaldo Leão, coordenador do Programa Acessuas Trabalho, explicou a dinâmica dos cursos, que aconteceram desde o dia 11 deste mês. “A partir desse programa, estamos fazendo com que várias pessoas sejam contempladas. Esses cursos que aconteceram esses dias de junho, beneficiaram aproximadamente 200 pessoas. Este é um número significativo porque nós conseguimos com esse curso levar e mostrar a importância do que é empreender, para que essas pessoas que participaram possam empreender e de alguma forma ganhar benefício financeiro para colocar em prática tudo o que aprenderam com o curso. Foram várias localidades, como CAIC, Alpes Suíço, CRAS I, Casa do Idoso, praticamente todos os bairros foram contemplados. Agora vamos ter, no próximo semestre, vários cursos em que as pessoas podem procurar o CRAS e se inscrever”.
Viviane Salgado Sanjurjo, secretária de Assistência Social e Juventude, esteve presente no evento de encerramento dos cursos.
Veja alguns depoimentos de quem participou desta etapa junina:
Cícera Maria, dona de casa, “Eu luto contra uma depressão desde 2017 e esse curso abriu uma porta para mim, porque vou fazer as comidas e vou para a rua vender e criar meus filhos. Primeiramente Deus e segundo essa oportunidade aqui que eu creio que foi Deus que me deu, porque não tem explicação. Eu estava em cima de uma cama e agora estou aqui aprendendo essas coisas. Só tenho a agradecer a todos e ao prefeito que ajuda a todos e a vocês do CRAS”.
Luana dos Santos, dona de casa. “Para mim foi gratificante esse curso, saber que tem alguém disponibilizando o curso para quem quer aprender e empreender também para ganhar uma grana extra. Ajuda muito porque muita gente utiliza desses eventos para ganhar uma renda extra. Para mim foi muito bom e pretendo fazer um novo curso que ele vai trazer para a gente. É ótimo”.
Luciana Sales, dona de casa. “Eu gostei porque a gente sai de casa e esse curso foi bom para mim, as mães também que participaram. Foi muito bom porque é uma renda a mais e vai servir para eu vender, servir a minha família, como eu aprendi a fazer o brigadeiro de milho para minhas crianças. Uma forma nova de aprender a fazer o doce com milho, pois eu só fazia pamonha e canjica. Eu amei o curso e pretendo fazer outros se tiver. Eu agradeço a prefeitura, primeiramente a Deus, ao prefeito e ao professor que veio dar aula para a gente”.
Maria do Socorro. “Esse curso é muito maravilhoso para a gente, uma que eu já sabia fazer algumas coisas e outra eu estou muito feliz sobre esse trabalho. Agradeço primeiramente a Deus e à comunidade. Acho muito bonito a pessoa que se interessa a fazer curso de comida. É muito maravilhoso. A pamonha é ótima, a canjica é de primeira, o doce é muito bacana e eu fiquei muito emocionada com as pessoas que vieram aqui ensinar a gente a fazer mais comida. É um trabalho de São João muito maravilhoso, comida muito gostosa e eu só tenho a agradecer a Deus e aos amigos que vieram ensinar a gente. Agradeço à prefeitura, que é maravilhosa, e quero dizer que a Casa do Idoso é muito maravilhosa, a gente nem sabe agradecer o tanto que elas merecem”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo, Filipe Vasconcelos e Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza, Ednaldo Lourenço e Nilson Silva (SECOM)
Comentários
Postar um comentário