Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Caminhada de Frei Damião aconteceu em Gravatá na noite da sexta (31)

Postado em 01 de junho de 2024

Fiéis demonstram devoção e fé, enchem as ruas e formam uma grande multidão durante todo o trajeto da Matriz de Sant’Ana até a Capela de São Miguel no Riacho do Mel

Na noite desta sexta-feira (31), a comunidade religiosa católica de Gravatá se reuniu para participar da 27ª edição da Caminhada de Frei Damião. O evento, que atrai milhares de fiéis todos os anos, incluiu uma caminhada seguida de uma missa campal marcada pela presença de Frei Damião pela primeira vez no andor. 


A procissão teve início na Igreja Matriz de Sant’Ana e seguiu em direção à Capela de São Miguel, localizada no Riacho do Mel, na PE-87. Este local é historicamente significativo, pois foi onde Frei Damião celebrou sua primeira missa ao chegar no Brasil. Os bacamarteiros fizeram uma apresentação simbólica, como acontece todos os anos. 

Os fiéis, demonstrando grande devoção e fé, encheram as ruas, formando uma grande multidão durante todo o trajeto.

A missa foi presidida por Frei Jaciel e também contou com a participação de Padre Antônio Márcio que trouxe palavras de fé e esperança aos presentes. Este evento anual não só fortalece a fé da comunidade, mas também preserva a memória e o legado de Frei Damião, que continua a ser uma inspiração para muitos.


Pároco da Igreja Matriz de Sant’Ana, padre Antônio Márcio destacou em sua fala a importância desse dia e agradeceu o apoio da gestão municipal: “Nessa terra de Gravatá iniciou sua missão no Nordeste e aquilo que o mundo inteiro conhece do missionário Frei Damião começou aqui nessa singela capela. Por isso é um dia de louvar, um dia de bendizer e glorificar o nosso Deus. A isso nós queremos dizer a Deus, obrigado. Nós queremos dizer a nossa gratidão a tantas pessoas de boa vontade e queremos elevar ao bom Deus uma prece pela Prefeitura Municipal de Gravatá que tem feito sua parte, nos ajudando, colaborando, cooperando para que o evangelho seja divulgado e Jesus Cristo amado e conhecido por todos”.


Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, este presente nesse momento de muita fé e devoção do povo gravataense: “Nós comemoramos, celebramos 27 anos da morte de Frei Damião e sempre contamos com uma quantidade enorme de pessoas de Gravatá, de outras localidades, muitos romeiros e romeiras aqui na capelinha de São Miguel no Riacho do Mel onde no ano de 31 ele celebrou a eucaristia recém chegado da Itália. Essa referência é importante para nós e essa celebração vem fortalecer nossa fé”.

Também acompanharam a procissão e a missa a primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos,Viviane Facundes, secretário de Turismo Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima, a secretária da Mulher, Ester Gomes, a secretária de Saúde, Viviany Cavalcanti, o secretário de Segurança e Defesa Civil, Gilmar Oliveira, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Gravatá, Léo do Ar e o vereadores Régis da Compesa, Leandro do Transporte Alternativo. 


Reportagem: Mathilde Souza 
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

28)12)21 INFLUENZA A (H3N2) Pernambuco confirma circulação comunitária da influenza A (H3N2) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), liberou nesta terça-feira (28), para o Município de Gravatá, o resultado de análise de 03 amostras que deram negativas para Covid-19, mas que positivaram para Influenza A. Dos casos, dois são do sexo masculino, na faixa etária de 60 a 80 anos, sendo um caso leve, já recuperado, e outro hospitalizado. O outro caso confirmado laboratorialmente é do sexo feminino, da faixa etária de 40 a 50 anos, com sintomas leves.   A Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria de saúde, continua com a realização de testes em massa para Covid-19 e, reforça mais uma vez, a importância do uso de máscaras corretamente para evitar mais contaminações, além do isolamento se tiver sintomas de gripe. Cada cidadão com consciência, fazendo sua parte, para continuarmos salvando vidas. Gravatá, 28 de dezembro de 2021.

Educação no Brasil

Postado em 01/09/22 Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola. "Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980." "Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:" "O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º a

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193