Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Alepe promove seminário sobre as novas regras para as eleições municipais

Postado em 10 de junho de 2024

Combate às fake news, cota de gênero, registro de candidaturas, prestação de contas e propaganda eleitoral serão temas do evento

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE,) promove nesta terça-feira (11/06) o seminário “Eleições 2024: Novas Regras”. O evento tem como objetivo atualizar e capacitar o público sobre as mudanças ocorridas na legislação eleitoral, o que envolve servidores e gestores públicos, os próprios candidatos, advogados eleitorais e dirigentes partidários, além de outras pessoas que tenham interesse sobre o tema.


O seminário será realizado no auditório Sérgio Guerra, no prédio-sede da Alepe, no Recife, das 8h às 17h. Quase 900 pessoas se inscreveram para participar da programação. Segundo os organizadores do evento, o grande número de interessados revela a necessidade de debates ampliados e com fontes confiáveis sobre as novas regras eleitorais para evitar que os candidatos sejam penalizados por infringir a legislação na disputa eleitoral em outubro. O debate será coordenado pela Escola do Legislativo (Elepe).

 “É muito significativo criar esses espaços para discutir com todos os atores envolvidos nas eleições, pois é desse debate que extraímos efetivamente soluções e reflexões sobre os principais temas do Direito Eleitoral", enfatizou o superintendente da Elepe e idealizador do seminário, José Humberto Cavalcanti.


Nas eleições municipais deste ano, de acordo com os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão eleitos prefeitos em 5.569 cidades brasileiras, além de aproximadamente 58.114 vereadores. Só os moradores do Distrito Federal e da ilha de Fernando de Noronha, que é um Distrito Estadual de Pernambuco, não poderão votar.

Durante o seminário, os participantes vão conhecer as condutas vedadas pela Lei, saber como identificar e coibir as fake news, discutir sobre as propagandas eleitorais, dentre outros temas sobre as eleições como forma de contribuir para o equilíbrio e a transparência do processo eleitoral. 

_PALESTRAS_
O primeiro tema do encontro abordará uma questão que deve balizar julgamentos nas disputas: a súmula sobre fraude à cota de gênero aprovada neste mês pelo TSE. A medida determina que todos os tribunais regionais eleitorais apliquem a súmula que impõe o respeito à cota de gênero. Sua aplicação já se impõe no período de formulação, pelos partidos, das listas de candidatos às eleições. O assunto será tratado pela desembargadora eleitoral do TRE-PE Mariana Vargas, coordenadora de Gestão e Planejamento Estratégico do Centro de Estudos Judiciários do Tribunal de Justiça de Pernambuco. 


Outro tema abordará uma discussão sempre presente nas eleições, desde o pleito de 2018: Propaganda Eleitoral e Desinformação (fake news). Especialista em Direito Eleitoral, o advogado Delmiro Campos abordará o assunto. “Oportunizar diálogos sobre as regras eleitorais é, antes de tudo, potencializar a democracia. Os esforços da EJE/PE e da Elepe-PE, com um seminário dedicado às novas regras das eleições 2024, simboliza essa preocupação das escolas”, disse.

 “O TRE-PE tem todo o interesse na disseminação de informações, capacitando participantes e demais interessados no processo eleitoral. Neste ano, além de outros momentos de capacitação já realizados, retomamos a parceria com a Alepe, por meio das nossas Escolas”, reforçou o diretor-geral do Tribunal, Orson Lemos. Ele destacou ainda que o alto número de inscrição já demonstra, antes mesma da realização, a importância do seminário.
 
Os demais temas tratarão de Registro de Candidaturas e Prestação de Contas, ministrados respectivamente pelo Secretário Judiciário do TRE-PE, Cícero de Oliveira; e pelo chefe da Seção de Contas Eleitorais do TRE-PE, Marcos Andrade.

_Serviço:_
Seminário Eleições 2024: Novas regras
Quando: 11 de junho, das 8h às 17 horas
Onde: Auditório Sérgio Guerra, sede da Alepe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...