Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Alepe promove semana do meio ambiente com ações abertas ao público e voltadas para preservação ambiental

Postado em 01 de junho de 2024

Além de palestras, audiências públicas e visitas técnicas, haverá lançamento de exposição e concurso sobre ecologia para estudantes de escola pública

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), promove ao longo da semana uma série de atividades sobre o tema. A programação vai de 3 a 7 de junho. A iniciativa engloba o lançamento do projeto de conscientização e práticas sustentáveis voltados para alunos de escola pública, apresentação de políticas públicas sustentáveis e responsabilidade ambiental com campanhas de reciclagem, palestras no Recife e interior do estado.


As atividades incluem ainda audiência pública e palestras, inauguração de uma exposição voltada para o reaproveitamento de materiais reutilizáveis que teriam o lixo como destino, mas que se transformaram em obras de arte. A ‘Galeria Reciclada na Alepe’ é uma iniciativa da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) que ficará aberta ao público. As ações são coordenadas pela Comissão de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal da Alepe.

As atividades programadas pela Casa na semana do meio ambiente estão amparadas no selo Alepe Sustentável, Solidárias e Inclusiva. O roteiro começa na segunda-feira (03/06), a partir das 8h30, com o lançamento do projeto de Conscientização Socioambiental do Colégio Ginásio Pernambucano. A ação, coordenada pela professora Thaynah Leal, prevê a criação de uma horta comunitária, campanhas de reciclagem, palestras sobre o uso eficiente de recursos naturais e um concurso de ideias sobre ecologia. 

Na terça-feira (04/06), às 10h, a Comissão de Meio Ambiente da Alepe fará uma audiência pública sobre as “Estratégias de Prevenção aos Efeitos das Mudanças Climáticas em Pernambuco”. Especialistas em climatologia, representantes de organizações ambientais, autoridades governamentais e interessados no assunto vão discutir sobre os impactos das mudanças climáticas no estado. O evento acontecerá no auditório Sérgio Guerra. 

Na quarta-feira (05/06), em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Alepe promoverá duas ações. Às 9h será aberta a exposição ‘Galeria Reciclada na Alepe’ em parceria com a Cepe. As peças, produzidas pelo artista plástico Júlio Gonçalves, ficarão expostas de 05 a 21/06, no Hall Superior do Edifício Miguel Arraes. 

Paralela à exposição acontecerá na quarta-feira (05/06), a partir das 10h, a palestra “Desertificação em Pernambuco: desafios e enfrentamentos”. Os participantes vão discutir as causas, consequências e estratégias para enfrentar o problema no estado. Os especialistas em meio ambiente, climatologia e gestão de recursos naturais vão abordar sobre a perda da vegetação, a redução de fertilidade do solo, escassez de água e os impactos socioeconômicos para a população.

Além de apontar as possíveis causas da desertificação, os especialistas em meio ambiente vão apresentar estratégias de conservação do solo, técnicas de manejo sustentável, políticas públicas e iniciativas comunitárias que estão sendo adotadas no estado. A ideia é reduzir os efeitos da desertificação e promover a sustentabilidade ambiental.
  
Na quinta-feira (06/06) e sexta-feira (07/06) a Comissão de Meio Ambiente da Alepe programou visitas técnicas nas cidades de Petrolina e Serra Talhada. Na primeira, os deputados e funcionários da Codevasf vão discutir medidas para combater o desmatamento e a desertificação, especialmente no semiárido pernambucano. Na sexta-feira, em Serra Talhada, os parlamentares farão uma visita à sede do Instituto Serra Grande. A instituição é voltada para recuperação de áreas desmatadas da Caatinga e na implementação de projetos de reflorestamento. De acordo com a Alepe, a visita tem como objetivo fortalecer parcerias, desenvolver políticas públicas e apoiar iniciativas de sustentabilidade ambiental e socioeconômico local.  

Serviço: 

Lançamento do projeto Conscientização Socioambiental 
Data: 03 de junho, às 8h30
Local: Colégio Ginásio Pernambucano

Audiência pública: Estratégias de Prevenção aos Efeitos das Mudanças Climáticas em PE
Data: 04 de junho, às 10h
Local: Auditório Sérgio Guerra

Abertura da exposição Galeria Reciclada na Alepe
Data: 05 de junho, às 9h
Local: Hall superior do Edifício Miguel Arraes

Palestra: Desertificação em Pernambuco
Data: 05 de junho, às 10h
Local: Auditório Sérgio Guerra

Visitas técnica às cidades de Petrolina e Serra Talhada
data: 06 e 07 de junho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...