Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Alepe promove semana do meio ambiente com ações abertas ao público e voltadas para preservação ambiental

Postado em 01 de junho de 2024

Além de palestras, audiências públicas e visitas técnicas, haverá lançamento de exposição e concurso sobre ecologia para estudantes de escola pública

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), promove ao longo da semana uma série de atividades sobre o tema. A programação vai de 3 a 7 de junho. A iniciativa engloba o lançamento do projeto de conscientização e práticas sustentáveis voltados para alunos de escola pública, apresentação de políticas públicas sustentáveis e responsabilidade ambiental com campanhas de reciclagem, palestras no Recife e interior do estado.


As atividades incluem ainda audiência pública e palestras, inauguração de uma exposição voltada para o reaproveitamento de materiais reutilizáveis que teriam o lixo como destino, mas que se transformaram em obras de arte. A ‘Galeria Reciclada na Alepe’ é uma iniciativa da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) que ficará aberta ao público. As ações são coordenadas pela Comissão de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal da Alepe.

As atividades programadas pela Casa na semana do meio ambiente estão amparadas no selo Alepe Sustentável, Solidárias e Inclusiva. O roteiro começa na segunda-feira (03/06), a partir das 8h30, com o lançamento do projeto de Conscientização Socioambiental do Colégio Ginásio Pernambucano. A ação, coordenada pela professora Thaynah Leal, prevê a criação de uma horta comunitária, campanhas de reciclagem, palestras sobre o uso eficiente de recursos naturais e um concurso de ideias sobre ecologia. 

Na terça-feira (04/06), às 10h, a Comissão de Meio Ambiente da Alepe fará uma audiência pública sobre as “Estratégias de Prevenção aos Efeitos das Mudanças Climáticas em Pernambuco”. Especialistas em climatologia, representantes de organizações ambientais, autoridades governamentais e interessados no assunto vão discutir sobre os impactos das mudanças climáticas no estado. O evento acontecerá no auditório Sérgio Guerra. 

Na quarta-feira (05/06), em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Alepe promoverá duas ações. Às 9h será aberta a exposição ‘Galeria Reciclada na Alepe’ em parceria com a Cepe. As peças, produzidas pelo artista plástico Júlio Gonçalves, ficarão expostas de 05 a 21/06, no Hall Superior do Edifício Miguel Arraes. 

Paralela à exposição acontecerá na quarta-feira (05/06), a partir das 10h, a palestra “Desertificação em Pernambuco: desafios e enfrentamentos”. Os participantes vão discutir as causas, consequências e estratégias para enfrentar o problema no estado. Os especialistas em meio ambiente, climatologia e gestão de recursos naturais vão abordar sobre a perda da vegetação, a redução de fertilidade do solo, escassez de água e os impactos socioeconômicos para a população.

Além de apontar as possíveis causas da desertificação, os especialistas em meio ambiente vão apresentar estratégias de conservação do solo, técnicas de manejo sustentável, políticas públicas e iniciativas comunitárias que estão sendo adotadas no estado. A ideia é reduzir os efeitos da desertificação e promover a sustentabilidade ambiental.
  
Na quinta-feira (06/06) e sexta-feira (07/06) a Comissão de Meio Ambiente da Alepe programou visitas técnicas nas cidades de Petrolina e Serra Talhada. Na primeira, os deputados e funcionários da Codevasf vão discutir medidas para combater o desmatamento e a desertificação, especialmente no semiárido pernambucano. Na sexta-feira, em Serra Talhada, os parlamentares farão uma visita à sede do Instituto Serra Grande. A instituição é voltada para recuperação de áreas desmatadas da Caatinga e na implementação de projetos de reflorestamento. De acordo com a Alepe, a visita tem como objetivo fortalecer parcerias, desenvolver políticas públicas e apoiar iniciativas de sustentabilidade ambiental e socioeconômico local.  

Serviço: 

Lançamento do projeto Conscientização Socioambiental 
Data: 03 de junho, às 8h30
Local: Colégio Ginásio Pernambucano

Audiência pública: Estratégias de Prevenção aos Efeitos das Mudanças Climáticas em PE
Data: 04 de junho, às 10h
Local: Auditório Sérgio Guerra

Abertura da exposição Galeria Reciclada na Alepe
Data: 05 de junho, às 9h
Local: Hall superior do Edifício Miguel Arraes

Palestra: Desertificação em Pernambuco
Data: 05 de junho, às 10h
Local: Auditório Sérgio Guerra

Visitas técnica às cidades de Petrolina e Serra Talhada
data: 06 e 07 de junho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...