Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Prefeitura de Gravatá realizou encerramento do Maio Furta-Cor na manhã da terça-feira (21)

Postado em 22 de maio de 2024

A ação teve a participação das gestantes do Posto IV, Judas Tadeu e CRAS 3 que aprenderam sobre a saúde mental materna

A saúde mental materna é um dos principais fortes da gestão municipal no Maio Furta-Cor que abraça as gestantes que usuárias da saúde de Gravatá. 


A Prefeitura de Gravatá, por meio das Secretarias de Saúde, da Mulher, de Assistência Social e Juventude, em parceria com o Programa Mãe Coruja, realizaram o encerramento das ações do Maio Furta-Cor no Salão de Dinho, no GAMR, com as gestantes dos Posto IV, Judas Tadeu e CRAS 3.

O mês de maio é dedicado às mães e na saúde não é diferente. O mês é reservado para tratar da saúde mental materna. De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma em cada cinco mulheres brasileiras sofre com depressão pós-parto, no período de 6 a 18 meses do bebê.


Débora Mikaeli, gestante de 2 meses, é acompanhada no posto IV e destaca: "Minha experiência está sendo ótima, estou no inicio da gravidez, mas está bem tranquilo o posto que sou atendida é o posto IV, as enfermeiras e equipe são bem atenciosos, todo mês vou certinho para meu pré-natal, estou sendo acompanhada em tudo. A agente de Saúde vai na minha residência fazer perguntas relacionadas ao pré-natal e pra saber se estou bem na gestação. Eu não conhecia as ações do Maio-Furta Cor, achei muito interessante porque estou aprendendo várias coisas, tirei várias dúvidas, estou achando essencial principalmente para as mulheres de baixa renda que as informações não chegam da mesma forma".


Juliana Vieira, coordenadora da promoção de direito da mulher, parceira das ações, avalia que: " O Maio-Furta Cor é uma campanha voltada para as gestantes do município, em parceria com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social e Juventude. Temos essa campanha dando oportunidade para essas mães expressarem sentimentos e emoções através das oficinas desenvolvidas pelo programa Ciranda de Afeto principalmente no Maio-Furta cor que fala da Saúde Mental Materna".


Geneide Maciel, técnica do Programa Mãe Coruja, fala da parceria do Governo do Estado de Pernambuco com o unicípio de Gravatá: "O Programa Mãe Coruja é um programa do Governo do Estado em parceria com o município, estamos em Gravatá para acolher essas mulheres que precisam dessa assistência. Não é um programa individual, é um programa que está junto com a rede, onde fazemos essa parceria e estamos cuidando mais de perto para que essa mulher tenha mais acolhimento e assistência que ela precisa nesse momento que é muito delicado, porém. O Governo do Estado juntamente com o Município, trouxe esse programa justamente para está mais perto dessa mulher ajudando no que seja necessário, diante das necessidades de cada uma com o acompanhamento dos CRAS, Assistência Social, PSFs e com a rede toda".


Aline Abreu, coordenadora da Saúde da Mulher, destaca o encerramento da ação: "Hoje estamos concluindo nosso terceiro evento aqui no município sobre o Maio-Furta Cor e contemplando as gestantes do Posto IV, Judas Tadeu e CRAS III. Foi um evento que a gente promoveu a várias mãos em parceria com o CRAS, Secretária da Mulher, Secretaria de Saúde, com a equipe de cada Posto de Saúde. Muitas colaborações, muita parceria para que esse momento tivesse acontecendo da forma que está".


Reportagem: Pedro Ferreira
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...