Integrantes da Comissão de Direitos de Pessoas LGBT+ são empossados em cerimônia especial realizado pela Secretaria da Mulher
Postado em 24 de maio de 2024
Na ocasião, o Decreto nº 022/2024 que institui o Comitê de Direito Municipal de Promoção e Defesa a política LGBT+ foi assinado na noite da quinta-feira (23)
Uma noite memorável aconteceu na quinta-feira (23), no auditório da Secretaria de Educação, com a assinatura do Decreto nº 022/2024 que visa as políticas públicas para as pessoas LGBT+ do município de Gravatá.
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, empossou os integrantes do Comitê Municipal de Promoção e Garantia de Direitos das Pessoas LGBT+, para trabalhar as políticas públicas ao enfrentamento do Preconceito e à discriminação e promoção dos direitos das pessoas Lésbicas, Gays, Bixessuais, Transsexuais, Queer, Intersexo, Assexuais e outras.
O evento contou com a participação do Grupo Arco-Íris da Serra e integrantes de algumas pastas do município que compõem a mesa da comissão LGBT+.
Stella Sahart, membro do comitê LGBT+ do município de Gravatá, fala da importância dessas Políticas Públicas no nosso município: "Essa política pública que está sendo assinada hoje é importante, sendo uma política para os LGBT+ do município, isso se torna ainda mais macro, mais importante. E como representante do comitê em educação, eu, professor e pesquisador, acho super importante as políticas públicas do município que são voltadas pra gente, e na educação a gente tem um carinho e um cuidado muito especial de trabalhar temas que talvez os alunos e a comunidade escolar ouvissem ou aprendessem de forma errônea, e a gente está para desconstruir essas formas errôneas e tentar imprimir na comunidade o que é certo. E o que é certo? O respeito, amor, tolerância e igualdade”.
Mônica Gleite, presidente do Movimento Arco-íris, fala da luta que tem enfrentado há 23 anos: “O movimento existe aqui em Gravatá há 23 anos e é de luta, perdemos muitas e agora estamos vendo que a nossa luta ainda continua forte. Não vamos perder tantas como perdemos lá atrás, existe agora um comitê, elas agora serão tratadas também na Clínica da Mulher com todo acompanhamento psicológico, hormonal, o processo transexelizador agora existe em Gravatá, que foi uma luta para chegar até aqui. Esse comitê também foi outra luta, mas conquistamos com muita luta e orgulho”.
Ester Gomes, secretária da Mulher, destaca o processo de construção das Políticas Públicas para pessoas LGBT+: “Mais um momento de consolidação da política da pessoa LGBT+. Então, hoje a gente dá mais um passo importante em rumo a efetivação dessas políticas através das instalações do Comitê Municipal de Garantia de Direitos da Pessoa LGBT+. Isso foi fruto de muitos encontros de pessoas que se debruçaram em torno dessa construção política de forma que eles se constituem por representações da gestão pública municipal, bem como da sociedade civil organizada. Então, pra gente isso é um momento muito importante, de muita expressividade e de muita potência para a construção das políticas LGBT+”.
Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, assinou o Decreto e ressalta esse momento histórico: “Esse momento posso dizer que é um momento histórico, em nosso municipio, poder ter a formação do Comitê Municipal de Promoção e Garantia de Direto da Pessoa LGBT+, e além disso queremos desenvolver políticas públicas que possam caminhar no enfrentamento do preconceito e da discriminação. É dessa forma que queremos continuar construindo essas políticas públicas em relação ao segmento LGBT+, porque o compromisso que temos, é com as pessoas”.
Reportagem: Pedro Ferreira
Fotos: Nilson Silva (SECOM)
Comentários
Postar um comentário