Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Integrantes da Comissão de Direitos de Pessoas LGBT+ são empossados em cerimônia especial realizado pela Secretaria da Mulher

Postado em 24 de maio de 2024

Na ocasião, o Decreto nº 022/2024 que institui o Comitê de Direito Municipal de Promoção e Defesa a política LGBT+ foi assinado na noite da quinta-feira (23)

Uma noite memorável aconteceu na quinta-feira (23), no auditório da Secretaria de Educação, com a assinatura do Decreto nº 022/2024 que visa as políticas públicas para as pessoas LGBT+ do município de Gravatá.


A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, empossou os integrantes do Comitê Municipal de Promoção e Garantia de Direitos das Pessoas LGBT+, para trabalhar as políticas públicas ao enfrentamento do Preconceito e à discriminação e promoção dos direitos das pessoas Lésbicas, Gays, Bixessuais, Transsexuais, Queer, Intersexo, Assexuais e outras. 

O evento contou com a participação do Grupo Arco-Íris da Serra e integrantes de algumas pastas do município que compõem a mesa da comissão LGBT+.


Stella Sahart, membro do comitê LGBT+ do município de Gravatá, fala da importância dessas Políticas Públicas no nosso município: "Essa política pública que está sendo assinada hoje é importante, sendo uma política para os LGBT+ do município, isso se torna ainda mais macro, mais importante. E como representante do comitê em educação, eu, professor e pesquisador, acho super importante as políticas públicas do município que são voltadas pra gente, e na educação a gente tem um carinho e um cuidado muito especial de trabalhar temas que talvez os alunos e a comunidade escolar ouvissem ou aprendessem de forma errônea, e a gente está para desconstruir essas formas errôneas e tentar imprimir na comunidade o que é certo. E o que é certo? O respeito, amor, tolerância e igualdade”.


Mônica Gleite, presidente do Movimento Arco-íris, fala da luta que tem enfrentado há 23 anos: “O movimento existe aqui em Gravatá há 23 anos e é de luta, perdemos muitas e agora estamos vendo que a nossa luta ainda continua forte. Não vamos perder tantas como perdemos lá atrás, existe agora um comitê, elas agora serão tratadas também na Clínica da Mulher com todo acompanhamento psicológico, hormonal, o processo transexelizador agora existe em Gravatá, que foi uma luta para chegar até aqui. Esse comitê também foi outra luta, mas conquistamos com muita luta e orgulho”.


Ester Gomes, secretária da Mulher, destaca o processo de construção das Políticas Públicas para pessoas LGBT+: “Mais um momento de consolidação da política da pessoa LGBT+. Então, hoje a gente dá mais um passo importante em rumo a efetivação dessas políticas através das instalações do Comitê Municipal de Garantia de Direitos da Pessoa LGBT+. Isso foi fruto de muitos encontros de pessoas que se debruçaram em torno dessa construção política de forma que eles se constituem por representações da gestão pública municipal, bem como da sociedade civil organizada. Então, pra gente isso é um momento muito importante, de muita expressividade e de muita potência para a construção das políticas LGBT+”.


Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, assinou o Decreto e ressalta esse momento histórico: “Esse momento posso dizer que é um momento histórico, em nosso municipio, poder ter a formação do Comitê Municipal de Promoção e Garantia de Direto da Pessoa LGBT+, e além disso queremos desenvolver políticas públicas que possam caminhar no enfrentamento do preconceito e da discriminação. É dessa forma que queremos continuar construindo essas políticas públicas em relação ao segmento LGBT+, porque o compromisso que temos, é com as pessoas”.


Reportagem: Pedro Ferreira
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

28)12)21 INFLUENZA A (H3N2) Pernambuco confirma circulação comunitária da influenza A (H3N2) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), liberou nesta terça-feira (28), para o Município de Gravatá, o resultado de análise de 03 amostras que deram negativas para Covid-19, mas que positivaram para Influenza A. Dos casos, dois são do sexo masculino, na faixa etária de 60 a 80 anos, sendo um caso leve, já recuperado, e outro hospitalizado. O outro caso confirmado laboratorialmente é do sexo feminino, da faixa etária de 40 a 50 anos, com sintomas leves.   A Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria de saúde, continua com a realização de testes em massa para Covid-19 e, reforça mais uma vez, a importância do uso de máscaras corretamente para evitar mais contaminações, além do isolamento se tiver sintomas de gripe. Cada cidadão com consciência, fazendo sua parte, para continuarmos salvando vidas. Gravatá, 28 de dezembro de 2021.

Educação no Brasil

Postado em 01/09/22 Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola. "Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980." "Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:" "O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º a

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193