Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Integrantes da Comissão de Direitos de Pessoas LGBT+ são empossados em cerimônia especial realizado pela Secretaria da Mulher

Postado em 24 de maio de 2024

Na ocasião, o Decreto nº 022/2024 que institui o Comitê de Direito Municipal de Promoção e Defesa a política LGBT+ foi assinado na noite da quinta-feira (23)

Uma noite memorável aconteceu na quinta-feira (23), no auditório da Secretaria de Educação, com a assinatura do Decreto nº 022/2024 que visa as políticas públicas para as pessoas LGBT+ do município de Gravatá.


A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, empossou os integrantes do Comitê Municipal de Promoção e Garantia de Direitos das Pessoas LGBT+, para trabalhar as políticas públicas ao enfrentamento do Preconceito e à discriminação e promoção dos direitos das pessoas Lésbicas, Gays, Bixessuais, Transsexuais, Queer, Intersexo, Assexuais e outras. 

O evento contou com a participação do Grupo Arco-Íris da Serra e integrantes de algumas pastas do município que compõem a mesa da comissão LGBT+.


Stella Sahart, membro do comitê LGBT+ do município de Gravatá, fala da importância dessas Políticas Públicas no nosso município: "Essa política pública que está sendo assinada hoje é importante, sendo uma política para os LGBT+ do município, isso se torna ainda mais macro, mais importante. E como representante do comitê em educação, eu, professor e pesquisador, acho super importante as políticas públicas do município que são voltadas pra gente, e na educação a gente tem um carinho e um cuidado muito especial de trabalhar temas que talvez os alunos e a comunidade escolar ouvissem ou aprendessem de forma errônea, e a gente está para desconstruir essas formas errôneas e tentar imprimir na comunidade o que é certo. E o que é certo? O respeito, amor, tolerância e igualdade”.


Mônica Gleite, presidente do Movimento Arco-íris, fala da luta que tem enfrentado há 23 anos: “O movimento existe aqui em Gravatá há 23 anos e é de luta, perdemos muitas e agora estamos vendo que a nossa luta ainda continua forte. Não vamos perder tantas como perdemos lá atrás, existe agora um comitê, elas agora serão tratadas também na Clínica da Mulher com todo acompanhamento psicológico, hormonal, o processo transexelizador agora existe em Gravatá, que foi uma luta para chegar até aqui. Esse comitê também foi outra luta, mas conquistamos com muita luta e orgulho”.


Ester Gomes, secretária da Mulher, destaca o processo de construção das Políticas Públicas para pessoas LGBT+: “Mais um momento de consolidação da política da pessoa LGBT+. Então, hoje a gente dá mais um passo importante em rumo a efetivação dessas políticas através das instalações do Comitê Municipal de Garantia de Direitos da Pessoa LGBT+. Isso foi fruto de muitos encontros de pessoas que se debruçaram em torno dessa construção política de forma que eles se constituem por representações da gestão pública municipal, bem como da sociedade civil organizada. Então, pra gente isso é um momento muito importante, de muita expressividade e de muita potência para a construção das políticas LGBT+”.


Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, assinou o Decreto e ressalta esse momento histórico: “Esse momento posso dizer que é um momento histórico, em nosso municipio, poder ter a formação do Comitê Municipal de Promoção e Garantia de Direto da Pessoa LGBT+, e além disso queremos desenvolver políticas públicas que possam caminhar no enfrentamento do preconceito e da discriminação. É dessa forma que queremos continuar construindo essas políticas públicas em relação ao segmento LGBT+, porque o compromisso que temos, é com as pessoas”.


Reportagem: Pedro Ferreira
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.