Postado em 13 de maio de 2024
Uma manhã foi dedicada especialmente para as gestantes aprender a cuidar da saúde mental
A segunda-feira (13), foi especial para as gestantes que são acompanhadas na Clínica da Mulher, elas tiveram palestras e orientações sobre a saúde mental materna em alusão ao Maio Furta-Cor, com a realização da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria da Mulher.
Considerado o Mês das Mães, maio ganhou visibilidade com a criação da Campanha Maio Furta-Cor. O movimento, que acontece simultaneamente em todo o Brasil e em outros 17 países, tem como objetivo conscientizar e sensibilizar toda a população sobre o incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna.
Kauany Mirelle, gestante atendida pela Clínica da Mulher, destaca: "Eu acho essa ação muito importante, porque trabalha a saúde mental das gestantes. A gente passa muita coisa na gestação e é bem importante o apoio que temos na Clínica da Mulher. O acolhimento é muito bom, é muito acolhedor, as meninas do atendimento são muito legais e as enfermeiras e médicas”.*
Verônica Braga, médica ginecologista da Clínica da Mulher, faz o acompanhamento das gestantes, fala da importância da saúde mental: "O mês de maio é muito importante para as mulheres, que é um mês importante porque vai conscientizar as mulheres na promoção da saúde mental para evitar uma doença mais comum que afeta o mundo que é a depressão. Então, através dos nossos trabalhos, estamos tentando estimular a realização de exercícios físicos o apoio psicológico principalmente para as gestantes adolescentes e gestantes na fase adulta".
A coordenadora da Clínica da Mulher, Waléria Cuíca, fala do suporte de acompanhamento que as gestantes recebem durante toda gestação: "O Centro de Referência da Clínica da Mulher é de alto risco, então todas as pacientes que vem pra cá são encaminhadas aos postos de saúde e vem com o encaminhamento, a gente marca todo dia de sete da manhã até quatro da tarde. Aqui a gente tem todo acompanhamento de alto risco para elas, todo suporte, a gente faz exames laboratoriais. Marcamos as ultrassonografias para o posto 1, estamos com um ganho grande no município pois estamos com ultrassonografia com doppler. Então, Viviany Cavalcanti, junto com o secretariado procurando sempre melhorar a assistência para a população de Gravatá. O mês de maio começa a proposta do Maio Furta-Cor, que é para defender e evitar que essas gestantes tenham depressão pós parto, trouxemos essa proposta para Clínica da Mulher para essa gestantes de alto risco, ter todo um acompanhamento e se sentirem mais segura com a parte da humanização da saúde".
Reportagem: Pedro Ferreira
Fotos: Nilson Silva (SECOM)
Comentários
Postar um comentário