Postado em 29 de maio de 2024
Equipamento público municipal ajuda população no cadastro de programas sociais que garantem direitos
A noite da terça (28) foi festiva para a gestão municipal de Gravatá e para os beneficiários do CRAS II, na Área Verde, com a entrega da reforma completa do prédio. O equipamento é composto por recepção, banheiros para beneficiários e para funcionários, almoxarifado, sala de reunião, de atendimento do CADÚNICO/Programa Bolsa Família, da equipe técnica, da coordenação e copa, além de ter computadores e mobiliário novos.
Além da requalificação do equipamento, foi adquirido um veículo 0 km através da Portaria n° 886/2023, que trata de um Recurso Extraordinário destinado a Política de Assistência Social para Estruturação da Proteção Social Básica e Especial para apoio aos serviços executados nos CRAS.
O Município foi contemplado com o Recurso no valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) para aquisição de materiais permanentes e veículos em conformidade às especificações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o veículo foi destinado a Proteção Social Básica.
Giselda, carroceira, mais conhecida como Gil, é moradora da Área Verde e é uma das beneficiárias do CRAS II. “É muito bom aqui. Eu pego a sopa e o munguzá, que nunca falte para a gente. Achei aqui mais bonito do que estava. Todo ano a gente ganha a feira básica. A prefeitura está de parabéns, amei aqui, está ótimo. Primeiro agradeço a Deus e segundo ao prefeito”.
Viviane Salgado Sanjurjo, secretária de Assistência Social e Juventude, destaca a vitória da população que mais precisa desse equipamento. “Foi uma grande conquista para a Política de Assistência Social de Gravatá, através da gestão do padre Joselito Gomes, que vem fortalecendo essa política para acompanhamento das famílias, o atendimento, a acolhida e a garantia de direitos efetivamente. O CRAS está de portas abertas para todos os usuários, idosos, crianças, adolescentes, as gestantes para terem sua vida com qualidade melhor com dignidade e muito respeito. Aqui nós atendemos através dos serviços e programas: Serviço de Convivência, o Programa Criança Feliz, o CADÚnico, são todos serviços que são voltados para a população de Gravatá para melhor qualidade de vida com a garantia de direitos. É a questão de você estar trazendo para a população aquilo que ela mais necessita. A população em vulnerabilidade social e que a gente tenta acolher e garantir o mínimo social que elas merecem”.
O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, disse: “eu tenho dito como estava esse equipamento antes e como está hoje. Totalmente reformado, requalificado, é importante para o profissional que aqui trabalha e mais ainda para a população que busca aqui serviços que necessita. O CRAS é uma das portas da assistência social. Além da área coberta, que temos aqui ao lado, a entrega de um carro zero km para a proteção básica da assistência. Temos aqui vizinho o prédio próprio do CREAS que já entregamos no ano passado e aqui atrás o terreno já preparado, projeto pronto, orçado, porque queremos construir a Casa de Acolhimento. É dessa forma que trabalhamos demonstrando o compromisso que temos com as pessoas”.
Além de moradores e servidores públicos municipais, os vereadores Léo do Ar, que é presidente da Câmara Municipal, Cabritinha, Leandro do Transporte Alternativo e Tonho da Rodoviária estiveram presentes representando o poder legislativo de Gravatá.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)
Comentários
Postar um comentário