Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Audiência Pública: Defesa Civil de Gravatá apresenta o Plano de Contingência elaborado para atuação de possíveis ocorrências

Postado em 29 de maio de 2024

São importantes as orientações para que toda equipe saiba como proceder em casos de emergências e desastres no município

Nesta quarta-feira (29), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, realizou audiência pública na Câmara Municipal de Gravatá para apresentar o Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil à comunidade, associações e autoridades municipais, para que todos fiquem cientes do empenho da gestão municipal na manutenção da segurança e do bem-estar da população.


Na ocasião, foi exposto o planejamento tático que é elaborado a partir de uma determinada hipótese de desastre com objetivo de reduzir a possibilidade desta ocorrência. Desta forma, se estabelecem os procedimentos a serem adotados pelos órgãos municipais envolvidos diretamente ou indiretamente na resposta de emergência e desastres relacionados a eventos naturais, como áreas de inundações ou provocados pelo homem.

Também foi pontuada a importância da prevenção, mitigação e preparação, alertas e alarmes, socorro e assistência às vítimas, evacuação, manutenção da ordem de segurança, atendimento ao cidadão, solicitação de apoio à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs) de cidades vizinhas e reabilitação e recuperação de cenários.

A equipe da Defesa Civil está atenta às situações e realiza acompanhamentos e vistorias de ambientes com riscos de monitoramento. Compuseram a mesa representantes da Defesa Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros Militar, Associação de Bombeiros Civis e Secretaria de Controle Urbano.


Jonas Medeiros, coordenador da Defesa Civil de Gravatá, fala que “reunimos os entes da administração, secretariado, Corpo de Bombeiros, para que tenham conhecimento do seu papel no cenário de ativação e desativação no plano de contingência. Então a nossa maior preocupação hoje é o cenário de inundação no rio Ipojuca e nós estamos sendo monitorados o tempo todo pela Defesa Civil estadual, principalmente pela APAC”.


Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...