Audiência Pública: Defesa Civil de Gravatá apresenta o Plano de Contingência elaborado para atuação de possíveis ocorrências
Postado em 29 de maio de 2024
São importantes as orientações para que toda equipe saiba como proceder em casos de emergências e desastres no município
Nesta quarta-feira (29), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, realizou audiência pública na Câmara Municipal de Gravatá para apresentar o Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil à comunidade, associações e autoridades municipais, para que todos fiquem cientes do empenho da gestão municipal na manutenção da segurança e do bem-estar da população.
Na ocasião, foi exposto o planejamento tático que é elaborado a partir de uma determinada hipótese de desastre com objetivo de reduzir a possibilidade desta ocorrência. Desta forma, se estabelecem os procedimentos a serem adotados pelos órgãos municipais envolvidos diretamente ou indiretamente na resposta de emergência e desastres relacionados a eventos naturais, como áreas de inundações ou provocados pelo homem.
Também foi pontuada a importância da prevenção, mitigação e preparação, alertas e alarmes, socorro e assistência às vítimas, evacuação, manutenção da ordem de segurança, atendimento ao cidadão, solicitação de apoio à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs) de cidades vizinhas e reabilitação e recuperação de cenários.
A equipe da Defesa Civil está atenta às situações e realiza acompanhamentos e vistorias de ambientes com riscos de monitoramento. Compuseram a mesa representantes da Defesa Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros Militar, Associação de Bombeiros Civis e Secretaria de Controle Urbano.
Jonas Medeiros, coordenador da Defesa Civil de Gravatá, fala que “reunimos os entes da administração, secretariado, Corpo de Bombeiros, para que tenham conhecimento do seu papel no cenário de ativação e desativação no plano de contingência. Então a nossa maior preocupação hoje é o cenário de inundação no rio Ipojuca e nós estamos sendo monitorados o tempo todo pela Defesa Civil estadual, principalmente pela APAC”.
Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Nilson Silva (SECOM)
Comentários
Postar um comentário