Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Segunda noite da Festa de São José e dos 100 anos de Mandacaru leva fé e diversão para moradores do distrito e da região

Postado em 28 de abril de 2024

Celebração Eucarística de Ação de Graças e apresentações culturais marcaram o dia do aniversário, comemorado no sábado, 27 de abril

O sábado, dia 27 de abril de 2024, data do aniversário de Mandacaru, teve a segunda noite dedicada à Festa de São José e aos 100 anos do distrito, que fica na zona rural de Gravatá, com Celebração Eucarística de Ação de Graças e apresentações culturais.


A festividade tem o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Segurança e Defesa Civil. Houve apresentação dos Bacamarteiros de Gravatá Pé de Serra. 


Presidida pelo filho da terra, padre Valdenor José, a missa do dia do aniversário de Mandacaru foi muito especial. “Hoje nós fazemos memória de todos os filhos desta terra. Sou filho daqui, ainda que exerça meu ministério em Olinda e Recife, na Arquidiocese, mas sou filho desta terra e todas as pessoas que aqui estão, meus colegas de infância, meus amigos, para mim é uma imensa alegria estar hoje celebrando este dia especial deste povo de fé, guerreiro e claro, principalmente, este povo acolhedor”. 


Rosana Carvalho, professora, concorda com padre Valdenor e ratifica a característica dos nascidos em Mandacaru. “Já trabalhei aqui durante seis anos, então tenho um ciclo de amizade bom aqui. Como são os 100 anos de Mandacaru, vim todas as noites de festa para a missa. E estamos concluindo no domingo com a procissão vinda de Gravatá e estarei também, junto com minha amiga Malice e família. Gosto muito da comunidade e fui muito bem acolhida na época que estive aqui. Parabenizo Mandacaru pelos 100 anos de existência, assim como a comunidade, muito acolhedora. É com esse sentimento de gratidão, pelo bom acolhimento que eu tive aqui durante 6 anos, que eu venho e visito sempre Mandacaru. Sempre que tem algum evento eu estou aqui”.


Joselito Gomes acompanhou a celebração eucarística junto com a primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes. “É momento de ação de graças, de louvor a Deus, de fazer memória dos antepassados, homens e mulheres, que iniciaram a construção dessa história e no presente todas as pessoas que hoje estão dando continuidade ao centenário do distrito de Mandacaru. Uma caminhada marcada pela fé, o trabalho e a devoção a São José. Parabéns, Mandacaru!”.


Logo após a santa missa, o povo foi para frente do palco montado ao lado da subprefeitura, onde subiram a cantora Faby Mel e a Banda Labaredas. 


José Carlos, conhecido como Mittó, vocalista da banda querida pelos gravataenses, considerou que “primeiro é uma satisfação a gente fazer parte dessa festa bonita dos 100 anos de Mandacaru, não é a primeira vez que a gente vem aqui e quero mandar um grande abraço a todo pessoal que está de parabéns pela cidade maravilhosa”


Linete Flamentina, manicure, curtiu muito a festa. “Vim de Gravatá, com meu esposo, minha irmã e meu filho. Estou achando a festa maravilhosa, está de parabéns. Primeira vez que venho para festa aqui e estou achando bem seguro, policiamento. A segurança perfeita. Parabéns, Mandacaru!”.


Fernanda Pajeú, autônoma, foi outra que aproveitou a folga para comemorar a data especial do distrito. “Eu vim aqui curtir com meus amigos e a gente veio prestigiar a festa. Minha família é daqui de Mandacaru, também tenho comércio e o pessoal aqui de mandacaru sempre compra lá comigo. Estou adorando!”.


Cícero José de Sena, motoboy, sempre aproveita as festividades de Gravatá. “Eu estou de férias, estava em São Paulo, e hoje eu vim curtir a festa aqui em Mandacaru que todo ano eu venho. Quando tem festa estou aqui, com certeza. Oxe, a melhor coisa que existe são os distritos de Gravatá. Onde você for é excelente. E hoje estou aqui para curtir e me divertir. Está de parabéns a prefeitura”.


No domingo (28), haverá programação extensa começando às 14h30. Acompanhe abaixo a programação completa para o último dia da Festa de São José e do centenário de Mandacaru. 



DOMINGO (28)
 
14h30 – Benção da Imagem Primitiva Restaurada
Local: Igreja Matriz de Sant’Ana de Gravatá 
 
15h – Início da Procissão Cavalgada e Carreata
Saindo da Matriz de Sant’Ana – Gravatá seguindo o percurso da Estrada Velha destino
Mandacaru
 
17h – Acolhida da Imagem Primitiva em Mandacaru
Local: Santuário da Mãe Rainha em Laboredo
Participação da Banda de Pífano da Titara
 
17h – Celebração Eucarística de Encerramento da Festa Jubilar de São José e 100 anos de
Mandacaru. Presidente: Pe Antônio Márcio
 
19h30 – Entronização Solene da Imagem Primitiva de São José no altar-mor
 
20h – Parabéns com corte do Bolo

20h30 – Cauã Pedro 

22h – João Lucas e Pedrinho


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza e Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Grupamento de Bombeiros do 1º GB realizou Treinamento Integrado de Resgate em Gravatá

Postado em 29 de maio de 2024 Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde O Grupamento de Bombeiros do 1° GB organizou uma iniciativa importante, reunindo diversas entidades para uma aula teórica seguida de treinamento integrado e prático. A instrução de resgate em Áreas Inundadas e Sistema de Comando de Incidentes (SCI) aconteceu segunda-feira (27) no quartel dos bombeiros de Gravatá. Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde. Este treinamento é o primeiro passo para a realização de ações práticas que envolvem instituições da linha de frente em cenários de desastres, promovendo a cooperação e aprimoramento das técnicas de resgate e resposta a emergências. Reportagem: Mathilde Souza com colaboração da Defesa Civil Fotos: cortesia da Defesa Civil