Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Prefeitura lança Programa Gravatá Digital com internet gratuita em espaços públicos neste sábado (27)

Postado em 26 de abril de 2024

Em parceria com a TP-LINK o serviço irá iniciar na Feira Livre, Mercado Cultural e Praça Aarão Lins, em breve, novos pontos serão disponibilizados para a população

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), lança neste sábado (27), às 10h, no Mercado Cultural, o Programa Gravatá Digital. Um serviço que oferecerá conexão à internet com Wi-Fi gratuito em locais estratégicos no município. O programa acontece por meio de uma parceria com a TP-Link. No primeiro momento, estará disponível a conexão na área da feira livre de Gravatá, Mercado Cultural e Praça Aarão Lins de Andrade. Além do acesso à internet, também serão apresentadas demonstrações do aplicativo e portal do Gravatá Digital, que visa modernizar o acesso aos serviços públicos em sintonia com a digitalização da sociedade.


Ainda no sábado (27), pela tarde, o programa será lançado na Rua Duarte Coelho, na edição do Tardes no Polo Moveleiro, realizado pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer.

O Gravatá Digital promove a inclusão digital que permite o acesso aos cidadãos a recursos tecnológicos, como Portal do Cidadão e outros serviços digitais. É um programa 100% gravataense, desenvolvido pelos profissionais do município, e conta com empresas locais envolvidas, com foco na ampliação de parcerias futuras. Pensado para os gravataenses, trata-se de um programa criado com o pensamento de “manter a longo prazo”. 

Por meio do Portal Gravatá Digital é possível ter acesso a serviços de Saúde, como o agendamento de consultas e informações de campanhas sobre saúde. Para a Educação será possível realizar a matrícula online, bem como consulta de notas e acesso a materiais didáticos. O Trânsito oferece o serviço de acompanhamento de processos e solicitação de documentos. Na área tributária, é possível consultar e emitir o IPTU, Alvará e Taxas além de entrada e acompanhamento de processos.


A rede Wi-Fi pública oferece cobertura abrangente para toda a cidade, proporcionando conectividade total e gratuito em todos os espaços públicos, com a garantia de segurança cibernética para proteção dos dados e da privacidade dos usuários.

Na Fase 1, a ativação do primeiro módulo de Wi-Fi aberta acontece no dia 27 de abril no Mercado Cultural, 
Em parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio, com cobertura sobre o pátio da feira livre viabilizando pagamentos ONLINE em RealTIME via PIX e Cartão de Crédito aos feirantes e negociantes do local. Em seguida, a ativação do segundo módulo na praça Aarão Lins de Andrade (em frente ao Banco do Brasil, Sicoob e Caixa).


Durante o Tardes no Polo, haverá o lançamento do novo Portal de serviços ao cidadão do Gravatá Digital no endereço: https://digital.gravata.pe.gov.br o novo portal centralizará todos os serviços do município em um único local que irá facilitar a vida do cidadão.

No dia 01/05/2024 - Dia do Trabalhador haverá a integração aos Serviços GOV.BR que possibilita acesso aos serviços e solicitações do Governo Federal direto no portal do Gravatá Digital. Também haverá o lançamento do Aplicativo Gravatá Digital para Android e iOS e o lançamento do Módulo Servidor no Portal do Gravatá Digital.


No mês de junho, no dia primeiro, será ativado o terceiro módulo de Wi-Fi aberta na Avenida Joaquim Didier, com com cobertura sobre a Praça da Alimentação e o quarto módulo será ativado também na mesma avenida, com cobertura sobre o Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar.


"Estamos muito empolgados com esse lançamento do Programa Gravatá Digital, um marco significativo em nossa gestão para tornar nossa cidade mais conectada e acessível a todos os cidadãos. Com isso, estamos democratizando o acesso à internet, oferecendo Wi-Fi gratuito em locais estratégicos de nossa cidade. Não se trata apenas de fornecer conectividade, mas sim de capacitar nossos cidadãos, permitindo-lhes acessar uma variedade de serviços online essenciais de forma rápida, segura e conveniente. Convido todos os nossos cidadãos a aproveitarem ao máximo essa iniciativa e a se envolverem ativamente na construção de uma cidade digitalmente inclusiva e próspera para todos. Juntos, podemos alcançar grandes conquistas", destaca o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes.

SERVIÇO:

Lançamento do Programa Gravatá Digital
Data: 27/04/2024
Hora: 10h00
Local: Mercado Cultural

Lançamento do Portal de Serviços Gravatá Digital
Data: 27/04/2024
Hora: 16h00
Local: Tardes no Polo - Rua Duarte Coelho



Reportagem: Rodolfo Lima
Foto: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Grupamento de Bombeiros do 1º GB realizou Treinamento Integrado de Resgate em Gravatá

Postado em 29 de maio de 2024 Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde O Grupamento de Bombeiros do 1° GB organizou uma iniciativa importante, reunindo diversas entidades para uma aula teórica seguida de treinamento integrado e prático. A instrução de resgate em Áreas Inundadas e Sistema de Comando de Incidentes (SCI) aconteceu segunda-feira (27) no quartel dos bombeiros de Gravatá. Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde. Este treinamento é o primeiro passo para a realização de ações práticas que envolvem instituições da linha de frente em cenários de desastres, promovendo a cooperação e aprimoramento das técnicas de resgate e resposta a emergências. Reportagem: Mathilde Souza com colaboração da Defesa Civil Fotos: cortesia da Defesa Civil