Postado em 08 de abril de 2024
Iniciativa dentro do Selo Unicef busca promover cultura antirracista nas escolas municipais
Na segunda-feira (08), teve início, no auditório da Secretaria de Educação, a formação “PIA - Primeira Infância Antirracista”. A iniciativa integra as atividades do Selo Unicef e visa capacitar os professores da Rede Municipal de Ensino para promover uma cultura antirracista em sala de aula.
A formação destaca a importância de compreender que as crianças não nascem com ódio racial, mas aprendem a discriminar de acordo com o que lhes é ensinado. Por isso, a capacitação busca fornecer ferramentas e conhecimentos para que os educadores possam atuar de forma eficaz na desconstrução desses preconceitos.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre as Secretarias de Educação, de Assistência Social e Juventude, de Saúde e a Secretaria da Mulher. Após a formação, ministrada pelas professoras Iris Barbosa, Andrea Paula e Fabiana Torres, o conteúdo será aplicado em sala de aula ao longo do ano letivo para uma educação mais inclusiva e consciente.
A coordenadora do Núcleo de Diversidade e Cidadania da SEDUC, Iris Barbosa avalia que ”essa formação traz para os professores a visão de que todas as cores e todos os corpos importam. Trabalhar uma cultura antirracista na primeira infância vai gerar crianças, jovens e adultos sem ódio racial e com muito respeito a todas e todos ao seu redor.”
Sandra Moraes, diretora de Ensino da SEDUC, avalia que ”nosso foco é trabalhar as nascentes, as crianças desde a primeira infância, sabendo que ninguém nasce odiando. Por isso, nosso objetivo é ensinar uma cultura de respeito e tolerância aos nossos pequenos estudantes.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Anderson Souza (SECOM)
Comentários
Postar um comentário