Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Formação “PIA - Primeira Infância Antirracista” inicia capacitação de professores em Gravatá

Postado em 08 de abril de 2024

Iniciativa dentro do Selo Unicef busca promover cultura antirracista nas escolas municipais

Na segunda-feira (08), teve início, no auditório da Secretaria de Educação, a formação “PIA - Primeira Infância Antirracista”. A iniciativa integra as atividades do Selo Unicef e visa capacitar os professores da Rede Municipal de Ensino para promover uma cultura antirracista em sala de aula.


A formação destaca a importância de compreender que as crianças não nascem com ódio racial, mas aprendem a discriminar de acordo com o que lhes é ensinado. Por isso, a capacitação busca fornecer ferramentas e conhecimentos para que os educadores possam atuar de forma eficaz na desconstrução desses preconceitos.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre as Secretarias de Educação, de Assistência Social e Juventude, de Saúde e a Secretaria da Mulher. Após a formação, ministrada pelas professoras Iris Barbosa, Andrea Paula e Fabiana Torres, o conteúdo será aplicado em sala de aula ao longo do ano letivo para uma educação mais inclusiva e consciente.


A coordenadora do Núcleo de Diversidade e Cidadania da SEDUC, Iris Barbosa avalia que ”essa formação traz para os professores a visão de que todas as cores e todos os corpos importam. Trabalhar uma cultura antirracista na primeira infância vai gerar crianças, jovens e adultos sem ódio racial e com muito respeito a todas e todos ao seu redor.”


Sandra Moraes, diretora de Ensino da SEDUC, avalia que ”nosso foco é trabalhar as nascentes, as crianças desde a primeira infância, sabendo que ninguém nasce odiando. Por isso, nosso objetivo é ensinar uma cultura de respeito e tolerância aos nossos pequenos estudantes.”


Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...