Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Coluna do Rod Silva: DIAS DE CHUVA

Postado em 01 de março de 2024

Então, os dias de chuva em Gravatá, sempre trazem com eles um cheiro especial de infância recheada com saudades e romantismo.

Aqueles ventos alísios e frios, traziam sempre um prenúncio saudosista de dias plúmbeos. Agora, as montanhas azuis de Gravatá acinzentarem-se como trazendo uma combinação perfeita com as nuvens de chuva, formando assim uma orquestração inebriante aos olhos daquele menino da Rua da Paz. 


A rua de barro batido, se transformava em uma cachoeira marrom trazendo as águas da chuva, enquanto aquele menino debruçado na porta de sua casa observava atendo o bailar contínuo das águas em procissão ao Rio Ipojuca. 

E com o movimento das águas pluviais, a fluidez da imaginação daquele menino o conduzia a muitos longes onde ele sonhava um dia estar. Aqueles momentos de devaneios se perpetuavam em desafio aos ponteiros do relógio, findando por transportar o menino a um transe mágico em meio a raios, trovões e chuva...

Ele não sabia, mas dentro de si habitava o desejo de partir em direção ao mar e ganhar o mundo e apenas se revelou de forma veemente na sua adolescência, quando não fazia mais sentido se perpetuar onde nada era oferecido. 


A chuva causava um fascínio inexplicável no menino, findando por ele ter uma enorme predileção pelos dias nublados, pois nessas ocasiões, os seus sonhos faziam bem mais sentido.

Então, os dias de chuva em Gravatá, sempre trazem com eles um cheiro especial de infância recheada com saudades e romantismo. O bailar da chuva por entre as montanhas, açoitando a copa das árvores, remota às vivências da infância daquele menino que fitava o Atlântico...


Hoje, vive o menino para além do Atlântico, onde moram seus sonhos, a muitas léguas de distância onde a vista não mais alcança. O tempo, senhor de tudo, manteve acessa as doces lembranças da chuva que irrigavam o imaginário daquele menino da Rua da Paz, na aurora da sua vida, e que para sempre estará com ele, perdidamente dentro dele, o som daqueles dias de chuva em Gravatá.

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

28)12)21 INFLUENZA A (H3N2) Pernambuco confirma circulação comunitária da influenza A (H3N2) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), liberou nesta terça-feira (28), para o Município de Gravatá, o resultado de análise de 03 amostras que deram negativas para Covid-19, mas que positivaram para Influenza A. Dos casos, dois são do sexo masculino, na faixa etária de 60 a 80 anos, sendo um caso leve, já recuperado, e outro hospitalizado. O outro caso confirmado laboratorialmente é do sexo feminino, da faixa etária de 40 a 50 anos, com sintomas leves.   A Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria de saúde, continua com a realização de testes em massa para Covid-19 e, reforça mais uma vez, a importância do uso de máscaras corretamente para evitar mais contaminações, além do isolamento se tiver sintomas de gripe. Cada cidadão com consciência, fazendo sua parte, para continuarmos salvando vidas. Gravatá, 28 de dezembro de 2021.

Educação no Brasil

Postado em 01/09/22 Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola. "Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980." "Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:" "O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º a

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193