Postado em 07 de abril de 2024
A competição começou desde a quinta-feira (04) e segue até o domingo (07), atraindo pessoas de várias cidades e estados na Arena 232
A 1ª competição de Beach Tennis Open Gravatá está movimentando a cidade de Gravatá, durante esse final de semana. Neste sábado (06), a Arena 2023 é palco das competições e atrai diversos competidores. A competição conta com o apoio da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Laze, de Saúde e de Segurança e Defesa Civil.
Durante quatro dias os competidores de João Pessoa, Petrolina, Cachoeirinha, Caruaru, Bezerros, Vitória de Santo Antão e Gravatá, que estão disputando essa modalidade e seguem até o domingo (07). Essa competição também movimenta a economia e o turismo na cidade.
Para quem não conhece, o Beach Tennis é uma modalidade que é a mistura de alguns esportes bastante conhecidos: tênis tradicional, vôlei de praia, badminton e frescobol, modalidades que requerem bastante movimentação do corpo. Por outro lado, embora tenham muitas semelhanças, o esporte é diferenciado, começando pelos acessórios utilizados, como a raquete, que possui características próprias para o atleta que for jogar.
Emanuell Elohay, empresário e esportista, é de Caruaru e pratica o esporte há três anos: “Pratico Beach Tennis há cerca de três anos, desde que saímos da pandemia a gente começou a praticar pelo Agreste de Pernambuco, eu sou de Caruaru, estou nesse torneio e vim jogar a etapa do Pernambucano na Arena 232. A etapa está incrível, super organizada a gente já vai no terceiro dia de torneio, amanhã ainda tem a categoria por idades. Experiência única aqui nessa Arena, um ambiente muito agradável e estamos aí participando, já tive dois jogos, ganhei um e perdi outro, falta jogar outro e tem que ganhar. Estou aqui na concentração”.
Diego Garnier, secretário Geral da Federação Pernambucana de Beach Tennis, destaca como funciona cada etapa da modalidade: “É uma competição que vale pela etapa da Federação Pernambucana, juntamente com a Federação Nacional. Essa é a 7ª etapa, pela primeira vez aqui em Gravatá, todo atleta que ele gera um ranking pela Federação, que ele também é linkado com a Federação brasileira de Beach Tennis. Toda questão de pontuação vai sendo somada de acordo com cada etapa para que no final do ano o atleta que estiver melhor no ranking, ele possa disputar pela sua categoria, o campeonato nacional que é feito através de todas as federações. Ele joga pela Federação Pernambucana, contra outras Federações vinculada a CBBT”.
Luciana Accyole, responsável da Arena 232, explica como funcionam as aulas e convida as pessoas a participarem: “Nós estamos aqui com sete quadras de areias, onde podem ser praticados Beach Tennis, Vôlei e Futevôlei. Temos aulas semanais, duas vezes na semana ou três vezes na semana, e temos também opção de Open Play. Onde as pessoas pagam uma taxa fixa e podem jogar à vontade, nós disponibilizamos a raquete, as bolinhas. E eu convido vocês para vir conhecer a Arena. Durante o campeonato ela está aberta ao público, então vocês podem vir assistir aos jogos e tem muita coisa legal para conhecer”.
Anderson Pedroza, diretor de Esportes, destaca essa nova modalidade na cidade: “Então a cidade de Gravatá está recebendo durante essa semana e final de semana, o Open Gravatá. Esse Open Gravatá é um campeonato de Beach Tennis, uma modalidade que vem crescendo cada vez mais em todo Brasil e está crescendo aqui na cidade de Gravatá, através da Arena 232 que trouxe essa modalidade aqui pra cidade que está difundindo, está mostrando o que é o Beach Tennis para toda Gravatá e região. Então, a Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança, dando todo esse suporte para que esse evento aconteça”.
Reportagem: Pedro Ferreira
Fotos: Nilson Silva (SECOM)
Imagens aéreas: Eliese Henrique
Comentários
Postar um comentário