Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Alepe promove evento inclusivo para autistas e familiares

Postado em 10 de abril de 2024

Além de uma programação lúdica e de orientação, haverá capacitação dos funcionários da Assembleia para melhor atender às necessidades dos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Como abril é o mês dedicado às ações que visam envolver a população nas causas que incluem os distúrbios e condições do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove nestas quinta e sexta-feiras (11 e 12/04) um evento inclusivo com pessoas autistas. Intitulado de “Abril Azul na Alepe”, a ação tem como foco capacitar os servidores da Casa para receber autistas e familiares e melhor atendê-los em suas necessidades. O evento é uma parceria da Alepe com o Instituto do Autismo.


A programação inclui debates e palestras com especialistas e um consultório de acolhimento para autistas que será montado no hall da biblioteca da Alepe, local onde ocorrerá o evento. Batizado de “sala da desorganização”, o espaço contará com brinquedos e profissionais especializados para receber crianças e adolescentes que precisem de acolhimento e preparo para participar das atividades recreativas.

Pódio e palco da inclusão

Participarão do evento 150 portadores de TEA atendidos pelo Instituto do Autismo. Eles serão divididos em turmas de 50 para cada turno das atividades que ocorrerão na quinta-feira (11/04), pela manhã (8h às 10h) e à tarde (14h às 16h), e na sexta-feira (12) pela manhã (8h às 10h30). 


Haverá um espaço kids com brinquedos infláveis, brindes e participação de recreadores especializados no público atípico infantil. A programação contará, ainda, com um “pódio da inclusão” para atividades de estímulo terapêutico. 

Uma outra atração do evento é o “palco da inclusão”, que será montado na Rua da União, para apresentação de artistas autistas, atividades lúdicas e aulas de psicomotricidade e dança. A “Exposição Atípica Pernambucana” exibirá obras de artistas e familiares como artigos decorativos, utensílios domésticos, entre outros. 


Para o primeiro secretário da Assembleia, deputado Gustavo Gouveia, o “Abril Azul na Alepe” é uma forma de demonstrar à população que é dever das instituições combater a discriminação e o preconceito que atingem pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. “Sabemos da luta que é incluir o autista na sociedade. A Alepe se coloca à disposição, promovendo capacitações de nossos servidores para melhor atender suas necessidades com mais respeito e dignidade. Juntos, vamos batalhar para garantir os direitos estabelecidos na lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência”, compromete-se.

Atendimento ao público

O “Abril Azul na Alepe” oferecerá aos servidores da Casa, que atuam na linha de frente do atendimento ao público, uma capacitação para melhor lidar com as necessidades de portadores do Transtorno do Espectro Autista e seus familiares. Direcionado, num primeiro momento, para recepcionistas, telefonistas e pessoal da Assistência Militar, a ideia é ampliar, posteriormente, a capacitação para toda a comunidade Alepe. 

“É essencial conscientizar a sociedade para um olhar mais sensível e respeitoso com os autistas. Ao ver um órgão tão importante como a Alepe, a Casa do Povo, atento e atuante nesta luta, capacitando seus servidores para bem atender os autistas e seus familiares, temos a certeza de que estamos no caminho certo. A Alepe dá exemplo aos demais órgãos e empresas”, enaltece o diretor do Instituto do Autismo, Kadu Lins.


Serviço:

“Abril Azul na Alepe” - Ação voltada para crianças autistas e suas famílias 

Local: Alepe - Rua da União, Boa Vista

Quando: quinta-feira (11/04), das 8h às 10h e das 14h às 16h; sexta-feira (12/04), das 8h às 10h30

Fotos: Jarbas Araújo/Alepe

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Grupamento de Bombeiros do 1º GB realizou Treinamento Integrado de Resgate em Gravatá

Postado em 29 de maio de 2024 Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde O Grupamento de Bombeiros do 1° GB organizou uma iniciativa importante, reunindo diversas entidades para uma aula teórica seguida de treinamento integrado e prático. A instrução de resgate em Áreas Inundadas e Sistema de Comando de Incidentes (SCI) aconteceu segunda-feira (27) no quartel dos bombeiros de Gravatá. Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde. Este treinamento é o primeiro passo para a realização de ações práticas que envolvem instituições da linha de frente em cenários de desastres, promovendo a cooperação e aprimoramento das técnicas de resgate e resposta a emergências. Reportagem: Mathilde Souza com colaboração da Defesa Civil Fotos: cortesia da Defesa Civil