Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Mulheres do distrito de Russinha e sítios vizinhos concluem curso de trufas artesanais, bombons e ovos de chocolate

Postado em 19 de março de 2024

Iniciativa aconteceu por meio da Secretaria da Mulher e as participantes terão oportunidade de expor seus produtos no Tardes no Polo que acontece no próximo sábado (23)

Na busca por aperfeiçoamento e oportunidades de geração de renda, mulheres do distrito de Russinha e sítios vizinhos concluíram um curso de trufas artesanais, bombons e ovos de chocolate, oferecido pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Instituto Saberes.


O curso, realizado na 1ª Igreja Batista de Russinha, espaço cedido, proporcionou dois dias de intenso aprendizado para as 12 participantes. Elas dominaram técnicas exclusivas, aprenderam sobre o ponto ideal do chocolate e todo o processo de preparo, desde a elaboração até a finalização dos produtos.

O encerramento do curso aconteceu nesta terça-feira (19), e sua realização visa oferecer oportunidades de empreendedorismo durante o período da Páscoa, época em que a demanda por chocolates aumenta significativamente. Para as mulheres envolvidas, essa iniciativa não só representa uma fonte rentável de renda, mas também a chance de explorar novas habilidades e perspectivas.

A equipe do Instituto Saberes, responsável pela condução do curso, é composta por Everaldo Silva, instrutor e coordenador do Instituto, Sandra Albuquerque, instrutora, e José Henrique, auxiliar de Comunicação da instituição. 


Helena Costa dos Santos é aposentada e adorou a iniciativa: “Foi uma boa oportunidade, um conhecimento, um aprendizado que podemos nos beneficiar com isso, comercializar e gerar renda. Eu gostei bastante e que venha mais cursos para enriquecer nossa comunidade”, comentou.


Do Sítio Lagoa da Costa, a agricultora Ana Maria Pereira, aproveitou a oportunidade e foi participar do curso: “Eu achei ótimo porque é uma grande oportunidade, principalmente para a gente que mora na área rural e não tem acesso aos cursos na cidade. Quando aparece uma oportunidade assim é maravilhoso, principalmente para nós mulheres daqui do distrito e também dos sítios vizinhos”, disse. 


O coordenador e também instrutor do Instituto Saberes, Everaldo Silva, comentou como foi a dinâmica de curso: “Um curso muito importante onde as alunas aprenderam a manipular o chocolate, todo o processo da decoração, das embalagens, questões de armazenamento, aprenderam a calcular o valor devido a cobrar pelo produto. E agora nosso pensamento é que essas mulheres possam estar adquirindo através desse curso uma alternativa lucrativa de profissão e de geração de renda extra”.


A secretária da Mulher, Ester Gomes, fala dessa incitava na zona rural: “A pedidos trouxemos o curso para a segunda turma, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Instituto Saberes. É importante trazermos cursos como esses já que estamos entrando numa época de Páscoa e Gravatá tem essa tradição de ser uma cidade que reúne muita gente. Então, as mulheres de Russinha e sítios circunvizinhos tiveram essa oportunidade e ficamos imensamente felizes. Disso aqui, as mulheres vão poder levar seus produtos para o Tardes no Polo para serem comercializadas nesse evento que vem tomando proporções enormes no município. Então, fico muito feliz em poder promover essa oportunidade, impulsionar e incentivar as mulheres”.


Reportagem: Mathilde Souza 
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

28)12)21 INFLUENZA A (H3N2) Pernambuco confirma circulação comunitária da influenza A (H3N2) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), liberou nesta terça-feira (28), para o Município de Gravatá, o resultado de análise de 03 amostras que deram negativas para Covid-19, mas que positivaram para Influenza A. Dos casos, dois são do sexo masculino, na faixa etária de 60 a 80 anos, sendo um caso leve, já recuperado, e outro hospitalizado. O outro caso confirmado laboratorialmente é do sexo feminino, da faixa etária de 40 a 50 anos, com sintomas leves.   A Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria de saúde, continua com a realização de testes em massa para Covid-19 e, reforça mais uma vez, a importância do uso de máscaras corretamente para evitar mais contaminações, além do isolamento se tiver sintomas de gripe. Cada cidadão com consciência, fazendo sua parte, para continuarmos salvando vidas. Gravatá, 28 de dezembro de 2021.

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Educação no Brasil

Postado em 01/09/22 Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola. "Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980." "Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:" "O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º a