Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Moradia Legal: Mais 142 títulos de propriedade são entregues em Gravatá

Postado em 14 de março de 2024

Moradores de Porta Florada, Nossa Senhora da Conceição, Riacho do Mel e Morada do Sol foram os contemplados desta vez e se juntam a outras centenas de famílias que garantiram o sonho da casa própria por lei

O Programa Moradia Legal Pernambuco, criado em 2018 pelo Poder Judiciário do estado, tem a finalidade de promover regularização fundiária em núcleos de interesse social, o que garante moradia digna e cidadania às pessoas.


Desde quando a gestão municipal de Gravatá aderiu ao programa, foi entregue a segurança residencial à 719 famílias até o momento, sendo 288 em 2022, 289 em 2023 e mais 142 moradores de Porta Florada, Nossa Senhora da Conceição, Riacho do Mel e Morada do Sol, na noite desta quarta (13), receberam o título de propriedade na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gravatá. 


Na mesa do evento de entrega, além do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, estavam Lula do Padre, secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Gravatá, Renné Gonçalves, coordenador de Reurbanização de Gravatá, o controlador de Gravatá, Bruno César, Sara Lima, coordenadora geral adjunta do Programa Moradia Legal, e Diniz Carvalho, tabelião e oficial de Registro do Cartório de Gravatá e representante da ARIPE e ANOREG-PE.

 
A coordenadora Sara Lima enalteceu a gestão municipal pelo interesse na regularização fundiária da cidade. “O primeiro compromisso foi a gestão aderir ao programa, o segundo passo é demonstrar interesse em formar equipe e fazer com que dê condições a essa equipe. A gente em Pernambuco ainda tem 16 municípios que não aderiram e tem municípios que mesmo que aderiram, mas não montaram a equipe ainda, que falta esse compromisso. Gravatá fez, a gente está aqui na quinta entrega e vai fazer a próxima daqui há alguns meses, até porque aqui tem um cartório que age muito rápido, uma parceria muito boa com o Cartório de Registro de Imóveis de Gravatá e hoje estamos celebrando 719 títulos, entregando a mais de 70% das mulheres, no mês das mulheres, no mês de aniversário da cidade, que está de parabéns, e o compromisso do TJPE é praticar a justiça, dar segurança jurídica, apoiar o poder público para nessa parceria a gente promover isso. Essas famílias hoje têm segurança de que são donos, ninguém vai tirar, que o documento é deles e que receberam de forma gratuita”.


Jaqueline Bernardino da Silva, agricultora, foi uma das pessoas beneficiadas com o Programa Moradia Legal. “Com grande prazer e satisfação o prefeito realiza sonhos, ele não prometeu nada, mas entregou tudo. Realizou um dos grandes sonhos da população de Gravatá, que é ter e poder abrir a boca e dizer verdadeiramente que a casa é sua. Desde já muito agradecida”.   
 

Renné Gonçalves disse:“A quinta entrega que a gente vem realizando aqui, dessa vez contemplando uma comunidade que não tinha sido contemplada, que é a comunidade do Riacho do Mel, e entregando outros títulos do Porta Florada, Morada do Sol, Nossa Senhora da Conceição, essas localidades porque algumas pessoas tinham ficado com receio de entregar sua documentação e após verem outras entregas, vendo que era uma trabalho feito com respeito para levar dignidade e assegurar o direito à moradia, procuraram a prefeitura para que a gente fizesse o cadastro e hoje elas pudessem estar recebendo o título de propriedade, assegurando o seu direito à moradia. Próxima semana estaremos dando entrada no cartório de documentação de mais duas comunidades que serão contempladas no distrito de Uruçu-Mirim e de Mandacaru e aqui em Gravatá estaremos iniciando o cadastro de outra comunidade e acredito que esse ano iremos ultrapassar a marca dos mil títulos entregues à população gravataense”. 


De acordo com o secretário Lula do Padre, “mais um compromisso assumido e honrado hoje. Isso é o testemunho do que representa de fato e de direito a administração municipal. As pessoas hoje aqui não recebem apenas um título de propriedade, elas recebem um título de dignidade, de poder dizer que hoje sua casa lhe pertence de fato e de direito. Enquanto no passado o que víamos em Gravatá, que era noticiado, era derrubada de casas. Hoje a pessoa dorme tranquila por saber que ao invés de uma máquina em sua porta para derrubar aquelas casas, acorda com o título de propriedade. É uma gestão compromissada com as pessoas. Hoje nós vimos aqui nessa entrega a alegria das pessoas, o sorriso estampado no rosto, as lágrimas descendo, mas dizendo: eu estou chorando de felicidade”.  


O programa Moradia Legal é uma parceria da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, com a Corregedoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Associação dos Registradores de Imóveis de Pernambuco (Aripe), a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Associação dos Cartórios de Pernambuco (Anoreg/PE), Associação dos Registradores de Imóveis de Pernambuco (Aripe), Superintendência do Patrimônio da União em Pernambuco (SPU/PE), e Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Mês da Mulher - Em alusão ao dia 08 de março, a Coordenadoria da Mulher do TJPE, representada pelas servidoras Iêda Soares de Albuquerque e Isabella Cavalcanti, realizou a entrega de panfletos e rosas e abriu um espaço para reafirmar a importância de combater a violência contra mulher. Esse breve momento contou com a presença da equipe da Secretaria da Mulher de Gravatá e do Centro de Referência da Mulher Ana Lúcia Pereira Beserra.  


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

Sala de Recursos Multifuncionais na Escola Adalgisa Gonçalves Soares da Silva é revitalizada

Postado em 05/06/22   Espaço é importante no acompanhamento dos estudantes que precisam de atendimento especializado para desenvolver a aprendizagem A Escola Municipal Adalgisa Gonçalves Soares da Silva, no bairro Cruzeiro, ganhou uma Sala de Recursos Multifuncionais totalmente renovada nesa última sexta feira 03. O espaço já existia na escola, porém não era bem equipado. Agora o local conta com brinquedos educativos, mesas, cadeiras, armários, computador, impressora e ar condicionado, tudo pensando no conforto dos funcionários e das 38 crianças que são atendidas pelo serviço nesta instituição. O trabalho da Sala de Recursos Multifuncionais acontece no contraturno em que o aluno estuda, ou seja, se ele é matriculado no horário da manhã, vai realizar a atividade na sala no turno da tarde, e vice-versa. O atendimento acontece uma vez por semana ou de acordo com a necessidade da criança e o objetivo que pretende desenvolver com ela. A pr...