Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Coluna do Rod Silva: GRAVATÁ – AMOR E LEMBRANÇAS

Postado em 19 de março de 2024

GRAVATÁ! 131 ANOS DE AMOR E DOCES LEMBRANÇAS.

Trago comigo a doce lembrança, daqueles dias de janeiro e de luz tão mansa, que traziam consigo o anúncio de que a Festa de Reis se abeirava. O Pátio da Feira já se preparava para dar lugar aos parques de diversões e eu sempre arrumava um jeito de passar por lá, só para ver a montagem dos brinquedos. Tu, Gravatá, tornava-se ainda mais encantadora e o Agreste inteiro vinha te visitar e prestigiar no Dia de Reis. 


A alegria esborrava por tuas ruas e eu, alheio a tudo, observava as crianças que se divertiam nos brinquedos. Por não ter condições e para aplacar a tristeza, à distância fitava aquela alegria e fingia ser eu quem ali estava nos brinquedos. A imaginação de uma criança, muitas vezes, é uma armadura aos percalços que a vida lhe impõe... tem algo de errado com os meus olhos...

Quando março chegava, por entre as tuas montanhas azuis, sentia o vento frio que bailava ao ritmo daquelas tardes de chuvas, adornadas por um céu plúmbeo e entoando seu carão, carregando a alegria e o prenúncio que vinha trazer alento, com a promessa de colheita farta: milho, algodão e feijão. Era o Dia de São José e o teu Aniversário de Emancipação. 


Com a colheita farta, as tuas Festas Juninas ganhavam um requinte ainda maior. Aqueles dias de fogueira traziam uma ansiedade contida em nós, mas que transpirava da nossa alma em forma de alegria. Desde cedo, sentíamos o cheiro do milho verde vindo da cozinha, que findava por se transformar em delícias juninas. E quando o dia “morria” para dar lugar a noite, tu ardias em fogueiras incandescentes e o teu céu se enfeitava com balões aleatórios, levados pelo vento. 

Sentávamos agasalhados nas calçadas a espreitar os balões, e enquanto a noite ia abraçando a madrugada, a fogueira ia morrendo e o frio do Planalto da Borborema nos açoitava. A essa altura, tu já começavas a adormecer e apenas os sons do Forró eram ouvidos ao longe. E a noite ia partindo; fugindo, fugindo para outro lugar...


No dia que parti em direção à linha do horizonte rumo ao mar, vi a tua imagem agreste diminuir pelo retrovisor e quanto mais me afastava de ti, mais a tristeza de deixar-te apertava em meu peito. Junto com a saudade, levei o teu cheiro, o teu clima e as tuas montanhas azuis em dias de chuva. Guardei para sempre no lado esquerdo dentro do peito... no coração. 

Pelos longes aonde vou, tu sempre estás comigo, como a me guiar por um Norte que sempre me trará de volta às tuas terras abençoadas, as quais sempre me trazem a doce lembrança daquelas tardes plúmbeas, trazendo consigo o cheiro do cuscuz e o bailar do vento em parceira constante com a chuva... por entre as tuas eternas montanhas azuis. 

 GRAVATÁ! 131 ANOS DE AMOR E DOCES LEMBRANÇAS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...