Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Alepe realiza Kizomba Antirracista e promove curso gratuito de combate ao preconceito

Postado em 18 de março de 2024

Programação inclui palestras, debates e apresentações musicais que serão oferecidos gratuitamente ao público em geral. As inscrições já estão abertas

Para festejar o Dia Internacional contra a discriminação racial, comemorado em 21 de março, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promoverá algumas atividades abertas ao público. A programação começa nesta quinta-feira (21), a partir das 14 horas, com a realização da ‘Kizomba Antirracista’, termo que significa encontro, confraternização, e o lançamento do 1º Caderno Alepe Antirracista, uma compilação de textos transcritos das palestras proferidas na jornada que ocorreu em novembro de 2023. A publicação tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a importância de combater o racismo e a promoção da igualdade racial. 


A programação inclui, ainda, um curso de capacitação para servidores da Casa, com foco no enfrentamento à discriminação racial, além de palestras, debates e apresentações musicais que serão oferecidos gratuitamente ao público em geral. As inscrições para participar do evento podem ser feitas pelo link: www.even3.com.br/kiboma-antirracista


A abertura do evento, nesta quinta, ficará a cargo da atriz Naná Sodré e terá a apresentação cultural da banda Café Preto. A solenidade acontece no auditório Sérgio Guerra, às 14h, na sede da Alepe. 

Reflexão e formação
Uma das palestras do evento terá como tema “21 de Março: Reflexões sobre o Caminho para a Igualdade Racial” e será proferida pela professora da Unicap, Valdenice Raimundo. A segunda será ministrada por Clébio Correia, professor de história e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro (NEAB) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), que abordará “A Contribuição da Cultura Afro-Brasileira para a Formação da Identidade Nacional”.  


Na segunda parte do evento, haverá o lançamento do 1º Caderno da Jornada Antirracista. A mesa será presidida pelo professor Ari Cruz, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e a apresentação do caderno será do professor Edilson Souza, um dos autores da publicação, e de Rodrigo Marinho, coordenador pedagógico do curso Alepe Antirracista que será lançado na ocasião. O professor, cantor e compositor, Lepê Correia, fará a apresentação de encerramento do evento.

Alepe Antirracista
A proposta de formação Alepe Antirracista teve início em 2023 com a realização da jornada de mesmo tema. A capacitação, voltada inicialmente para funcionários da Assembleia, começa no próximo dia 22 e segue até agosto, com pausa em julho (recesso parlamentar). Será realizada presencialmente com duas turmas. Uma edição online para o público em geral será oferecida no segundo semestre.


Os temas serão os mesmos, com exceção do 5º módulo do curso presencial que incluirá ‘Monitoramento e Avaliação’, voltado exclusivamente para análise e apresentação de propostas dos professores e servidores da Alepe.

Temas do curso
O 1º módulo vai tratar dos ‘Fundamentos do Letramento Racial e do Antirracismo. O 2º abordará o ‘Racismo Estrutural e suas Manifestações’. No 3º, a abordagem terá como temática ‘Desconstruindo o Racismo e Construindo uma Identidade Antirracista’. Já o 4º módulo tratará do tema ‘Construindo uma Cultura Organizacional Antirracista e inclusiva'. 

A formação será coordenada pela equipe do professor e pesquisador da cultura Afro, Lepê Correia, em conjunto com a Superintendência Geral da Alepe e a Escola do Legislativo (Elepe). 


Pioneirismo
Para o primeiro secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia, o curso é uma oportunidade de aprendizado e de reflexão sobre a discriminação racial e suas consequências. “Precisamos respeitar todas as pessoas, sobretudo porque vivemos em um país tão plural. Queremos estabelecer uma agenda antirracista na Alepe e lutar por liberdade para todos independentes de cor, raça e condição social”, afirmou. 

Na avaliação do presidente da Assembleia, deputado Álvaro Porto, a pauta antirracista precisa estar no cotidiano do Legislativo. “É um curso oportuno e necessário porque abre uma ampla discussão sobre o tema e contribuir para difundir a cultura de combate às práticas racistas tão presentes na estrutura da sociedade”, destacou Porto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...