Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Alepe realiza Kizomba Antirracista e promove curso gratuito de combate ao preconceito

Postado em 18 de março de 2024

Programação inclui palestras, debates e apresentações musicais que serão oferecidos gratuitamente ao público em geral. As inscrições já estão abertas

Para festejar o Dia Internacional contra a discriminação racial, comemorado em 21 de março, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promoverá algumas atividades abertas ao público. A programação começa nesta quinta-feira (21), a partir das 14 horas, com a realização da ‘Kizomba Antirracista’, termo que significa encontro, confraternização, e o lançamento do 1º Caderno Alepe Antirracista, uma compilação de textos transcritos das palestras proferidas na jornada que ocorreu em novembro de 2023. A publicação tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a importância de combater o racismo e a promoção da igualdade racial. 


A programação inclui, ainda, um curso de capacitação para servidores da Casa, com foco no enfrentamento à discriminação racial, além de palestras, debates e apresentações musicais que serão oferecidos gratuitamente ao público em geral. As inscrições para participar do evento podem ser feitas pelo link: www.even3.com.br/kiboma-antirracista


A abertura do evento, nesta quinta, ficará a cargo da atriz Naná Sodré e terá a apresentação cultural da banda Café Preto. A solenidade acontece no auditório Sérgio Guerra, às 14h, na sede da Alepe. 

Reflexão e formação
Uma das palestras do evento terá como tema “21 de Março: Reflexões sobre o Caminho para a Igualdade Racial” e será proferida pela professora da Unicap, Valdenice Raimundo. A segunda será ministrada por Clébio Correia, professor de história e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro (NEAB) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), que abordará “A Contribuição da Cultura Afro-Brasileira para a Formação da Identidade Nacional”.  


Na segunda parte do evento, haverá o lançamento do 1º Caderno da Jornada Antirracista. A mesa será presidida pelo professor Ari Cruz, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e a apresentação do caderno será do professor Edilson Souza, um dos autores da publicação, e de Rodrigo Marinho, coordenador pedagógico do curso Alepe Antirracista que será lançado na ocasião. O professor, cantor e compositor, Lepê Correia, fará a apresentação de encerramento do evento.

Alepe Antirracista
A proposta de formação Alepe Antirracista teve início em 2023 com a realização da jornada de mesmo tema. A capacitação, voltada inicialmente para funcionários da Assembleia, começa no próximo dia 22 e segue até agosto, com pausa em julho (recesso parlamentar). Será realizada presencialmente com duas turmas. Uma edição online para o público em geral será oferecida no segundo semestre.


Os temas serão os mesmos, com exceção do 5º módulo do curso presencial que incluirá ‘Monitoramento e Avaliação’, voltado exclusivamente para análise e apresentação de propostas dos professores e servidores da Alepe.

Temas do curso
O 1º módulo vai tratar dos ‘Fundamentos do Letramento Racial e do Antirracismo. O 2º abordará o ‘Racismo Estrutural e suas Manifestações’. No 3º, a abordagem terá como temática ‘Desconstruindo o Racismo e Construindo uma Identidade Antirracista’. Já o 4º módulo tratará do tema ‘Construindo uma Cultura Organizacional Antirracista e inclusiva'. 

A formação será coordenada pela equipe do professor e pesquisador da cultura Afro, Lepê Correia, em conjunto com a Superintendência Geral da Alepe e a Escola do Legislativo (Elepe). 


Pioneirismo
Para o primeiro secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia, o curso é uma oportunidade de aprendizado e de reflexão sobre a discriminação racial e suas consequências. “Precisamos respeitar todas as pessoas, sobretudo porque vivemos em um país tão plural. Queremos estabelecer uma agenda antirracista na Alepe e lutar por liberdade para todos independentes de cor, raça e condição social”, afirmou. 

Na avaliação do presidente da Assembleia, deputado Álvaro Porto, a pauta antirracista precisa estar no cotidiano do Legislativo. “É um curso oportuno e necessário porque abre uma ampla discussão sobre o tema e contribuir para difundir a cultura de combate às práticas racistas tão presentes na estrutura da sociedade”, destacou Porto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...