Postado em 22 de fevereiro de 2024
Equipe estadual conheceu a atuação do órgão municipal e alinhou avanços cooperativos no processo de prevenção e enfrentamento de desastres
Na manhã da quinta (22), na sede da Defesa Civil de Gravatá, o secretário executivo de Defesa Civil de Pernambuco, coronel Clóvis Ramalho, realizou uma visita técnica à Defesa Civil de Gravatá, acompanhado do diretor de Gestão de Riscos de Desastres, tenente-coronel George Vitoriano, e do diretor de Engenharia de Proteção e Defesa Civil, major Marcelo Silva. Na reunião estiveram presentes o secretário de Segurança e Defesa Civil do município, Gilmar Oliveira, e o coordenador da Defesa Civil do município, Jonas Medeiros.
Foram abordados temas relativos à prevenção e enfrentamento de desastres, bem como a equipe municipal apresentou todo o material humano, recursos, informações que possui, bem como as formas de atuação que acontecem no município.
Logo depois, todos saíram para um reconhecimento de campo na comunidade da Volta do Rio, onde existe uma régua fluviométrica e depois seguiram para o Parque Janelas Para o Rio, que fica às margens do rio Ipojuca, em frente ao Bairro Maria Auxiliadora, área de grande vulnerabilidade em casos de aumento no nível do rio.
O coronel Clóvis fala sobre o quadro que encontrou ao conhecer o órgão municipal. ”Hoje estamos aqui em Gravatá e a Defesa Civil do estado, na execução do seu Plano de Operação Inverno 2024 faz essas visitas de cooperação e articulação com os municípios. Viemos conhecer a coordenadoria de Defesa Civil do município, trazer orientações para que eles estejam preparados para a fase chuvosa, quais os riscos que tem no município e como atuar em casos de desastre. A gente observa que a Defesa Civil local já está bem articulada, já estão bem mapeados os pontos de risco e já tem todo um plano de contingência para o caso de desastre, esse é o papel fundamental da Defesa Civil.”*
O secretário Gilmar destaca a importância dessa cooperação. ”Recebemos a Defesa Civil do estado com muita satisfação. É uma integração muito importante entre os municípios e o Governo de Pernambuco onde nós apresentamos as dificuldades que o município tem e o estado toma conhecimento disso e, através dos seus mecanismos, começa a ajudar o município. Temos uma série de fatores de risco aqui na cidade que serão levantados para essa cooperação.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)
Comentários
Postar um comentário