Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Prévia do Bloco Zé Pereira e Encontro de Estandartes arrasta foliões pela quarta edição

Postado em 04 de fevereiro de 2024

Ponto de encontro foi no Espaço Carnaval, na Avenida Joaquim Didier

A manhã do sábado (03) estava com um sol para cada folião, mas quem disse que isto foi problema para quem aproveitou a Prévia do Zé Pereira e o Encontro de Estandartes? 


Até parece que o calor deu mais ânimo para famílias inteiras curtirem o momento de muito frevo e alegria que o evento proporcionou. Apesar do pouco tempo, pois a prévia acontece há quatro anos, a folia tem todos os predicados para se tornar tão tradicional quanto o próprio Bloco Zé Pereira e tantos outros que já saem na cidade há alguns anos.

A turma animada saiu do Espaço Carnaval, que fica na Avenida Joaquim Didier, passou em frente ao Paço Municipal, seguiu pela Av. Félix Sobrinho, Rua Vereador Elias Torres, Rua Rui Barbosa chegando ao destino final: o badalado Mercado Cultural.


Adeilton Balança, presidente do Bloco Zé Pereira, explicou como essa prévia teve início e agradece o apoio do poder público à cultura. “A gente tinha a intenção de ter uma prévia para anunciar que iria começar o carnaval e que o Zé Pereira estava por vir e o primeiro ano foi realmente apenas a prévia do Zé Pereira. Foi legal e em conversa com os outros integrantes nós achamos interessante fazer a prévia com o encontro de estandartes, ou seja, todos os blocos de Gravatá estariam nas ruas fazendo a alegria do folião. A Prefeitura de Gravatá tem apoiado bastante, a Secretaria de Turismo, não mediram esforços para contribuir e patrocinar. É um evento público, é uma cultura, na rua, não tem cobrança de nada, nós vendemos o abadá para custear algumas coisas, mas não tem sentido comercial. É para convidar a população de Gravatá. Ano passado o cantor foi o prefeito e esse ano a gente convidou ele novamente. O bloco sai no sábado de Zé Pereira, na Estação Ferroviária, a partir das 21h, seguir até a Praça da Matriz, para nos 110 anos do bloco descobrir quem é o Zé Pereira deste ano, com muitos prêmios no decorrer da brincadeira”. 


Amanda Gabriela, uma das organizadoras do Bloco Meu Mel, falou representando um dos blocos que está usando o Espaço Carnaval como ponto de apoio e falou sobre a participação na prévia. “Segundo ano do bloco Meu Mel, todo mundo nesse esquenta do Carnaval, estamos com a nossa casinha sempre disponível para troca e venda das blusas do bloco que acontecerá na próxima quarta (07). Contamos com a presença de todos vocês. Vai ser um arrastão lindo, com a banda Fulô de Mandacaru e o cantor Marcel Love, da banda Faringes da Paixão. Animação não vai faltar, conto com vocês!”.


Luiz Carlos, um dos organizadores do Bloco das Trichas, aprovou o Espaço Carnaval. “Esse foi um espaço fantástico. É um evento que já acontece há quatro anos, mas nunca tinha um espaço, uma área tão bacana para unir todo mundo e a gente sente a cada dia o folião gravataense vai para rua no intuito de praticar o lazer. Para as Trinchas, que sempre organizou eventos do nada para o tudo, é uma grande conquista nossa e que esse Espaço Carnaval seja eternizado, pois só dá uma dinâmica maior para o nosso Carnaval. As Trinchas vem com tudo agora no dia 08, a gente precisa do folião que deixe os BBB em casa e na quinta-feira se faça presente, porque é um Carnaval muito gostoso”. 

Júnior Popó, outro organizador do Bloco das Trichas, destacou: “olhe, o destaque do nosso bloco são os foliões, que se vestem com irreverência de cada que vem para a rua curtir o Carnaval na paz e na harmonia”, conclui.


Estes são apenas alguns dos blocos de folia que Gravatá tem atualmente, uma festa animada e que todos da família podem participar com tranquilidade. Acompanhe a programação oficial e dos eventos que recebem o apoio da Prefeitura de Gravatá no site www.gravata.pe.gov.br e nos perfis das redes sociais @prefeituradegravata e @visitegravata 


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...