Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Alepe faz parceria com Galo da Madrugada para coleta de recicláveis e campanha educativa durante desfile

Postado em 08 de fevereiro de 2023

A ação beneficiará catadores ligados a cooperativas e moradores de rua

A Assembleia Legislativa dePernambuco (Alepe) fechou uma parceria inédita com o Clube de Máscaras o Galo da Madrugada para a realização de coleta seletiva, transporte e destinação de produtos recicláveis (plásticos, metais, papéis e vidros) no desfile da agremiação neste sábado (10) de Carnaval. A apresentação oficial do bloco contará com uma ala de cerca de quarenta integrantes que participarão da campanha de incentivo à reciclagem, denominada “Galo 100% Reciclado”. A iniciativa faz parte do Projeto “Carnaval Sustentável Galo da Madrugada, Alepe 2024”. 


A ação, que visa promover conscientização ambiental e cidadania, 
contará com o trabalho de 142 pessoas contratadas para execução da coleta e proporcionará renda aos envolvidos. Entre eles estão associados a cooperativas, catadores de recicláveis individuais e pessoas em situação de rua. 

De acordo com a Alepe, a parceria institucional com o Galo da Madrugada é uma ótima oportunidade para mostrar ao público, estimado em 2,5 milhões de pessoas, a importância do consumo e produção responsável de materiais. Ou seja, é momento ideal para se promover educação ambiental, conscientização sobre consumo e incentivo à reciclagem. 


Ao longo de 2023, a Alepe realizou diversas ações voltadas para conscientização ambiental, desenvolvimento sustentável e o despertar da cidadania. Dentre elas, destaca-se a exposição ‘Heróis invisíveis’, que teve como objetivo dar voz aos catadores de materiais recicláveis e torná-los ‘visíveis’ diante do poder público e da sociedade. 

Também houve a exibição de minidocumentário sobre a trajetória da categoria, distribuição de material educativo em escolas públicas sobre o descarte correto do lixo e o impacto da atuação destes profissionais na natureza e na vida socioeconômica das pessoas e das cidades. Em paralelo a Casa realizou debates e instalou a Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo. 


Para o presidente da Alepe, Álvaro Porto, e o primeiro secretário, Gustavo Gouveia, o convênio reforça o compromisso da Casa com ações sociais e com a preservação do meio ambiente. “Além de conscientizar para a importância da reciclagem, contribuindo para minimizar os efeitos nocivos do excesso de lixo, a iniciativa joga luz sobre o quanto os catadores são fundamentais para esse processo que só traz bons resultados para as cidades e seus habitantes”, afirmam. 

De acordo com os parlamentares, os catadores são trabalhadores que prestam um serviço essencial à sociedade. “Não poderíamos deixar de firmar parceria com o Galo da Madrugada nesta ação, cuja mensagem chegará a milhões de pessoas que acompanharão o desfile do bloco, seja presencialmente, seja pela TV ou internet”, destacam.

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Grupamento de Bombeiros do 1º GB realizou Treinamento Integrado de Resgate em Gravatá

Postado em 29 de maio de 2024 Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde O Grupamento de Bombeiros do 1° GB organizou uma iniciativa importante, reunindo diversas entidades para uma aula teórica seguida de treinamento integrado e prático. A instrução de resgate em Áreas Inundadas e Sistema de Comando de Incidentes (SCI) aconteceu segunda-feira (27) no quartel dos bombeiros de Gravatá. Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde. Este treinamento é o primeiro passo para a realização de ações práticas que envolvem instituições da linha de frente em cenários de desastres, promovendo a cooperação e aprimoramento das técnicas de resgate e resposta a emergências. Reportagem: Mathilde Souza com colaboração da Defesa Civil Fotos: cortesia da Defesa Civil