Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

“A Caminho do Amor” escrito por Ricardo Guerra é destaque na Folha de Pernambuco

Postado em 06 de fevereiro de 2024

Na coluna Opinião do Jornal Folha de Pernambuco, Jornalista ressaltou o grandiosos espetáculo aéreo de Natal de Gravatá

Sou daqueles que não acreditam que talentos se descobrem. Entendemos que talentos são valores que afloram e se lapidam. Refiro-me ao Natal/2023 de Gravatá. De fato, ele não começou agora. A semente foi plantada desde 2011. Uma produção do italiano Valério Festi numa dramaturgia de Mônica Maimone que conceberam o espetáculo “O Sonho de Pastorinha Diana”.


 Ali, nasceu o Natal de Gravatá. Ali, nasceu um figurante talentoso gravataense chamado Wanderson José que de bailarino na atual encenação passa à condição múltipla dentre as quais o de produtor do espetáculo “Sob a luz da Lua” dentro do Natal “A Caminho do Amor”. 

O talento de Wanderson foi reconhecido pelo Senhor Valério que veio para o Brasil para produzir espetáculos no Rio de Janeiro, em Gravatá e no Maranhão. Identificado com o valor artístico de Wanderson fez incluir o nosso frevo, ritmo de reconhecimento mundial pela Unesco, dentro de um espetáculo natalino para dar brilho à dimensão ao talento de Wanderson. E mais, levou Wanderson para o Maranhão como participante da sua equipe.


 Agora Wanderson comanda uma equipe de 120 artistas entre atores, atrizes, cantores, bailarinos, malabaristas, dançarinos, músicos, contorcionistas e figurantes. Projeta e desenvolve os sonhos do menino Inácio de acordo com as fases da lua. Uma metamorfose. Saindo num mundo de emoções de dentro para fora como as mudanças reais dos lagartos para as borboletas. Wanderson ainda fez brilhar com a inclusão de cadeirantes que emocionam, verdadeiramente, o público. O Ballet aéreo, uma marca indelével do Natal de Gravatá. Permanece com a presença do fogo de Mônica Maimone mas acrescenta a água. Prova a tese de Lavoisier: “No mundo nada se cria, tudo se transforma” Invoca São Jorge e não poderia ser diferente porque se a Lua tem dono, este é o Santo Guerreiro.

E mais luta com o dragão buscando auxílio dos motoqueiros. Encanta e desencanta de acordo com as fases lunares. E sendo espetáculo natalino, não dispensa o Papai Noel. Inácio, mesmo pobre e sonhador, vai continuar sonhando e aí reside a maior criatividade de Wanderson. Sonhos e mistérios não se acabam. Ele escolheu um tema que não tem fim. Permitem futuros desdobramentos. Se multiplicam e para tal, recorreu ao melhor da música popular brasileira para interagir com o público que emocionado, se embala cantando o que melhor existe das nossas canções. A plateia vai ao delírio na busca do “A CAMINHO DO AMOR”. 


O que falta sim, é o apoio dos nossos órgãos culturais como a Fundarpe e a Secretária de Cultura, e mais a Secretária Estadual de Turismo e da Empetur para patrocinar o espetáculo de Natal de Gravatá que existe desde 2011 quando éramos Secretário de Turismo e Cultura da cidade turística (2011/2012) na gestão do Prefeito Ozano Brito Valença. Gravatá não tem esta preocupação de fazer o maior ou o melhor, mas quer fazer bem feito. E faz! Tudo o que desejo é que o que foi para mim os sonhos da Pastorinha Diana, sejam os sonhos do menino Inácio para o Prefeito Joselito Gomes e para o Secretário Marllon Lima graças a Wanderson José. 

Por Ricardo Guerra
Jornal Folha de Pernambuco


Este artigo foi publicado na Folha de Pernambuco edição de 01/02/2024.
Confira na íntegra: “A Caminho do Amor”

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá