No Dia da Visibilidade Trans, Prefeitura de Gravatá lança clipe e reforça seu apoio aos direitos igualitários
Postado em 29 de Janeiro de 2024
Na ocasião também foi assinado o Termo de Cooperação Técnica que será estabelecido junto à OAB - Subseção Gravatá
No dia 29 de janeiro, celebrou-se o Dia da Visibilidade das Pessoas Travestis e Transexuais no auditório da Secretaria de Educação, com o lançamento do vídeo "BREU" pela Diretoria de Cidadania e Diversidade da Secretaria da Mulher. Nesta importante ocasião, a Prefeitura de Gravatá reafirmou seu apoio aos direitos igualitários, incluindo cidadania, saúde, educação e integração ao mercado de trabalho para a população trans.
A mesa de honra contou com a presença do prefeito Joselito Gomes, da secretária da Mulher, Ester Gomes, da vice-presidente da OAB Subseção Gravatá, Rubia Marinho, da ativista do movimento LGBTOIA+ e coordenadora da AMOTRANS Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco, Chopelly Santos, e da coordenadora do Movimento Arco-Íris da Serra, Mônica Gleite. Além disso estiveram presentes o vereador Nego Suíno e o secretário de Saúde, Anderson.
Posteriormente, foi formalizada a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Gravatá e a OAB Subseção Gravatá, estabelecendo uma parceria na promoção e proteção dos direitos da comunidade LGBTQIA+. O evento culminou na apresentação do vídeo "BREU", onde Leleca Costa, diretora de Cidadania e Diversidade, sensibilizou os presentes com a realidade das pessoas trans, acompanhada pela música de Kellinha.
Chopelly Santos, ativista do movimento LGBTOIA+ e
Coordenadora da AMOTRANS Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco, destacou que: “É muito importante quando a gente vê uma gestão pública do município que tem um olhar específico para a comunidade LGBTQIA+, em particular as Trans. A gente tem que aproveitar essa sensibilidade da gestão para conversar sobre a proposta de abrir um ambulatório municipal para trabalhar a questão da saúde das pessoas LGBTQIA+, implantar o espaço de conforto para as pessoas que queiram se refugiar. Então, temos que aproveitar essa entrada agora para que esse espaço seja criado. É possível que ele exista e no futuro é possível que ele seja credenciado pelo Governo Federal”.
A secretaria da Mulher, Ester Gomes, destacou a visibilidade de um dia tão importante: “Foi muito importante na tarde de hoje reunirmos pessoas dos mais variados segmentos, de organismos da gestão pública, da sociedade civil, para nos debruçarmos em torno dessa causa e apresentando a sociedade o vídeo documentário que traz uma proposta educativa, pedagógica e reflexiva. Nós temos que falar sobre isso, nós temos que ampliar o debate para que a sociedade junte a nós olhando para importância e valorização dessa pauta”.
O prefeito Joselito Gomes, aponta o apoio e a entrega da Prefeitura de Gravatá para este dia: “E a palavra chave é respeito, somos pessoas, temos a mesma dignidade, somos diferentes por isso precisamos nos acolher melhor, precisamos nos respeitar para que possamos conviver de uma forma harmoniosa, pacífica e solidária. Esse trabalho acontece em nosso município porque o compromisso que temos é com as pessoas”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)
Comentários
Postar um comentário