Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

No Dia da Visibilidade Trans, Prefeitura de Gravatá lança clipe e reforça seu apoio aos direitos igualitários

Postado em 29 de Janeiro de 2024

Na ocasião também foi assinado o Termo de Cooperação Técnica que será estabelecido junto à OAB - Subseção Gravatá

No dia 29 de janeiro, celebrou-se o Dia da Visibilidade das Pessoas Travestis e Transexuais no auditório da Secretaria de Educação, com o lançamento do vídeo "BREU" pela Diretoria de Cidadania e Diversidade da Secretaria da Mulher. Nesta importante ocasião, a Prefeitura de Gravatá reafirmou seu apoio aos direitos igualitários, incluindo cidadania, saúde, educação e integração ao mercado de trabalho para a população trans.


A mesa de honra contou com a presença do prefeito Joselito Gomes, da secretária da Mulher, Ester Gomes, da vice-presidente da OAB Subseção Gravatá, Rubia Marinho, da ativista do movimento LGBTOIA+ e coordenadora da AMOTRANS Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco, Chopelly Santos, e da coordenadora do Movimento Arco-Íris da Serra, Mônica Gleite. Além disso estiveram presentes o vereador Nego Suíno e o secretário de Saúde, Anderson. 

Posteriormente, foi formalizada a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Gravatá e a OAB Subseção Gravatá, estabelecendo uma parceria na promoção e proteção dos direitos da comunidade LGBTQIA+. O evento culminou na apresentação do vídeo "BREU", onde Leleca Costa, diretora de Cidadania e Diversidade, sensibilizou os presentes com a realidade das pessoas trans, acompanhada pela música de Kellinha.


Chopelly Santos, ativista do movimento LGBTOIA+ e
Coordenadora da AMOTRANS Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco, destacou que: “É muito importante quando a gente vê uma gestão pública do município que tem um olhar específico para a comunidade LGBTQIA+, em particular as Trans. A gente tem que aproveitar essa sensibilidade da gestão para conversar sobre a proposta de abrir um ambulatório municipal para trabalhar a questão da saúde das pessoas LGBTQIA+, implantar o espaço de conforto para as pessoas que queiram se refugiar. Então, temos que aproveitar essa entrada agora para que esse espaço seja criado. É possível que ele exista e no futuro é possível que ele seja credenciado pelo Governo Federal”.


A secretaria da Mulher, Ester Gomes, destacou a visibilidade de um dia tão importante: “Foi muito importante na tarde de hoje reunirmos pessoas dos mais variados segmentos, de organismos da gestão pública, da sociedade civil, para nos debruçarmos em torno dessa causa e apresentando a sociedade o vídeo documentário que traz uma proposta educativa, pedagógica e reflexiva. Nós temos que falar sobre isso, nós temos que ampliar o debate para que a sociedade junte a nós olhando para importância e valorização dessa pauta”.


O prefeito Joselito Gomes, aponta o apoio e a entrega da Prefeitura de Gravatá para este dia: “E a palavra chave é respeito, somos pessoas, temos a mesma dignidade, somos diferentes por isso precisamos nos acolher melhor, precisamos nos respeitar para que possamos conviver de uma forma harmoniosa, pacífica e solidária. Esse trabalho acontece em nosso município porque o compromisso que temos é com as pessoas”.


Reportagem: Mathilde Souza 
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

28)12)21 INFLUENZA A (H3N2) Pernambuco confirma circulação comunitária da influenza A (H3N2) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), liberou nesta terça-feira (28), para o Município de Gravatá, o resultado de análise de 03 amostras que deram negativas para Covid-19, mas que positivaram para Influenza A. Dos casos, dois são do sexo masculino, na faixa etária de 60 a 80 anos, sendo um caso leve, já recuperado, e outro hospitalizado. O outro caso confirmado laboratorialmente é do sexo feminino, da faixa etária de 40 a 50 anos, com sintomas leves.   A Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria de saúde, continua com a realização de testes em massa para Covid-19 e, reforça mais uma vez, a importância do uso de máscaras corretamente para evitar mais contaminações, além do isolamento se tiver sintomas de gripe. Cada cidadão com consciência, fazendo sua parte, para continuarmos salvando vidas. Gravatá, 28 de dezembro de 2021.

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Educação no Brasil

Postado em 01/09/22 Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola. "Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980." "Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:" "O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º a