Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Gravatá anuncia programação de Carnaval 2024 com oito polos de animação

Postado em 26 de janeiro de 2024

Reduto dos que buscam relaxar e lazer nos dias de Momo, cidade do agreste também quer atrair visitantes que curtem cair no frevo e maracatu em família e com muita segurança

O ano de 2024 começou fervendo, numa animação regada a muito frevo, em Gravatá, Agreste pernambucano. Depois de anunciar o calendário de atividades culturais até o São João e de uma programação especial de verão, que agita parques e ruas do município com atividades esportivas, a Suíça Pernambucana lançou o seu Carnaval, com uma agenda de festas, shows e desfiles em vários polos.


Até a última semana de fevereiro, serão promovidas ações gratuitas, a exemplo do Carnaval dos Idosos e da Semana Pré-Carnavalesca, com ensaios e desfiles das agremiações locais. Já nos dias oficiais da Folia de Momo, o público poderá curtir os festejos em diversos polos culturais, instalados na Rua do Norte, no Bairro Novo, Polo Moveleiro, Polo Agamenon Magalhães, Carnaval do Jura, no Jucá, Espaço Carnaval, Mercado Cultural e Palco da Prefeitura.


“O nosso Carnaval é a festa das famílias, de quem busca uma folia mais tranquila, com segurança, mas também com animação. Temos nossos blocos tradicionais e eventos como o Encontro das Orquestras de Frevo de Pernambuco, além do Carnaval dos Idosos, que é aberto ao público. Temos ainda os polos, para descentralizar os eventos e dar oportunidade de que todos possam curtir um pouco dos ritmos típicos da folia”, destaca o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes.

Uma das atrações é o 8º Encontro de Orquestras de Frevo de Pernambuco, que reunirá conjuntos de todo o Estado, na segunda-feira de Carnaval, 12 de fevereiro, a partir das 14h. Na programação, grupos como a Spok Frevo Orquestra e os cantores Martins e Don Tronxo.


Mas bem antes de fevereiro chegar, o frevo já toma conta da cidade. Na quinta-feira (25), por ocasião do anúncio da programação de Carnaval, foi inaugurado o Espaço do Carnaval, que vai concentrar seis estandes, dedicados aos blocos, na Av. Joaquim Didier, coração dos grandes eventos em Gravatá. Haverá espaço dedicado aos homenageados do Carnaval, com painéis e cenários para fotos. Um Centro de Atendimento ao Turista volante também funcionará no local.  

Para animar os foliões, são realizados ainda Aulões de Frevo gratuitos, às terças e quintas, às 19h30, no Parque da Cidade, em parceria com as escolas de dança do município. A ação tem o apoio da Escola Expressão Independente, Alma Núcleo de Dança, Studio de Dança Juninho Araújo, Escola de Dança José Clevisson e Escola de Dança Execução em Movimento.


Uma exposição com objetos e fotos do Bloco do Zé Pereira também está programada para o Vagão-Museu, espaço inaugurado em 2023. Intitulada “Na Estação da Folia, Embarque no Vagão do Zé Pereira para Curtir nosso Carnaval”, a mostra será inaugurada no dia 2 de fevereiro, às 9h, e poderá ser conferida pelo público até 25 de fevereiro. 

E no dia 24, acontecerá uma das atividades mais aguardadas de moradores e visitantes de Gravatá: o Tardes no Polo Edição “Saudosos Carnavais”. O evento de fomento à cultura e ao turismo da região, criado no ano passado para movimentar um dos principais atrativos da cidade, o Polo Moveleiro, mergulha completamente no clima dos antigos Carnavais, ao som de muito frevo e apresentações culturais, em três mini palcos montados ao longo da Rua Duarte Coelho. 

Será realizado também um cortejo carnavalesco, com personagens da folia e desfile dos estandartes e bonecos gigantes dos blocos locais, ao som de orquestra de frevo e das alfaias do Maracatu Nação Sol Brilhante. Recreação infantil e exibição e venda de artesanato completam a tarde de alegria e diversão no Polo Moveleiro de Gravatá.


“O ‘Tardes no Polo’ é um evento lançado no ano passado, que vai se consolidando em 2024. Não podíamos deixar de fazer uma edição de Carnaval, que será na verdade, a nossa esticada da folia, vamos prolongar a festa até 25 de fevereiro, para quem tiver fôlego para cair no frevo e no maracatu ainda no final do mês. Sem dúvida, será um diferencial da cidade para ajudar a atrair turistas e também movimentar a economia”, defende o secretário de Turismo, Cultura e Lazer, Marllon Lima.

HOMENAGEADOS

Curtir a Folia de Momo é uma praticamente uma tradição da família Pereira. E foi em meio às mais variadas manifestações do tipo que cresceu a ex-professora e comerciante Lúcia Pereira, uma das homenageadas do Carnaval 2024 de Gravatá. Seja com os parentes ou amigos, ao longo de mais de meio século de festejos, ela vivenciou dos bailes no Centro Desportivo Gravataense, passando pela Rua do Norte até o antigo mela-mela e os desfiles de fantasiados pelas ruas. 


A festa em 2024 tem tudo para ser uma das mais especiais: aos 76 anos de vida, Lúcia aguarda ansiosa o ciclo festivo, quando vai ser homenageada pela Prefeitura de Gravatá por sua contribuição à cultura da cidade. De antemão, ela promete uma produção surpresa e tentar segurar a emoção para as lágrimas não borrarem a maquiagem.

O Carnaval também faz parte da vida do professor, Márvio Tibúrcio. E na agitação cotidiana do revezamento entre as aulas de educação física e de dança, ele sempre encontra um tempo para se organizar para a Folia de Momo, um dos pontos altos da sua agenda cultural. Também homenageado de Gravatá neste Carnaval, Márvio, com certeza será encontrado desfrutando de toda energia e alegria do ‘autêntico carnaval raiz’ da cidade, seja na ‘Raiga de Carnaval’ até o Bloco das Trichas, no qual acumula quase três décadas de desfiles de fantasias sempre cheias de criatividade, ousadia e muita irreverência.


O Baile Municipal também realiza uma homenagem póstuma à Maria de Fátima Fontes Santana (in memorian), filha de Leonel Barbosa Fontes e Valdeci Alexandre Bezerra, nasceu no dia 25 de outubro de 1954, em Gravatá, e nos deixou no dia 02 de agosto de 2023. Religiosa, participativa e divertida, teve um círculo de amizades que abrangia várias tribos. Soube viver bem e deixou um legado de boas ações e muitas saudades para todos os familiares e amigos. Fátima Santana também era apoiadora e integrante do Bloco da Saudade, e incentivadora do Bloco Mocidade em Folia. Amava cores vivas e alegres, adereços e acessórios que remetiam ao carnaval. Incentivadora da família a manter essa paixão pelo carnaval que passa por gerações.


Carnaval 2024 em Gravatá

Janeiro

26 – Baile Municipal de Gravatá
Na sede social do CDG, a partir das 20h, com Orquestra do Maestro Adelson Silva, Bateria Cabulosa de Olinda, Silvana Salazar e Maracatu Sol Brilhante.
Ingressos de R$ 50 a 300, à venda na Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá e nas lojas Usaflex e IG Perfumes.

27 – Frevo no Espaço Carnaval, 20h
Atração: Orquestra Instituto de Artes

28 – Frevo no Espaço Carnaval, 20h
Atração: Orquestra Instituto de Artes


Fevereiro

02 – Carnaval dos Idosos, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Juventude. Arrastão do Frevo com Orquestra Elton Pinheiro, saindo da Av. Agamenon Magalhães até a Prefeitura Municipal; show de Victor Lins e aulão de frevo com a banda Levada do Guettho e participação dos professores Gabriel Uili, Nicolas Grigório, Deisiane Correia e Anderson Pedroza.

02 – Abertura da exposição “Na estação da Folia, Embarque no Vagão do Zé Pereira para Curtir Nosso Carnaval”. 
Vagão Museu, Estação Ferroviária – Rua João Pessoa.
Segue de quinta a segunda, das 9h às 17h

02 - Frevo no Espaço Carnaval, 19h30
Atração: Orquestra Nildo Frevo

03 - Frevo no Espaço Carnaval, 20h
Atração: Orquestra Danilo Lira

03 - Baile Vermelho e Preto às 22h
Sede social do CDG


03 - Encontro de Estandartes de Gravatá. 
Saída do Espaço do Carnaval, às 11h. 
Atração: Orquestra Sena Sax

04 - Frevo no Espaço Carnaval, 18h. 
Atração: Orquestra Big Band

04 - Carnaval do Jura. 
Rua Mateus de Melo, bairro do Jucá, a partir das 13h30 
Atrações: RD Orquestra e Banda Levada do Guettho

04 – Bloco Baby’s Folia
Saída da Praça Dez às 17h
Atração: Danillo Henrique

06 – Carnaval das Mulheres
Espaço Carnaval, 15h

07 – Bloco Meu Mel
Saída da Avenida Agamenon Magalhães às 20h
Atrações: Cowboy Elétrico, Faringes da Paixão e Fulô de Mandacaru

07 - Bloco dos Estudantes
Saída da Avenida Agamenon Magalhães às 22h

08 – Bloco das Trichas
Saída da Avenida Agamenon Magalhães às 20h
Atrações: Ricardo Alegria e Danillo Henrique

09 – Bloco O Pirata Tá na Rua, 19h
Rua da Encruzilhada

09 – Bloco Ki Língua É Essa? 
Saída da Avenida Agamenon Magalhães às 22h. 
Atração: Don Tronxo, Jarbas Travassos, Moura Rossi e Geraldinho Lins

10 – Carnaval no Polo Moveleiro, 10h. 
Atração: Orquestra Big Band e Orquestra Danilo Lira.

10 - Arrastão do Frevo, 10h.
Saída do Polo Agamenon Magalhães com destino à Estação Ferroviária, para a saída da máscara oficial do Zé Pereira.

10 – Bloco Zé Pereira. 
Saída da Estação Ferroviária, Rua João Pessoa, às 20h. 
Atrações: Big Band, Orquestra Adelson Pereira e Nordesax

10 – Bairro Novo em Folia, 11h
Atrações: Orquestra Popular, Andréa Santos e Moura Rossi.

10 – Centro Comercial, 10h. 
Atrações: Orquestra Danilo Lira e Orquestra Popular

10 - Mercado Cultural, 12h30. 
Atrações: Nordesax e Maurício Mendes.

11 – Mercado Cultural, 12h30. 
Atrações: Super Freviola e Orquestra Nildo Frevo

11 – Carnaval no Polo Moveleiro, 10h. 
Atração: Orquestra Xik e Xote

11 – Polo Rua do Norte, 14h. 
Atrações: Maestro Adelson Pereira e Nordesax, Myllena Dantas

11 - Bloco Mocidade em Folia, 16h
Saída do CDG

11 - Bloco Saudade em Folia, 21h
Saída do CDG

12 – 8º Encontro de Orquestras de Frevo de Pernambuco. 
Atrações: Orquestra Big Band, Orquestra Sena Sax, Nildo Frevo, XV de Novembro, Frevo Serrano, Maracatu Sol Brilhante, Martins, Spok Frevo Orquestra e Don Tronxo e no percurso das orquestras, os passistas dos grupos: ALMA Núcleo de Dança, Studio Juninho Araújo, Expressão Independente Fábio Lima, Núcleo de Dança JC, Execução em Movimento.

12 - Polo Rua do Norte, 13h. 
Atrações: Wirandé e Carlinhos e Banda Batugheto 

12 – Mercado Cultural, 12h30. 
Atrações: Renan Lima e Victor Moury

13 – Bloco Amante das Rosas, 10h. 
Saída da Rua Duarte Coelho - Polo Moveleiro

13 – Mercado Cultural, 12h30. 
Atrações: Xike e Xote e Orquestra Sena Sax

13 – Polo Rua do Norte, 13h. 
Atrações: Banda e Orquestra Arrocha o Nó, Gercino Vanerão e Banda Timba Frevo e Jarbas Travassos e Banda 

13 - Bloco Mocidade em Folia, 16h
Saída do CDG

13 - Bloco Saudade em Folia, 21h
Saída do CDG

14 - Bloco Os Destruidores, 20h.
Rua da Encruzilhada, Prado.
Atração: Victor Moury

17 - Bloco DNA, 20h.
Saída da Rua XV de Novembro

24 – Tardes no Polo Edição Saudosos Carnavais. 
Polo Moveleiro, das 16h às 21h. 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo (SECOM) e Janaína Lima (SECTURCEL)
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.