Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Waldemar Borges solicita informações ao presidente do IPA e à governadora sobre Fipagre

Postado em 08 de dezembro de 2023

 O deputado também está acionando o Tribunal de Contas e o Ministério Público Estadual para que acompanhem a realização de uma confraternização que, sob o pretexto de fazer uma reunião de dois dias num hotel em Gravatá com os funcionários e colaboradores do IPA, vai torrar R$ 600 mil dos cofres estaduais


O deputado estadual Waldemar Borges está denunciando os gastos exorbitantes que o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), que tem como atual presidente Joaquim Neto, vêm fazendo na famosa e muito manjada área de eventos. “A atual gestão começou fazendo críticas a problemas que teria encontrado no IPA, no entanto esse tipo de gasto só vem agravar a situação. Não estão fazendo nada que aponte para a sua recuperação”, afirma o parlamentar. Ao todo, o Instituto vai gastar mais de R$ 1,6 milhão em dois eventos promovidos pelo órgão, apesar de não ter recursos suficientes para cumprir com suas atividades fins. 


O primeiro evento tratou-se da primeira edição da Feira Integrada de Produtos da Agricultura Familiar (Fipagri), que aconteceu em outubro, onde foram gastos aproximadamente R$ 1 milhão. “No que pese ser uma área importante, esse valor é absurdamente exagerado para se gastar numa feira. Vamos mergulhar nessas despesas para saber efetivamente onde foram feitas”, afirma Borges. E o segundo será a confraternização de dois dias que será realizada em um hotel de Gravatá com todos os funcionários e colaboradores do Instituto, nos dias 12 e 13 de dezembro, ao custo de R$ 600 mil, com dispensa de licitação. 


Em relação à Fipagri, o deputado está encaminhado, na próxima segunda-feira (11), um Pedido de Acesso à Informação ao presidente do IPA e a governadora Raquel Lyra para que sejam respondidos uma série de questionamentos a respeito dos valores e contratações do evento. “Os técnicos do órgão vem sofrendo cortes nos recursos para combustível e diárias, além de paralisação de pesquisas importantes e serviços de acesso à água. Programas, como o de Distribuição de Sementes, não são acompanhados com assistência técnica contínua, prejudicando a produtividade das sementes, e, em consequência, gerando menor renda para a agricultora e o agricultor familiar. Os animais da fazenda de Arcoverde estão sem ração suficiente e até material elementar de limpeza e expediente está faltando. É nesse contexto que a gestão atual do IPA achou interessante gastar aproximadamente 1 (hum) milhão de reais na realização de um único evento e, como se não bastasse, quer gastar mais 600 mil também na realização de um outro evento”, dispara o deputado. 


 Destaque-se que no segundo evento, que acontecerá na próxima semana, o presidente do IPA fez uma inexigibilidade de licitação de 600 mil para contratação de hotel, com acomodações e refeições, sob o pretexto de realizar uma reunião de análise e fechamento do exercício de 2023 e planejamento para 2024. “É pensar que a humanidade é besta. Todos, do IPA e fora dele, sabem que na verdade será uma grande confraternização”, revela o deputado, que está acionando o Tribunal de Contas e o Ministério Público Estadual para investigar o evento. “Não é só um descaso, mas uma falta de respeito aos profissionais tão essenciais para a pesquisa, à extensão rural e as obras de infraestrutura de recursos hídricos, que arriscam suas vidas se locomovendo em veículos com pneus lisos e sem manutenções preventivas”, reforça.

“Parece que a preferência do atual gestor do IPA é trabalhar com grandes e caros eventos. Se é fato que o IPA se encontrava em uma situação de dificuldade, também é fato que a atual gestão só tem piorado essa situação e o que se vê é o desperdício do dinheiro do órgão”, critica Waldemar Borges.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...