Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Aumento de casos de conjuntivite gera alerta em hospitais do Recife

Postado em 28 de dezembro de 2023
 
Hospitais do Recife têm registrado alta nos casos de conjuntivite recentemente. No Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE), nos últimos cinco meses, é possível observar um crescente aumento no número de atendimentos no hospital por conta da doença. Em dezembro, 66% dos casos na urgência foram de pacientes com conjuntivite; em novembro, 64%; em outubro, 55%; em setembro, 51% e em agosto, 47%.

O aumento da doença pode ser explicado por alguns fatores: como a chegada do calor e da umidade nesta época do ano (já que o vírus circula com mais facilidade no ar) e o maior número de pessoas aglomeradas nos mesmos locais (como em confraternizações). Apesar da doença geralmente desaparecer em poucos dias, dependendo da causa a conjuntivite pode durar de 20 a 30 dias.


A comerciante Viviane Brito foi uma das que sofreu com a doença. "Peguei conjuntivite quando fui fazer exames de rotina. Foi uma conjuntivite membranosa, não aquela mais simples, que você só precisa se isolar mas consegue fazer as suas atividades de casa. Eu cheguei a ter uma lesão na córnea, foi um período muito difícil, indo diariamente ao hospital retirar a membrana dos olhos, e passei quase um mês até receber alta”, conta ela. 

"Foi um período de incerteza, porque além da dificuldade em enxergar, tive uma complicação porque minha córnea abriu. Se ela não tivesse aberto, minha recuperação teria sido mais rápida, então eu ficava todo dia na expectativa de quando a córnea ia fechar para eu ficar realmente boa. Eu não conseguia enxergar direito, a minha visão estava totalmente turva. Nunca pensei que uma conjuntivite fosse me deixar assim", acrescenta a comerciante.


Outro ponto importante que ajuda a explicar o aumento dos casos é o retorno às atividades de antes da chegada da pandemia da Covid-19. “A gente passou dois anos sem esse surto e agora os casos aumentaram porque relaxamos em medidas como limpeza das mãos e uso de máscaras”, aponta a oftalmologista Laura Sabino, chefe do setor de urgência do HOPE. 

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, a membrana transparente que reveste a esclera (parte branca do olho). Ela pode ter causa infecciosa (bactérias ou vírus), causa alérgica (não contagiosa) ou até mesmo causa química, por algum agente ou produto químico que tenha contato com os olhos. 

 
A conjuntivite infecciosa pode afetar um ou ambos os olhos. “Nos casos de conjuntivite infecciosa o paciente deve ficar em isolamento e não tocar os olhos e nem superfícies, não compartilhar copos ou talheres e nem mesmo falar perto de outras pessoas, porque a doença, além de poder ser transmitida pela lágrima, também pode ser transmitida pela saliva”, adverte a oftalmologista Laura Sabino, do HOPE.

Já as conjuntivites bacterianas costumam ser mais agudas. “São formas que normalmente demandam um atendimento médico mais imediato, mas também melhoram rápido com a medicação”, finaliza a oftalmologista Laura Sabino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...