Postado em 17 de novembro de 2023
Intenção da pesquisa é consultar a opinião das pessoas sobre o sistema e opções de melhoria da mobilidade
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil de Gravatá, junto ao Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Gravatá, abriu o processo de consulta pública para perguntar a população sobre o que ela acha e qual a percepção que ela tem a respeito do sistema de estacionamento no município e se a população é favorável ou não à implantação de um sistema de estacionamento rotativo pago nas vias do centro da cidade.
De acordo com Janaína Lima, diretora jurídica do DMGTTRANS, “a gente montou um questionário simples, que seja rápido de se responder, porém que responda às perguntas essenciais que a gente tenha subsídios se a população em geral concorda ou não na implantação desse sistema. O questionário só tem cinco perguntas e elas são voltadas para identificar se as pessoas que estão respondendo são residentes do município, se são comerciantes, ou trabalham no comércio, se elas têm dificuldade de estacionar nas vias do centro da cidade e se elas são favoráveis ou não a essa implantação no estacionamento pago, que a gente conhece por Zona Azul, aqui nas vias principais dentro da cidade”.
Ainda de acordo com Janaína, “a intenção desta consulta pública é indagar a população se a implantação do sistema rotativo pago atende às suas expectativas, ou não. Se é uma política pública que a população quer ver implantada na cidade, ou não, para que seja uma política pública com a participação social das pessoas e dizerem como é que o estacionamento rotativo pode ajudar a resolver esse problema de mobilidade, porque a intenção do estacionamento rotativo é justamente essa: trazer uma solução de mobilidade e trazer uma democratização do uso das vagas para que as pessoas que querem ir num banco, numa farmácia, querem resolver alguma coisa no centro da cidade tenham condições de acessar esses locais sem muitas dificuldades porque vai encontrar vaga para estacionar”.
Você pode ter acesso ao formulário de consulta popular que está disponível no site da prefeitura, pelo gravata.pe.gov.br . Sua participação é muito importante e poderá ajudar a gestão municipal a trazer melhorias para a mobilidade da cidade.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Sou totalmente a favor da Zona Azul no centro da cidade, pois só assim teremos mais tranquilidade e segurança para estacionar. Atualmente, assistimos a muitas coisas desagradáveis ao deixar nossos carros à mercê de pessoas despreparadas assumindo o que não lhes cabem.
ResponderExcluir