Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Gravatá sedia 5ª Conferência Estadual de Cultura e prefeito da cidade dá as boas-vindas aos participantes de 84 municípios

Postado em 25 de novembro de 2023

Evento acontece, até domingo (26), no Hotel Canariu’s com realização do Governo de Pernambuco

Música, artesanato, dança, pintura, moda, religião, gastronomia, toda expressão cultural de Pernambuco é grandiosa e a cidade de Gravatá, no Agreste do estado, está tendo a honra de receber representantes de 84 municípios e sediar a 5ª Conferência Estadual de Cultura neste fim de semana, que vai trabalhar o tema “Democracia e Direito à Cultura “. 


O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, esteve presente na solenidade de abertura, que aconteceu na noite da sexta (24), no Hotel Canariu’s, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, do secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima, e do secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima e do executivo, Marcone Barros. 


Cacau de Paula, secretária de Cultura de Pernambuco, abriu o evento e falou o motivo pelo qual Gravatá foi escolhida para sediar a conferência. “A escolha por Gravatá foi um pouco de tudo. Além de ser um celeiro cultural, uma referência no nosso estado, é um lugar que consegue unir as regiões. Então estamos reunindo aqui todas as regiões do estado. Tivemos conferência em 84 municípios e estamos aqui reunindo os delegados dessas cidades junto com os delegados dos nossos conselhos para ter a nossa conferência e para daqui sair a delegação que vai participar da 4ª Conferência Nacional de Cultura, em março do próximo ano, em Brasília. Gravatá é uma cidade de destaque, no coração de todo mundo, seja do recifense, seja do interior, tem um charme, um clima agradável, uma cidade que muitos têm uma segunda casa, muitos vêm se hospedar, porque tem uma rede hoteleira muito boa, muitas atrações culturais e turísticas para todos que vêm visitar”. 


Marllon Lima reforça que Gravatá está de portas abertas para eventos. “Mais um grande evento que é promovido aqui em Gravatá, cidade que tem grande potencial para receber as pessoas, tem a rede hoteleira, gastronômica, então esse ano já perdemos as contas de quantos eventos dessa magnitude veio para gravatá e dessa vez a gente está recebendo uma conferência estadual de cultura. Gravatá acho que não é à toa essa escolha, porque além disso ela tem uma grande diversidade cultural, com um berço de cultura, temos diversos grupos de maracatu, capoeira, dança, quadrilha então uma coisa uniu a outra. Agradecemos à secretária Cacau de Paula por escolher Gravatá para sediar esse evento tão importante nesse tempo que a cultura está sendo resgatada e está voltando ao protagonismo. Passou um tempo esquecida, mas a gente está vendo que a cultura está vindo com força. Gravatá está de portas abertas para receber os grandes eventos, sejam privados ou públicos, contem conosco, a prefeitura sempre apoiando, a exemplo dessa conferência”.  


Joselito Gomes, além de anfitrião, estava representando Márcia Conrado, presidente da Associação Municipalista de Pernambuco - AMUPE. “Importante para o município de Gravatá poder sediar eventos desse porte. A convite da presidente da AMUPE, Márcia Conrado, estou representando-a na abertura desse evento. Todos nós sabemos a riqueza cultural que há em nosso estado, os fazedores e fazedoras de cultura, o dia a dia de um povo tudo resulta na verdadeira cultura. São várias as expressões e daí a importância de uma conferência para que haja um debate amplo, construtivo e que resultados positivos fortaleçam a cultura em nosso estado. Contamos com a presença da governadora, Raquel Lyra, da vice-governadora, Priscila Krause, da secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, e demais autoridades, e uma representação muito expressiva dos vários municípios que estão participando da conferência. Tudo isso para que a cultura continue fortalecida, sendo apoiada e continue com protagonismo em nosso estado. Dessa forma vamos seguindo nosso trabalho, porque o compromisso é com as pessoas”. 


A governadora Raquel Lyra, que estava acompanhada da vice-governadora, Priscila Krause, exaltou Gravatá e a cultura pernambucana. “Gravatá é super bem localizada, facilita a vida de quem vem da região metropolitana e de quem vem do interior também, é natural muitos eventos acontecerem aqui e é muito bom abrir a 5ª Conferência Estadual de Cultura. Energia incrível, 84 municípios representados e eu tenho dito que é importante eleger os delegados que vão para a conferência nacional, mas é mais importante aqui para a gente fortalecer a nossa rede de fazedores de cultura de Pernambuco. O dever do Governo do Estado de Pernambuco, a nossa missão, eu e Priscila, é poder garantir a cultura das pessoas que fazem nosso estado sobreviver. E por isso a gente poder compreender que se trata de uma grande cadeia econômica que precisa de estímulo através de crédito, apoio, formação, censo, pesquisa, que a gente já começou a fazer desde sempre e agora a gente hoje incentivando uma ação como essa, a gente pode garantir, que onde houver cultura em Pernambuco, cada município do nosso estado vai estar”. 


Representando todos os artistas pernambucanos, estava J. Borges, famoso no mundo pela xilogravura e cordel que retratam a vida do povo nordestino. Marcaram presença também a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, Tiago Leão, representante do Ministério da Cultura, e os deputados estaduais, Joaquim Lyra e Joãozinho Tenório. 


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Grupamento de Bombeiros do 1º GB realizou Treinamento Integrado de Resgate em Gravatá

Postado em 29 de maio de 2024 Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde O Grupamento de Bombeiros do 1° GB organizou uma iniciativa importante, reunindo diversas entidades para uma aula teórica seguida de treinamento integrado e prático. A instrução de resgate em Áreas Inundadas e Sistema de Comando de Incidentes (SCI) aconteceu segunda-feira (27) no quartel dos bombeiros de Gravatá. Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde. Este treinamento é o primeiro passo para a realização de ações práticas que envolvem instituições da linha de frente em cenários de desastres, promovendo a cooperação e aprimoramento das técnicas de resgate e resposta a emergências. Reportagem: Mathilde Souza com colaboração da Defesa Civil Fotos: cortesia da Defesa Civil