Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Escrito por Ricardo Guerra “Compromisso com a Educação” é destaque na Folha de Pernambuco

Postado em 20 de novembro de 2023

Na coluna Opinião do Jornal Folha de Pernambuco, Jornalista ressaltou a história sobre os livros da sua mãe que foram doados para a biblioteca em Gravatá

Tudo começou no alpendre da casa-grande do Rancho da Serra, em Gravatá, quando a ideia da biblioteca foi concebida e era externada a estimada amiga Patrícia Monteiro. Queria doar os meus livros, a minha biblioteca e estabelecia condições. Depois, o múltiplo acadêmico e amigo Melchiades Montenegro. Em seguida, a querida irmã Nilza que além de ter o nome da minha mãe tem o acréscimo do sublime Maria. O advogado e estimado João Bosco chega logo após, abrindo caminho para a sua sogra, uma outra irmã Vânia, querida e também Maria que tomou para si, com extremo carinho, os cuidados com a foto da biblioteca.


Amigo de conversas com minha mãe nos terraços da casa da avenida Beberibe, às vésperas de sua partida para o Rio de Janeiro, adentra Reinaldo Von Sohsten. Contemporânea do curso de Jornalismo da Universidade Católica de PE e que tive a honra de ser seu diretor enquanto ela presidia o Instituto Antônio Camelo, este um ícone do jornalismo pernambucano, a grande amiga Leda Rivas que ainda contagiou a sua irmã Laudione; a minha terceira neta, Marcela, a quem chamo de minha Princesa; a afilhada de casamento, Duda Monte, filha de Patrícia que comprova que “filha de gato(a), gatinho(a) é”; o estimado casal Rosanna e Saulo Gorestein, amigos de mais de quatro décadas; por fim, Múcio Aguiar, jornalista, amigo e atual presidente da AIP - Associação da Imprensa de Pernambuco.

O que tem em comum todas estas pessoas citadas? Todas são comprometidas com a Educação. E por que? Porque são doadores de livros. São pessoas dotadas de uma sensibilidade um pouco maior com os jovens.


Todas fizeram doações de livros para a Biblioteca Nilza Holanda Guerra instalada na Escola Capitão José Primo, edificada na avenida Joaquim Didier, área central de Gravatá-PE. A biblioteca foi inaugurada em 17 de novembro de 2021 pelo atual prefeito Joselito Gomes. Com um detalhe, o prefeito autorizou que a biblioteca não está limitada ao corpo docente e discente do estabelecimento de ensino. É aberta a toda população do município e visitantes. Tanto a sede municipal quanto aos seus cinco distritos: Avencas, Russinha, São Severino, Mandacaru e Uruçu-Mirim.

Bimensalmente, continuamos a levar coleções, livros, boletins, publicações, tudo disponível ao nosso alcance para enriquecer a Biblioteca Nilza Holanda Guerra. Leitura é uma dinâmica. Cultura é abrangente. E ler é cultura. Além de que a juventude precisa ser abastecida e atualizada.

Por isso, eventualmente, caro leitor, caso você queira doar qualquer compêndio nos contate pelo e-mail indicado acima que vamos buscar um livro ou qualquer quantidade disponível para nos ajudar neste compromisso com a formação com a educação gravataense e pernambucana.


A propósito, neste espaço, desafio qual a biblioteca pública ou privada em Pernambuco que tenha uma obra maior do que a Biblioteca NHG tem de Clarice Lispector, considerada, atualmente, a maior escritora da língua portuguesa do mundo. Turismo e cultura judaica são, também, temas destacados na Biblioteca Nilza Holanda Guerra.


Confira a matéria “Compromisso com a Educação”

Por Ricardo Guerra
Jornal Folha de Pernambuco

Foto: Nilson Silva (SECOM - Prefeitura Municipal de Gravatá)

Comentários

  1. Querido Ricardo...saudade de você. Tenho alguns livros, poucos, e vou levá-los a Biblioteca. Moro pertinho. Na Rua João Pessoa. Livros que juntei durante uma vida doei há algum tempo ao nosso amigo Alberto Frederico. E depois a Biblioteca Publica Municipal. Os novos exemplares agora irão para a "sua" biblioteca.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.