Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Escrito por Ricardo Guerra “Compromisso com a Educação” é destaque na Folha de Pernambuco

Postado em 20 de novembro de 2023

Na coluna Opinião do Jornal Folha de Pernambuco, Jornalista ressaltou a história sobre os livros da sua mãe que foram doados para a biblioteca em Gravatá

Tudo começou no alpendre da casa-grande do Rancho da Serra, em Gravatá, quando a ideia da biblioteca foi concebida e era externada a estimada amiga Patrícia Monteiro. Queria doar os meus livros, a minha biblioteca e estabelecia condições. Depois, o múltiplo acadêmico e amigo Melchiades Montenegro. Em seguida, a querida irmã Nilza que além de ter o nome da minha mãe tem o acréscimo do sublime Maria. O advogado e estimado João Bosco chega logo após, abrindo caminho para a sua sogra, uma outra irmã Vânia, querida e também Maria que tomou para si, com extremo carinho, os cuidados com a foto da biblioteca.


Amigo de conversas com minha mãe nos terraços da casa da avenida Beberibe, às vésperas de sua partida para o Rio de Janeiro, adentra Reinaldo Von Sohsten. Contemporânea do curso de Jornalismo da Universidade Católica de PE e que tive a honra de ser seu diretor enquanto ela presidia o Instituto Antônio Camelo, este um ícone do jornalismo pernambucano, a grande amiga Leda Rivas que ainda contagiou a sua irmã Laudione; a minha terceira neta, Marcela, a quem chamo de minha Princesa; a afilhada de casamento, Duda Monte, filha de Patrícia que comprova que “filha de gato(a), gatinho(a) é”; o estimado casal Rosanna e Saulo Gorestein, amigos de mais de quatro décadas; por fim, Múcio Aguiar, jornalista, amigo e atual presidente da AIP - Associação da Imprensa de Pernambuco.

O que tem em comum todas estas pessoas citadas? Todas são comprometidas com a Educação. E por que? Porque são doadores de livros. São pessoas dotadas de uma sensibilidade um pouco maior com os jovens.


Todas fizeram doações de livros para a Biblioteca Nilza Holanda Guerra instalada na Escola Capitão José Primo, edificada na avenida Joaquim Didier, área central de Gravatá-PE. A biblioteca foi inaugurada em 17 de novembro de 2021 pelo atual prefeito Joselito Gomes. Com um detalhe, o prefeito autorizou que a biblioteca não está limitada ao corpo docente e discente do estabelecimento de ensino. É aberta a toda população do município e visitantes. Tanto a sede municipal quanto aos seus cinco distritos: Avencas, Russinha, São Severino, Mandacaru e Uruçu-Mirim.

Bimensalmente, continuamos a levar coleções, livros, boletins, publicações, tudo disponível ao nosso alcance para enriquecer a Biblioteca Nilza Holanda Guerra. Leitura é uma dinâmica. Cultura é abrangente. E ler é cultura. Além de que a juventude precisa ser abastecida e atualizada.

Por isso, eventualmente, caro leitor, caso você queira doar qualquer compêndio nos contate pelo e-mail indicado acima que vamos buscar um livro ou qualquer quantidade disponível para nos ajudar neste compromisso com a formação com a educação gravataense e pernambucana.


A propósito, neste espaço, desafio qual a biblioteca pública ou privada em Pernambuco que tenha uma obra maior do que a Biblioteca NHG tem de Clarice Lispector, considerada, atualmente, a maior escritora da língua portuguesa do mundo. Turismo e cultura judaica são, também, temas destacados na Biblioteca Nilza Holanda Guerra.


Confira a matéria “Compromisso com a Educação”

Por Ricardo Guerra
Jornal Folha de Pernambuco

Foto: Nilson Silva (SECOM - Prefeitura Municipal de Gravatá)

Comentários

  1. Querido Ricardo...saudade de você. Tenho alguns livros, poucos, e vou levá-los a Biblioteca. Moro pertinho. Na Rua João Pessoa. Livros que juntei durante uma vida doei há algum tempo ao nosso amigo Alberto Frederico. E depois a Biblioteca Publica Municipal. Os novos exemplares agora irão para a "sua" biblioteca.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá