Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Coluna do Rod Silva: NOVEMBRO: QUANDO O BRASIL É MAIS AFRICANO

Postado em 06 de novembro de 2023

Moço! Não se esqueça que o negro também construiu, as riquezas do nosso Brasil

Somos um país de mais de 200 milhões de habitantes, onde a sua maioria é preta. Somos uma mistura de culturas, crenças, cores, sabores e ritmos. Somos o país da feijoada, do Maracatu, do Tambor de Crioula, da Ciranda, do Samba, do Candomblé, da Umbanda e de todos os tambores. Somos o país da miscigenação. “Nesse país, todo mundo bate tambor...”


Novembro é o mês da Consciência Negra, tendo o dia 20, a data magma das comemorações, em alusão ao dia da morte de Zumbi, em 1695. No Rio de Janeiro é decretado feriado, mas bem que deveria ser feriado nacional.

A contribuição dos Povos Originários vindos da África para a construção da História do Brasil, nos remota à ancestralidade e, portanto, às nossas verdadeiras origens. Com a chegada dos escravizados ao Brasil, muita cultura também aportou em nossas terras, pois eles trouxeram na Calunga (navio negreiro), a arte negra, o som dos tambores e sua religiosidade.  


Todos nós, os brasileiros, devemos muito da nossa existência enquanto povo e cultura, aos nossos ancestrais africanos e em respeito à essa ancestralidade, devemos sempre enfatizar e promover e perpetuar o que nos deixaram. O Brasil é filho da Mãe África. Ou melhor, Mama África! 

“Quem me pariu, foi o ventre de um navio. Quem me invadiu, foi o vento no vazio. No fundo escuro de um porão, vou baixar no seu terreiro...”


Além da arte e da cultura, os escravizados trouxeram com eles e aqui plantaram o anseio por liberdade, o qual perdura e se propaga nos dias de hoje; principalmente na luta contra o preconceito e veementemente contra o racismo. 

Os nossos irmãos Afrodescendentes precisam sempre ser firmados, exaltados e respeitados como um dos alicerces fundamentais dessa enorme pirâmide chamada Brasil. Isso se chama consciência. A consciência negra de todos nós. Axé!

“... Moço! Não se esqueça que o negro também construiu, as riquezas do nosso Brasil...”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

Sala de Recursos Multifuncionais na Escola Adalgisa Gonçalves Soares da Silva é revitalizada

Postado em 05/06/22   Espaço é importante no acompanhamento dos estudantes que precisam de atendimento especializado para desenvolver a aprendizagem A Escola Municipal Adalgisa Gonçalves Soares da Silva, no bairro Cruzeiro, ganhou uma Sala de Recursos Multifuncionais totalmente renovada nesa última sexta feira 03. O espaço já existia na escola, porém não era bem equipado. Agora o local conta com brinquedos educativos, mesas, cadeiras, armários, computador, impressora e ar condicionado, tudo pensando no conforto dos funcionários e das 38 crianças que são atendidas pelo serviço nesta instituição. O trabalho da Sala de Recursos Multifuncionais acontece no contraturno em que o aluno estuda, ou seja, se ele é matriculado no horário da manhã, vai realizar a atividade na sala no turno da tarde, e vice-versa. O atendimento acontece uma vez por semana ou de acordo com a necessidade da criança e o objetivo que pretende desenvolver com ela. A pr...