Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Coluna do Rod Silva: NOVEMBRO: QUANDO O BRASIL É MAIS AFRICANO

Postado em 06 de novembro de 2023

Moço! Não se esqueça que o negro também construiu, as riquezas do nosso Brasil

Somos um país de mais de 200 milhões de habitantes, onde a sua maioria é preta. Somos uma mistura de culturas, crenças, cores, sabores e ritmos. Somos o país da feijoada, do Maracatu, do Tambor de Crioula, da Ciranda, do Samba, do Candomblé, da Umbanda e de todos os tambores. Somos o país da miscigenação. “Nesse país, todo mundo bate tambor...”


Novembro é o mês da Consciência Negra, tendo o dia 20, a data magma das comemorações, em alusão ao dia da morte de Zumbi, em 1695. No Rio de Janeiro é decretado feriado, mas bem que deveria ser feriado nacional.

A contribuição dos Povos Originários vindos da África para a construção da História do Brasil, nos remota à ancestralidade e, portanto, às nossas verdadeiras origens. Com a chegada dos escravizados ao Brasil, muita cultura também aportou em nossas terras, pois eles trouxeram na Calunga (navio negreiro), a arte negra, o som dos tambores e sua religiosidade.  


Todos nós, os brasileiros, devemos muito da nossa existência enquanto povo e cultura, aos nossos ancestrais africanos e em respeito à essa ancestralidade, devemos sempre enfatizar e promover e perpetuar o que nos deixaram. O Brasil é filho da Mãe África. Ou melhor, Mama África! 

“Quem me pariu, foi o ventre de um navio. Quem me invadiu, foi o vento no vazio. No fundo escuro de um porão, vou baixar no seu terreiro...”


Além da arte e da cultura, os escravizados trouxeram com eles e aqui plantaram o anseio por liberdade, o qual perdura e se propaga nos dias de hoje; principalmente na luta contra o preconceito e veementemente contra o racismo. 

Os nossos irmãos Afrodescendentes precisam sempre ser firmados, exaltados e respeitados como um dos alicerces fundamentais dessa enorme pirâmide chamada Brasil. Isso se chama consciência. A consciência negra de todos nós. Axé!

“... Moço! Não se esqueça que o negro também construiu, as riquezas do nosso Brasil...”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...