Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Alepe encerra Jornada com debate sobre racismo nas instituições políticas e públicas

Postado em 09 de novembro de 2023

Evento terá apresentações artísticas e homenagem (in memoriam) à coordenadora do Movimento Negro Unificado, Marta Almeida. Inscrições são gratuitas e ainda estão abertas pelo Sympla

A Assembleia Legislativa de Pernambuco encerra as atividades da 1ª Jornada Alepe Antirracista nesta sexta-feira (10) com palestras de especialistas, apresentações artísticas e uma homenagem (in memoriam) à ex-militante histórica do movimento negro pernambucano, que faleceu em setembro deste ano, Marta Almeida. 


Um dos temas deste último dia de jornada será a “A importância do combate ao racismo nas instituições políticas e públicas”, palestra que será proferida pela doutora, professora da Faculdade de Direito e pesquisadora em raça, gênero e direitos humanos, Ciani Sueli das Neves.

Para Ciani Sueli, ainda são pequenos os avanços no combate ao racismo institucional, definido como práticas discriminatórias às pessoas em razão de sua condição racial, cor, origem ou religião. Mas uma das conquistas no âmbito das instituições públicas que devem ser ressaltadas, segundo a pesquisadora, é a política de cotas para pessoas negras nas universidades e concursos públicos.


“É uma das principais provas de sucesso de políticas de enfrentamento ao racismo. É importante citar também o programa de saúde da população negra, que foi capaz de mapear diversas doenças prevalentes, e assim viabilizar métodos de tratamento e prevenção. Fatos assim têm permitido uma democratização das instituições públicas”, ressalta.

Ciani das Neves acredita que iniciativas como a Jornada Alepe Antirracista contribuem para pautar o debate no ambiente institucional e provocam reações que “quebram o silêncio em torno do tema”. Ela acredita que o evento possa ajudar a ampliar o diálogo entre diversos sujeitos e a influenciar na proposição de projetos de lei voltados para a questão do racismo.


Na programação do encerramento, previsto para iniciar às 9 horas, no auditório Sérgio Guerra, na Alepe, estão as apresentações de artistas como o cantor e compositor Valdi Afonjah, da cineasta e poeta Iyadirê Zidanes e do grupo de balé de cultura negra do Recife, Bacnaré. O evento é gratuito e as palestras geram certificados aos participantes. As inscrições ainda estão abertas pelo Sympla. Programação completa da Jornada no site da Alepe (www.alepe.pe.gov.br)

Fotos: Paulo Pedrosa

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Grupamento de Bombeiros do 1º GB realizou Treinamento Integrado de Resgate em Gravatá

Postado em 29 de maio de 2024 Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde O Grupamento de Bombeiros do 1° GB organizou uma iniciativa importante, reunindo diversas entidades para uma aula teórica seguida de treinamento integrado e prático. A instrução de resgate em Áreas Inundadas e Sistema de Comando de Incidentes (SCI) aconteceu segunda-feira (27) no quartel dos bombeiros de Gravatá. Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde. Este treinamento é o primeiro passo para a realização de ações práticas que envolvem instituições da linha de frente em cenários de desastres, promovendo a cooperação e aprimoramento das técnicas de resgate e resposta a emergências. Reportagem: Mathilde Souza com colaboração da Defesa Civil Fotos: cortesia da Defesa Civil