Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Alepe Cuida leva serviços gratuitos de saúde e cidadania aos municípios

Postado em 24 de novembro de 2023

Programa tem como foco a prevenção à saúde, estímulo ao autocuidado, bem-estar e a promoção de responsabilidade social

Após a campanha “Juntos nos Cuidamos”, que marcou o Outubro Rosa e o Novembro Azul com atendimento gratuito de 3 mil pessoas na própria sede da Alepe, no Recife, a Assembleia Legislativa de Pernambuco lança na próxima terça-feira (28) o Programa Alepe Cuida. A iniciativa visa levar serviços de saúde, bem-estar e cidadania para as cidades do interior do estado e Região Metropolitana. O primeiro município beneficiado será Ipojuca. Serão dois dias de atendimento (28 e 29/11), das 8h às 16h, na Escola Estadual Domingos Albuquerque, no centro da cidade.

   
Até o final do ano o programa passará pelas cidades de Carpina ( 06 e 07/12) e Vitória de Santo Antão (12 e 13/12). O Alepe Cuida terá continuidade em 2024, com a inclusão de novos municípios. Serão ofertados ao público consultas médicas e odontológicas, exames de prevenção como mamografia, ultrassonografia, citologia, exames laboratoriais (sangue e PSA, entre outros), aplicação de vacinas, distribuição de preservativos masculinos e femininos. 

Também haverá emissão de carteira de identidade, realização de exames de DNA e emissão de registros de nascimentos, além de orientação sobre trânsito seguro e doação de sangue. Agendamentos e informações adicionais podem ser solicitados pela central de atendimento da Alepe por meio dos telefones: (81) 3183.2424 e (81) 3183.2026 


Junto com os serviços médicos, a Casa Joaquim Nabuco vai ensinar de maneira lúdica o que faz um deputado estadual, dentro e fora do Poder Legislativo, com distribuição de folders educativos e palestras com consultores da Alepe. 


Iniciativa O Alepe Cuida é coordenado pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe (SSMO). O programa tem parceria com o Governo do Estado, (Detran-PE, SDS, Hemope), Governos Municipais, Defensoria Pública, Fecomércio (Sesc, Senac), Fundação Altino Ventura (FAV) e a Fundação Alcides Teixeira. 

De acordo com o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), o programa foi pensado para atender aos pernambucanos. Ele ressaltou que a ideia surgiu após a campanha do Outubro Rosa e Novembro Azul, que identificou uma demanda acima do esperado. 


“A grande procura pelos serviços de saúde ofertados pela Alepe nos projetos executados pela Superintendência de Saúde indica que a Casa acerta ao disponibilizar atendimento médico à população. Agora, com o Alepe Cuida estamos ampliando as ações, levando os serviços para o interior do Estado”, afirmou. 

Segundo Porto, a iniciativa reforça o compromisso da Casa em assegurar saúde não só aos servidores, mas também prestar serviço de qualidade à sociedade. “Com o fundamental apoio de parceiros importantes, assumimos esta empreitada que vai levar informações, atendimento médico e exames a quem precisa. A Casa permanece mobilizada para estimular a prevenção e autocuidado, promovendo saúde e bem-estar”, completou.


O primeiro secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade), reforçou que o sucesso da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul demonstrou que a Alepe deve mesmo expandir os serviços para os pernambucanos. 

“O programa Alepe Cuida vem como uma continuidade do trabalho que estamos executando na Casa, dando andamento aos serviços médicos e levando bem-estar para a população do interior do estado. Inicialmente, cinco cidades serão contempladas, mas isso será apenas o começo. Seguiremos assegurando um atendimento de qualidade nos serviços de saúde para todos os pernambucanos”, enfatizou. 


Serviço:


Alepe Cuida

Ipojuca - (28 e 29/11) 
Escola Estadual Domingos Albuquerque, Rua João Pessoa, S/N, Centro.
Horário: 8h às 16 horas

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Grupamento de Bombeiros do 1º GB realizou Treinamento Integrado de Resgate em Gravatá

Postado em 29 de maio de 2024 Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde O Grupamento de Bombeiros do 1° GB organizou uma iniciativa importante, reunindo diversas entidades para uma aula teórica seguida de treinamento integrado e prático. A instrução de resgate em Áreas Inundadas e Sistema de Comando de Incidentes (SCI) aconteceu segunda-feira (27) no quartel dos bombeiros de Gravatá. Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde. Este treinamento é o primeiro passo para a realização de ações práticas que envolvem instituições da linha de frente em cenários de desastres, promovendo a cooperação e aprimoramento das técnicas de resgate e resposta a emergências. Reportagem: Mathilde Souza com colaboração da Defesa Civil Fotos: cortesia da Defesa Civil