Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Saúde: Posto 1 realiza mutirão de especialidades e ação é aprovada pelos usuários do SUS de Gravatá

Postado em 28 de outubro de 2023

Mais de dez serviços foram ofertados no sábado, dia escolhido para atender aqueles que não têm disponibilidade para cuidar da saúde nos dias úteis

O Dia do Servidor Público, comemorado neste sábado, 28 de outubro, foi mais um momento especial para servir à população de Gravatá, com a realização do Primeiro Mutirão de Especialidades Clínicas no Centro Especializado de Gravatá – Posto 1. 

 
A iniciativa da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, proporcionou a oportunidade para o atendimento de mais de dez serviços essenciais, foram eles: ultrassonografia de mama e endovaginal, odontologia, pareceres cardiológicos pré-operatórios, neurologia, neuropediatria, dispensação de medicamentos, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, atualização de cartão de vacina, citologia, consulta de enfermagem e aferição de sinais vitais. 

Este evento foi projetado para os usuários que não possuem disponibilidade para cuidar da própria saúde ou mesmo de acompanhar familiares com agendamentos em dias úteis. A partir disso, foi pensado naquelas especialidades que possuem índices de marcação. 


Williane Joice, cabeleireira, achou a ação louvável. “Eu já estava na fila de espera na Regulação e ligaram para mim semana passada para fazer a marcação da minha endovaginal e abdômen total. E também vi pelas redes sociais da prefeitura que teve divulgação para todos e aqui em Gravatá a gente estava precisando muito disso, não só para mim, mas para outras pessoas que não tem condições de fazer exames, neuropediatra, que é muito importante para as crianças e foi uma ação muito importante e na hora certa para muita gente. Fiquei muito feliz, não só por mim, mas por muita gente estar podendo fazer o exame que tanto esperava”. 


Luiz Gomes Oliveira, soldador, agradeceu o compromisso da gestão municipal com a saúde de Gravatá. “Fiquei sabendo dessa ação através da propaganda dos carros de som e das Agentes de Saúde que passaram lá em casa avisando, daí eu e minha esposa nos preparamos para vir hoje. Eu vim fazer serviço dentário e é perfeito isso. A prefeitura continuar nesse ritmo vai muito bem. Realmente aqui em Gravatá não chegou um prefeito em um nível desse para trabalhar como esse está fazendo. Esse é o primeiro, Ele é um excelente prefeito e está se preocupando muito com a saúde do povo, com as ruas, a limpeza, com tudo. Se alguns do passado fossem igual a esse, Gravatá era outra, muito melhor. Agradeço ao prefeito e a todos os envolvidos nesse projeto de ajudar a população carente”. 


Bruna Michele, dona de casa, estava acompanhando uma pessoa e também ficou agradecida pelo mutirão. “Vim trazer minha família para consulta com neuro, porque ela tem problema de ansiedade, depressão e foi encaminhada do posto da área da gente. Está sendo ótimo o atendimento, tenho que agradecer porque faz muito tempo que a gente procura um atendimento desse, nas unidades de Gravatá e não teve, e hoje a gente está tendo esse privilégio de ter todo tipo de consulta. Ela vai passar pelo neuro, vai fazer ultrassom, porque ela descobriu a pouco tempo que estava gestante e não tinha feito a primeira ultrassom. Só tenho que parabenizar o prefeito e o secretário de Saúde, Anderson, pelo seu trabalho e a todos vocês”.


Patrícia Ramos, coordenadora do posto 1, detalhou a ação. “A Secretaria de Saúde mobilizou esse dia para que pudesse ser atendida a maior quantidade de pessoas. Hoje estão previstos mais de 400 atendimentos nesse mutirão, entre cardiologista, neurologista, clínico geral, ultrassom, encaminhamento para outros exames também, vacinação, odontologia, então foram muitas especialidades contempladas para o dia de hoje. A saúde é um dos principais compromissos da gestão do prefeito Joselito, com o secretário Anderson, então essa será uma iniciativa que é a primeira de muitas, se Deus quiser, para que a gente possa atender a maior quantidade de pessoas”. 


Anderson Oliveira, Secretário de Saúde de Gravatá, esteve no Posto 1 para orientar, “hoje, Dia do Servidor Público, estamos aqui fazendo o que mais sabemos fazer: cuidando do nosso povo, cumprindo essa missão. Está sendo um dia fantástico, motivador também para gente como servidor, mas ficamos felizes de saber que temos centenas de usuários hoje sendo atendidos por diversos especialistas. É uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, cumprindo um pedido do nosso prefeito Joselito que é continuar cuidando do nosso povo”. 


Estavam presentes também a secretária executiva de Saúde, Viviany Cavalcanti, e a coordenadora de Vigilância em Saúde de Gravatá, Tácila Saborido. O diretor médico da UPA de Gravatá, André Ricardo, proporcionou o “Momento sem Receita”, levando louvores e mensagens de fé para os usuários que participaram do mutirão deste sábado (28). 


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá