Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Prefeitura de Gravatá promete Natal de 30 dias e cheio de novidades

Postado em 27 de outubro de 2023

Este ano, serão quatro pólos com apresentações culturais e 15 de decoração, além do Expresso Natalino e Vila Natalina da Assistência Social

A magia do ciclo natalino vai tomar conta de Gravatá entre os dias 25 de novembro e 25 de dezembro. O lançamento da segunda edição do Natal de Gravatá 2023 – A Caminho do Amor aconteceu na quinta (26) em dois momentos: uma coletiva de imprensa pela manhã, na Casa Mendez, em Recife, e outra à tarde, no Hotel Porto da Serra, para os comunicadores locais e sociedade gravataense.


Evento tradicional do calendário turístico de Pernambuco, responsável por lotar os hotéis e residências da região e cidades vizinhas, a temporada natalina chega com a expectativa de atrair cerca de 250 mil pessoas a Gravatá e gerar uma movimentação financeira estimada em R$150 milhões. 

Como forma de valorizar os talentos locais, são mobilizados 500 profissionais da cidade, entre dançarinos, atores, músicos, produtores e técnicos.

Serão 30 dias de atividades culturais gratuitas e um detalhe: a decoração natalina será retirada apenas na segunda semana de janeiro, após o Dia de Reis. Entre os pontos que serão especialmente enfeitados bem ao clima natalino, estão: Polo Moveleiro, Ponte do Comércio, Praça Aarão Lins de Andrade, Praça Justino Carreiro de Miranda (Praça Matriz), Memorial de Gravatá, Praça Rodolfo de Morais, Praça Pedro Joaquim de Souza (Praça Dez) e a Estação Ferroviária.


O pontapé será dado no Tardes no Polo, que em novembro será preenchido por toda a magia, luzes, música e dança do Natal de Gravatá 2023, com realização de uma mini parada natalina, envolvendo integrantes de 12 escolas de dança da região.

O corredor da Rua Duarte Coelho ganhará um túnel iluminado de 400 metros, que, aliado à decoração das lojas do Polo Moveleiro, vão deixar a via ainda mais charmosa. Das 16h às 22h, no dia 25, a região será exclusiva de pedestres, que vão poder tirar fotos com o Papai Noel e curtir apresentações em três mini palcos, além, claro, de conferir a boa gastronomia, o artesanato, moda e móveis disponíveis. Até a bonequinha da sorte, símbolo da cidade, vai entrar no clima e ganhar uma versão Mamãe Noel para a temporada.

O Natal de Gravatá 2023 vai muito além do principal cartão-postal local. Quatro polos de apresentações culturais serão montados, além de 15 pólos de decoração natalina. O Palco “É Natal”, em frente à Prefeitura Municipal, abrigará apresentações de corais, enquanto o Pátio de Eventos, coração dos grandes eventos de rua da cidade, receberá a arena para os espetáculos de ballet aéreo, que são o diferencial da programação e vão ocorrer de 21 a 25 de dezembro. Só no espetáculo aéreo, nada menos que 110 bailarinos e atores participam.


O Desfile Natalino – “Em Busca da Estrela de Natal” envolverá um time de 200 dançarinos, atores e músicos. Eles vão percorrer toda a Rua Cleto Campelo, até chegar à sede municipal, que será inteiramente decorada. Serão realizados quatro desfiles, nos dias 8, 9, 15 e 16 de dezembro.

Entre as novidades deste ano, o Expresso Natalino, jardineira decorada especialmente para circular pela cidade, passando pelos principais pontos turísticos, é uma das que promete chamar mais atenção. O ponto de partida será o Centro de Informações Turísticas (CIT), localizado na via local da BR 232, com roteiros e horários a serem divulgados.


Outro destaque é a Vila Natalina da Assistência Social, a ser montada pela Secretaria de Assistência Social e Juventude, na Avenida Joaquim Didier. Nela, serão montados os pinheiros do “Concurso de Pinheiros Natalinos”, a serem adotados por empresas ou pessoas físicas interessadas em deixar a sua marca na festa, criando a árvore de Natal mais bonita. O concurso será anunciado em breve por meio de edital e a seleção será por meio de voto popular.

A Vila Natalina contará ainda com a Casa do Papai Noel, apresentações culturais, atividades de recreação para a garotada na Kombiteca e degustação de pratos preparados na Cozinha Comunitária, a partir do reaproveitamento de alimentos.


Todas as atividades da programação são abertas ao público e contemplam adultos e crianças. Durante os desfiles natalinos, o Memorial de Gravatá abrigará um camarote de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com deficiências ou dificuldades de locomoção. Confira, abaixo, a programação completa do Natal de Gravatá 2023 – “A Caminho do Amor”.


A deputada federal, Maria Arraes esteve presente no lançamento do ciclo natalino de Gravatá. Ela destacou o empenho da gestão gravataense em oferecer uma festa natalina especial para todos. “Primeiro gostaria de agradecer o prefeito, a primeira-dama pelo convite, para estar aqui presenciando esse momento que apresenta o Natal para toda população de Gravatá. A gente sabe da importância desse evento, não só para a economia, mas para o povo da região, que se sente representado e ver aquele sonho sendo realizado através desse espetáculo tão bonito, apresentações tão bonitas, tenho certeza que eu vou estar aqui e estou ansiosa para ver tudo isso de perto, como foi planejado com muito carinho pela gestão”. 


Marllon Lima, secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, detalha as novidades deste ano. “Está sendo possível realizar o Natal de Gravatá por causa das parcerias com os empresários locais, com os grupos de dança, com o pessoal do teatro, das escolas de música, então um grande esforço foi feito para que de fato esse Natal pudesse acontecer. Mesmo com a crise financeira, o prefeito é muito sensível à questão do turismo, da cultura, então isso nos ajuda tendo essa retaguarda por parte dele. A gente espera que esse Natal seja o Natal da história de Gravatá, uma programação diversa, resgatando várias coisas que deram certo e trazendo as coisas novas que também vem gerando frutos, como o Tardes no Polo, quando vai ser a grande abertura do Natal de Gravatá, dia 25 de novembro, dias 01 2 02 estamos trazendo o polo que funcionava em frente à prefeitura, iremos resgatar o desfile natalino, a gente agradece os grupos de dança que estavam empenhados e de 21 a 25 o ballet aéreo, com o espetáculo ‘Sob a luz da lua’, que é o carro-chefe. A gente vai escolher o protagonista este ano, teremos o concurso de pinheiros natalinos, a Vila da Assistência Social, o Expresso Natalino. Esse Natal de Gravatá é um mix e esse tem tudo para ser o melhor Natal da nossa história”.  


Joselito Gomes está ansioso pelo início do ciclo natalino em Gravatá e agradece a parceria das empresas, junto à gestão municipal, na realização de uma festa especial em 2023. “Precisamos sempre nos dar as mãos, de parcerias e quando esse caminho é construído através de várias mãos o resultado positivo aparece, pois é positivo para todos e para o município. Natal, como sabemos, é um tempo que contagia a humanidade e em Gravatá de um modo especial. Temos um evento já consolidado e você precisa conferir e fazer parte, junto com sua família, pessoas amigas, vem para cá, venha para Gravatá participar conosco A Caminho do Amor, Sob a Luz da Lua. E que o novo de Deus possa ajudar você a iniciar um novo ano com mais fé, esperança, vida e principalmente que cada pessoa possa fazer sua parte para que tenhamos um mundo bem melhor. Natal de Gravatá é compromisso com as pessoas”. 

Para realizar esta festa grandiosa, o município já conta com o apoio da EIP Serviços de Iluminação, Condomínio Fazenda Estrela da Serra, Supermercados Santana, Supermercado Pai&Filho, Fabrik Design, da Associação Comercial e Empresarial de Gravatá (Aciag), Casa Mendez, Porto da Serra Hotel e mais parcerias estão sendo fechadas. 


PROGRAMAÇÃ

TARDES NO POLO (Polo Moveleiro) – 16h
25/11 - Abertura do Natal de Gravatá – Edição Especial do “Tardes no Polo”


PALCO É NATAL (Prefeitura Municipal) – 19h30
01 e 02 de dezembro – Apresentações de corais, música, teatro e dança.

DESFILE NATALINO: “EM BUSCA DA ESTRELA DE NATAL” - 19h30
08 e 09 / 15 e 16 de dezembro - Desfile Natalino “Em busca da Estrela de Natal”

ESPETÁCULO DE BALLET AÉREO – 19h30 
20 de dezembro - Espetáculo “Sob a Luz da Lua” (ensaio geral)
21 a 25 de dezembro - Espetáculo “Sob a Luz da Lua” 


VILA NATALINA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – 01 e 02 / 08 e 09 / 15 e 16 / 21, 22, 23, 24 e 25 – 18h
 Casa do Papai Noel
 Apresentação dos Pinheiros Decorados Participantes do Concurso Apresentação da Academia de Música Professor Maestro João Netto
Recreação com o Programa Criança Feliz Oficinas de Leitura na Kombiteca
Degustação de Preparações da Cozinha Comunitária



Reportagem: Ana Paula Figueirêdo (SECOM) e Janaína Lima (SECTURCEL)
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Grupamento de Bombeiros do 1º GB realizou Treinamento Integrado de Resgate em Gravatá

Postado em 29 de maio de 2024 Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde O Grupamento de Bombeiros do 1° GB organizou uma iniciativa importante, reunindo diversas entidades para uma aula teórica seguida de treinamento integrado e prático. A instrução de resgate em Áreas Inundadas e Sistema de Comando de Incidentes (SCI) aconteceu segunda-feira (27) no quartel dos bombeiros de Gravatá. Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde. Este treinamento é o primeiro passo para a realização de ações práticas que envolvem instituições da linha de frente em cenários de desastres, promovendo a cooperação e aprimoramento das técnicas de resgate e resposta a emergências. Reportagem: Mathilde Souza com colaboração da Defesa Civil Fotos: cortesia da Defesa Civil